Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Socorro - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Socorro
Não sabe o que fazer em Socorro? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Socorro
Onde Ficar em Socorro
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Socorro. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Socorro
Onde Comer em Socorro
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Socorro. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Socorro
Utilidades e Emergências em Socorro
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Socorro. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Socorro

Foto: Soulpics Photography



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Ei, você já ouviu falar de Socorro? Essa cidade do interior de São Paulo é um verdadeiro paraíso para quem gosta de viajar e turistar! Se você está se perguntando o que fazer em Socorro, não se preocupe, nossa equipe está aqui para te contar tudo! Prepare-se para descobrir belas paisagens, aventurar-se em atividades radicais e relaxar em meio à natureza exuberante.

Quer saber mais tudinho sobre a cidade de Socorro? Então, vem comigo que eu te conto todos os segredos dessa cidade incrível! Deixei logo abaixo um guia completo pra você explorar toda a região, é só continuar lendo!

A Estância de Socorro está localizada no interior de São Paulo, junto à Serra da Mantiqueira, um verdadeiro paraíso que eu e a nossa equipe tivemos a oportunidade de conhecer, e afirmamos, vale muito a pena o passeio!

Socorro foi mais uma das cidades do interior paulista que descobriu no esporte de aventura a oportunidade de mostrar ao turista brasileiro a sua beleza natural. Ou seja, se você for um turista aventureiro e radical, Socorro pode ser a sua próxima viagem! Porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista, a cidade é banhada pelo Rio do Peixe, onde são praticados rafting, acqua-ride, bóia-cross e canoagem. Além desses esportes, o relevo permite ainda a prática do vôo livre, mountain bike, moto cross, off-road, canyoning, cascading, rapel, trekking e outros.

Para os menos aventureiros, Socorro reserva parques, águas medicinais, pescaria e atrações culturais e a feira da malhas, que representa a tradicional indústria com mais de 400 malharias. Dá pra se aventurar e relaxar, tem espaço pra todos os gostos. O clima ameno, o ar puro e a beleza natural deram origem ao slogan "Socorro, onde ainda se vive".

Atividades econômicas em Socorro:

Além do turismo convencional e o de esportes de aventura, a Estância de Socorro tem por base econômica a agricultura e centenas de micro empresas de malharia. Os preços baixos e a constante renovação das malhas, seus hotéis, pousadas e centros de lazer atraem, a cada dia, mais turistas para a cidade. A modernidade se mistura com os casarões do fim do século XIX e início do século XX, a exuberante natureza e a tranquilidade deu origem a outro slogan à cidade: "Socorro, caminhos da natureza". É uma ótima cidade para comprar malhas com um preço bem mais baixo que o comum, então se você gosta de fazer compras, fica aí a opção!

Aspectos culturais de Socorro:

A população é de pre­dominância católica, sendo a maioria descendente de imigrantes italianos. Esses dois fatores proporcionam um costume de muitas festas e quermesses nos mais de 50 bairros que compõem o município. Como folclore local existe a Congada de São Benedito, a festa do Divino Espírito Santo e também as grandes festas juninas, onde se destaca a do bairro do Oratório, que ainda mantém a tradição das passadas na brasa. Então pra quem gosta de festas tradicionais, visitar a região é uma ótima opção!

Dentre as festas típicas destacam-se as festividades que ocorrem entre 9 e 15 de agosto, sendo a maior festa do circuito das águas, na qual se comemora o aniversário da cidade, a festa do morango e também o dia da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Perfeita para ir em família, levar os idosos e/ou as crianças, fica a dica ;)

Municípios Próximos de Socorro:

Lindóia: 15.9 km

Serra Negra: 18.9 km

Águas de Lindóia: 17.9 km

Tuiuti: 30.4 km

Monte Alegre do Sul: 19.3 km

Amparo: 27.9 km

Conheça a História de Socorro - SP:

A história de Socorro, pode ser dividida em oito períodos:

Primeiro Período:

Iniciou-se no século XVI e vai até 1738, quando teve início a colonização por Simão de Toledo Pizza. Nessa época, os índios que habitavam as bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, repelidos pelos bandeirantes, afastaram-se para regiões longínquas.

Segundo Período:

Iniciou-se em 1738, prolongado-se até 1797. Nesse tempo, a região de Socorro era submetida à freguesia e depois à Vila de Atibaia, quando houve a criação da Vila de Bragança que, posteriormente, passou a chamar-se simplesmente Bragança. Ainda nesse período foi concedida a Simão de Toledo Pizza uma sesmaria, daí resultando a "Campanha de Toledo" que dá origem a Vila de São José de Toledo e ao Município de Socorro.

