Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só confirmar o e-mail enviado para você e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Itu

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Itu
Não sabe o que fazer em Itu? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Itu
Onde Ficar em Itu
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Itu. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Itu
Onde Comer em Itu
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Itu. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Itu
Utilidades e Emergências em Itu
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Itu. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Itu

Foto:Silvana Carvalho

CONHEÇA ITU

A cidade de Itu tem uma população estimada de 163.882 (IBGE/2013) e possui área de aproximadamente 640 km². Com setores industrial e comercial amplamente desenvolvidos e fundamentais para a economia local, Itu se destaca também como Estância Turística e atrai visitantes durante o ano todo, seja por sua fama de Terra dos Exageros (dada pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício), seja por seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico.

Dados

DDD: (11)

Área: 642 Km²

Altitude: 583m

CEP: 133000-000

Clima: Tropical

Bioma: Mata Atlântica

Relevo: Situa-se entre o planalto cristalino e o sedimentar. Possui vestígios de cidade arqueozóica. Relevo de colina suave e nas regiões limítrofes algumas altitudes. Banhada pelo Rio Tietê e alguns outros de menor extensão como o Itaim Mirim, Itaim Guaçu e Braiaiá.

Distâncias de outras cidades :

Salto: 08 km

Porto Feliz: 20 km

Sorocaba: 39 km

Campinas: 47 km

Jundiaí: 49 km

São Paulo: 101 km

História

A construção de uma capela, em 1610, onde hoje se encontra a Igreja do Bom Jesus, foi o grande marco de fundação de Itu. Na época, o bandeirante Domingos Fernandes, juntamente com seu genro, Cristóvão Diniz, ergueu o local para devoção a Nossa Senhora da Candelária, que mais tarde se tornaria Padroeira do município.

A Vila de Itu foi elevada à categoria de cidade em fevereiro de 1842 e, no mesmo ano, participou ativamente da revolução liberal que eclodiu em várias partes do país, organizando uma força de 300 homens, junto à tropa de Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

A participação de Itu na política Nacional teve também grande destaque na Magna Convenção do Partido Republicano em 1873, nela realizada. O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial. Também teve destaque no ciclo do café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.

A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica. Em 1869, instalou-se a primeira fábrica de tecidos de algodão, sendo a primeira movida a vapor da Província de São Paulo. Mas foi só a partir de 1950, que várias fábricas começaram a se instalar na cidade.

Feriados Municipais

02 de Fevereiro (Aniversário da Cidade)

20 de Novembro (Dia da Consciência Negra)

A cidade dos superlativos

Apesar de ser um município relativamente pequeno e com baixa densidade populacional, a cidade Itu é famosa no estado de São Paulo por conta de lá tudo ser supostamente exagerado, como o orelhão e o semáforo gigantes que ficam na praça Padre Miguel, encravada na parte central da cidade, talvez o principal ponto turístico e referência de Itu.

Um comediante foi o responsável direto por esse exagero todo: o ituano Francisco Flaviano de Almeida, mais conhecido como Simplício. Formado no circo, Simplício fez parte de uma trupe itinerante e acabou por conhecer o ator Manuel da Nóbrega, nos anos 60. Participou de diversos programas  em emissoras na capital paulista, como o antológico “Praça da Alegria”, pioneiro no humor televisivo no Brasil, exibido na TV Tupi. Simplício interpretava um personagem caricato, e seu mote era que tudo o que vinha de Itu era descomunal e exagerado. O humorista caiu nas graças do público, e a cidade de tabela ganhou a fama e adotou-a como seu mote turístico.

Passeios para a família

Um lugar bastante interessante pra ser visitado hoje em Itu é o Parque do Varvito (uma espécie de rocha), um monumento geológico tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Construído onde no passado funcionava a Pedreira Itu, de onde eram extraídas lajes utilizadas para pavimentação de edifícios e calçadas da cidade, desde pelo menos o começo do século 18.

No centro histórico da cidade, dê uma passada pela praça da Independência, cercada por sobrados e casarões antigos de grande valor histórico-arquitetônico, com destaque para a fonte que recebeu um projeto de iluminação especial. A já citada praça São Miguel, com seu orelhão, semáforo e lojas com artigos tamanho família, é parada obrigatória.

Outro ponto turístico interessante é a Chácara do Rosário, localizada há apenas 1,5 km da cidade, por conta de sua arquitetura típica bandeirante que mantém via a memória da época em que foi uma das maiores produtoras de açúcar da província. A região também possui inúmeras fazendas e pesqueiros, lugares para espairecer e relaxar nos finais de semana.

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” em Refúgios em Itu.

 

Fonte: itu.sp.gov.br/saopaulo.sp.gov.br
Créditos Imagem: Silvana Carvalho

Sugestões Para Conhecer em Itu

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos, hotéis e restaurantes. Faça Agora o seu Roteiro... Programe-se!

Fazenda das Pedras em Itu

Fazenda das Pedras em Itu

A Fazenda das Pedras contém chalés, cabanas, áreas para camping, apartamentos, piscinas com toboágua, playground e restaurantes, com toda a beleza da natureza e uma vista panôramica de Itu. 

Conhecer
Tonilu Café e Restaurante Itu

Tonilu Café e Restaurante Itu

Uma das mais tradicionais casas da região.

Conhecer
Tonilu Café e Restaurante Itu

Tonilu Café e Restaurante Itu

Uma das mais tradicionais casas da região.

Conhecer

Otimize Sua Experiência No Refúgios

Nosso objetivo é que você encontre ONDE COMER, ONDE FICAR e ONDE CONHECER em poucos cliques e em um único site.

Você poderá conhecer a cidade e seus principais Refúgios. Ex: Clique Aqui

Se for visitar uma cidade e desejar conhecer as cidades vizinhas, você pode escolher seus lugares por região, após escolher mostraremos os lugares por categorias. Confira o exemplo

Após criar um login e senha, você poderá marcar seus lugares favoritos que deseja visitar e acessar sempre que desejar.

E olha que incrível! Você poderá criar seu Roteiro de Viagem e selecionar os lugares que pretende visitar com o carrinho. Crie seu Roteiro Agora!

Após realizar sua viagem você poderá fazer upload de suas fotos preferidas, comentar o que achou de cada lugar e dar sua nota. E o melhor, você poderá indicar o roteiro que você fez para seus amigos e ainda, compartilhar sua experiência nas redes sociais. Confira como está ficando o meu Roteiro Gastronômico.

DESEJAMOS UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA E BOA VIAGEM!

Copyrights © 2020 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 94543-2136 ·