Terceiro Período:

Vai de 1797 a 1883. Caracterizava-se como Bragantino - Amparense. Nesse tempo, a Campanha de Toledo contava com 94 habitações e uma população de 566 habitantes. Em 1829, no mesmo local onde atualmente se encontra a nossa Igreja Matriz, foi erigida uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 9 de agosto foi rezada a primeira missa. Nessa data se comemora o aniversário da cidade. Em 28 de fevereiro de 1838, o município de Socorro foi elevado à categoria de freguesia e, mais tarde, em 24 de março de 1871, à Vila. Após esses acontecimentos na história de nossa cidade, começa a luta entre Bragança e Amparo por sua posse. Em 21 de abril de 1873 a cidade de Socorro passa da Comarca de Bragança para Amparo. Em 30 de abril de 1880, porém, volta a pertencer, novamente, a Bragança, mas por pouco tempo. Em 30 de março de 1882 é, novamente, transferida para Amparo.

Quarto Período:

Socorro obteve a sua autonomia e neste período aconteceram os principais fatos que muito contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade. Em 17 de março de 1883 Socorro foi elevada à categoria de cidade e, em 10 de maio de 1889, é criada a comarca que, no mesmo ano, é elevada à primeira instância. Nesse período habitava, no perímetro urbano, uma população calculada em mais ou menos 800 pessoas, segundo as melhores estatísticas, não passando de 12000 a população em todo o município.

Quinto Período:

Foi marcado pela elevação de Socorro à condição de Estância Sanitária, em 24 de abril de 1945, graças aos esforços do então Governador do Estado Fernando Costa. A base econômica é a agricultura, com ênfase nas plantações de café e fumo, e na agropecuária.

Sexto Período:

Pode ser considerado a partir de 1960, quando começou a se delinear a atual rede de malharias. Até 1973, foram vendidas mais de 9 mil máquinas de tricô Elgin e Lanofix, que deram origem às micro empresas de malharias. Em 1978, Socorro passa à condição de Estância Turística e readquire seus direitos políticos, passando a eleger seu Prefeito por vias diretas. Socorro possui, atualmente, mais de 400 malharias. Atualmente, o impulso é dado para o turismo, com o aumento da rede hoteleira e a chegada do turismo rural e ecológico, com pesqueiros, centros de lazer e hotéis fazendas, além da prática de esportes de aventura em constante crescimento (Rafting, Acqua Ride, Canyoning, Rapel, Escalada, Trekking, Asa Delta, Trike, Mountain Bike, Moto Cross, Off Road etc, num total de 18 modalidades). Temos, assim, seis tipos de turismo na cidade: de Esportes de Aventura, de Compras, de Águas Minerais, Ecológico, Rural e Histórico.

Sétimo Período:

Conforme comentado acima, um sétimo período, que podemos considerar ter iniciado em 1997, com a chegada em Socorro da Canoar Rafting e Expedições, operando o Rafting (Botes infláveis que variam de 6 a 10 pés de comprimento) no Rio do Peixe, dando o pontapé inicial no Turismo de Esportes de Aventura em Socorro. Hoje Socorro conta com mais de 15 modalidades de Esportes de Aventura e é um dos principais locais do Estado de São Paulo para o Ecoturismo. Em janeiro de 2002 foi sede de oficina da EMBRATUR para auxiliar o planejamento do Turismo de Aventura no Estado de São Paulo e aqui também tem sede a APPTA – Associação Paulista Pró Turismo de Aventura.

Oitavo Período:

Este período é caracterizado pela preparação da cidade para o Turismo para Todos. Dois projetos aqui desenvolvidos, o Aventureiros Especiais e o Socorro Acessível fizeram com que Socorro fosse escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos dez destinos referência em turismo no Brasil, no nosso caso referência no segmento Aventura Especial. Essa situação colocou Socorro em evidência no mercado de turismo nacional e até internacional.

Haja história pra contar! E acredite, essas são as informações que conseguimos reunir, um pouco pesquisando na internet, e o resto, conversando com os moradores quando visitamos a região! Não falta papo quando o assunto é esse, mas os fãs de história nacional ficam doidos!

O que fazer em Socorro - SP?

TRILHA DAS CACHOEIRAS:

Com cerca de 2 quilômetros de percurso (ida e volta), a trilha tem dificuldade de tranquila a moderada, e dá até para fazer com os pets: a parte mais radical é um morrinho que você vai ter que subir e descer segurando uma corda. O passeio tem cerca de 1h30 de duração, com três paradas para banho: a primeira e a segunda são verdadeiras piscinas naturais e a terceira tem uma queda deliciosa para se refrescar.

ANDAR DE QUADRICICLO:

Com poucos minutos de treinamento já dá pra virar um motorista de quadriciclo expert. O Caminho Turístico Rio do Peixe é cortado por várias estradinhas de terra em que raramente passam carros e, por isso, são perfeitas para acelerar e curtir o vento no rosto. O passeio pode durar de 50 minutos a 1h20 e os preços variam pelo tempo.

RAFTING NO RIO DO PEIXE:

O rafting não é uma das experiências mais marcantes e procuradas de Socorro à toa. Os quilômetros remando em um bote no Rio do Peixe são uma verdadeira aventura. Há momentos mais calmos, perfeitos para aproveitar o visual da natureza, e outros mais radicais, que exigem muita atenção e coordenação. Um guia acompanha cada bote e há um super treinamento (teórico e prático) antes do percurso começar. Os passeios duram de 2h30 a 3h30, para navegar de 4 a 7 quilômetros.

VISITAR A GRUTA DO ANJO:

Antiga mina de extração de quartzo desativada em 1995, a gruta sofreu infiltrações que criaram uma grande piscina natural que chega a ter 4 metros de profundidade em alguns trechos e agora é repleta de peixinhos. Não é possível mergulhar, mas os visitantes podem andar de pedalinho e admirar o visual encantador com a água translúcida que atravessa a formação rochosa. A gruta, inclusive, já serviu de locação para filmagens da novela Império, de 2014, da Rede Globo. Tivemos a oportunidade de conhece o local pessoalmente, e realmente é de tirar o fôlego de tão lindo.

VER O PÔR DO SOL NO MIRANTE DA PEDRA DA BELA VISTA:

Ponto turístico mais alto da cidade, a Pedra da Bela Vista tem um visual maravilhoso durante o pôr do sol. O céu fica laranja enquanto músicos tocam ao vivo e o clima tranquilo impera. É possível relaxar beliscando petiscos no restaurante ao lado que oferece pizza na pedra, linguiças na chapa e o famoso pan de palo que você assa na hora. Para os mais aventureiros, o local também conta com o maior rapel da cidade, de 98 metros de altura.

CONHECER O MIRANTE DO CRISTO:

Do lado oposto à Pedra da Bela Vista, o Mirante do Cristo oferece uma visão panorâmica gratuita da cidade e dos campos e fazendas locais. Urbanizado em 1986, a estrada para chegar até o pico é completamente asfaltada e de fácil acesso. Além da estátua em tamanho reduzido do Cristo Redentor, o local conta com estacionamento, playground para crianças, lanchonete, banheiros e funciona como centro de atendimento ao turista de quarta a domingo.

PASSEAR PELO CENTRO HISTÓRICO:

Como boa cidade do interior, Socorro tem um centro histórico fácil de ser conhecido a pé. Estacione nos arredores da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde também está a famosa placa da cidade e o antigo Casarão Alcindo de Oliveira Santos (uma construção rosa superfofa). Depois caminhe pelo Museu Municipal, o Palácio das Águias (inspirado no Palácio do Catete do Rio de Janeiro) e a Estação Socorro (antiga estação da companhia mogiana de estradas de ferro). É um bom point pra tirar boas fotos e admirar a arquitetura, já vai planejando o seu feed do Instagram! 

CONHECER OS PARQUES:

Quem quer encontrar várias atividades de lazer em um lugar só não pode deixar de visitar os parques de Socorro. O Monjolinho fica às margens do Rio do Peixe e oferece tirolesa, stand-up paddle, boia-cross, arvorismo e passeios de lancha. O Parque dos Sonhos é premiado internacionalmente pelo World Responsable Tourism Awards pela qualidade de sua infraestrutura e pela acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e oferece atividades como pesca, passeios a cavalo e de trator, além de arvorismo com tirolesa de quase um quilômetro. Passeio bom, bonito e barato! Fica a dica, se você busca economizar dinheiro ao visitar a região, e com certeza quem viaja com crianças vai adorar, é perfeito pra levar os pequenos.

Para mais informações sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Socorro” ou basta clicar aqui :)

E aí viajante? Gostou desse resumão sobre Socorro? Juntos exploramos as principais atrações e atividades da cidade. Desde os esportes radicais até os passeios tranquilos na natureza, há opções para todos os gostos. Se você é um turista ou viajante em busca de aventura e diversão, Socorro é o destino perfeito para você. Então, não perca mais tempo, planeje sua viagem e vá até Socorro descobrir tudo o que essa encantadora cidade tem a oferecer! :)

Fontes: al.sp.gov.br/cidadedesocorro.com.br/carpemundi.com.br


Sugestões Para Conhecer em Socorro

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Centro de Lazer Pitauá Socorro

Centro de Lazer Pitauá Socorro

Existe um abrigo com pessoas hospitaleiras, um “colo” de atenção, no calor do sol na terra e o arroz com feijão, que acalanta com o cheiro de barro e cheiro de chuva, lembramos que o passado nos pertence.

Conhecer
Grínberg s Village Hotel em Socorro

Grínberg s Village Hotel em Socorro

Localizado a 130 km de São Paulo, na estância turística de Socorro, o Grínberg’s Village Hotel é o destino ideal para quem busca lazer, descanso e contato com a Natureza, em mais de 100 mil m² de área verde e belíssimas paisagens, compostas por espécies nativas e exemplares de outros continentes.

Conhecer
Ateliê Terra e Arte Socorro

Ateliê Terra e Arte Socorro

O atelier Terra e Arte usa sua inspiração para criar peças originais e únicas.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·