Circuito das Águas Paulistas uma região que a natureza presenteou com a riqueza de águas especiais, que fazem bem para saúde do corpo e da alma. Próximo da Região Metropolitana de Campinas, da Capital SP e Sul de Minas Gerais tem opções desde aventura, compras, passeios com pet e muito mais.
O Circuito das Águas Paulista esta localizado a cerca de 127KM de São Paulo Capital, e é composto por 9 (nove) Cidades, cada uma com sua respectiva característica, onde você vai descobrir onde comer, visitar e hospedar em cada uma delas, confira a lista abaixo:
- O que fazer em Águas de Lindóia,
- O que fazer em Amparo,
- O que fazer em Holambra,
- O que fazer em Jaguariúna,
- O que fazer em Lindóia,
- O que fazer em Monte Alegre do Sul,
- O que fazer em Pedreira,
- O que fazer em Serra Negra,
- O que fazer em Socorro.
Circuito das Águas Paulista, lugares para se conectar com a natureza A vida moderna traz uma rotina, que por muitas vezes, acaba trazendo stress e possibilitando poucos momentos de lazer.
O Circuito das Águas Paulista, com suas cidades cercadas pelas lindas montanhas da Serra da Mantiqueira Paulista, oferecem lugares para se reconectar com a natureza e recarregar as energias.
A cidade conhecida pelo seu balneário e águas curativas, o Bosque Zequinha de Abreu é um oásis da mata atlântica em meio a cidade, com amplas alamedas ladeadas por árvores, ideal para caminhadas. Oferece cantinhos com bancos para relaxar ou apenas observar os pássaros, que fazem do local sua morada. Aos fins de semana, logo na entrada, tem feira de artesanato com produtos locais.
A cidade de Águas de Lindóia é uma estância hidromineral, que fica a 945 metros a altitude. É destino perfeito para quem busca águas termais, sendo uma ótima opção para idosos e crianças. A cidade possui o parque aquático Thermas Regionais, que atrai muitas crianças pelos tobogãs e piscinas. Um dos atrativos da cidade é a Gruta de Nossa Senhora de Fátima, sagrada aos religiosos que desfrutam da água mineral da fonte. Outro ponto turístico da região é o Morro Pelado, com 1400 metros de altitude e que oferece uma vista panorâmica da região.
Uma cidade que é um verdadeiro museu arquitetônico a céu aberto, com construções de diversos períodos, passando pelo Colonial, Art Nouveau ao estilo contemporâneo. O Parque Ecológico Municipal, é ótimo lugar para ficar mais perto da natureza, com trilhas e riachos e um orquidário como mais de 500.000 vasos e 25.000 espécies raras e exóticas.
Amparo é uma cidade histórica, que concentra história, natureza e águas medicinais. Amparo fazia parte do ciclo do café, na era colonial, em que hoje os casarões da cidade viraram museus, escolas e restaurantes. Por este fato, há fazendas antigas na região que viraram pontos turísticos, caso da Fazenda Benedetti e a Fazenda Atalaia. Os amantes de vinho vão gostar de saber que por ali há a Vinícola Terrassos, que possui passeios guiados e com direito a degustação. O polo astronômico é um ótimo passeio para fazer com as crianças. Já a Rua 15 de novembro proporciona um passeio mais tranquilo para apreciar a arquitetura colonial e comer bem nos restaurantes da cidade.
Com ar europeu, a natureza está presente por todos os lados, representada principalmente por muitas fores, já que o município é o maior produtor do país, mas é no Parque Van Gogh que a tranquilidade pode ser encontrada. Cercado por árvores, algumas com redes, e caminhos que levam ao lago, que oferece bancos em seu entorno, local ideal para uma parada para contemplação. Chalés distribuídos pelo espaço, oferecem serviços como lanchonete e lojinhas.
Conhecida como a cidade das flores, Holambra é um destino adorável no circuito das águas. Com forte influência europeia em sua arquitetura, Holambra possui pontos turísticos incríveis, como o Moinho Povos Unidos, que foi inaugurado para celebrar os 60 anos de imigração holandesa no Brasil. Outros atrativos da cidade são os campos de flores coloridos e perfumados e o ExpoFlora, evento tradicional de Holambra, que ocorre nos meses de agosto e setembro e reúne quase 300 mil visitantes todos os anos para apreciar, vender e comprar flores de todos os tipos.
Sede de uma das maiores cervejarias do país, a cidade mantém um ritmo tranquilo no seu dia a dia. Dois parques conectam os visitantes a paz que natureza oferece. O Parque Luiz Barbosa, na área central, bem arborizado, tem animais soltos por todo espaço, cisnes e tartarugas. No Parque dos Lagos, com 70 mil m², três grandes lagos, com peixes, patos e gansos, é um ótimo lugar para um pic nic ou apenas se deitar sob uma árvore para relaxar. Sem contar, uma viagem ao tempo no passeio de Trem Maria Fumaça.
O turista pode aproveitar para conhecer algumas destas cidades em uma só viagem, por isso a dica é conhecer Jaguariúna e Holambra no mesmo dia, já que são cidades próximas. Um dos pontos turísticos mais visitados de Jaguariúna é a Maria Fumaça até Campinas, um passeio de trem com restaurante para almoço no meio. Além disso, por lá está o Naga Cable Park, um parque aquático para a prática de esportes como esqui aquático, wakeboard e botes infláveis.
Capital brasileira da água mineral, na cidade há um complexo com 260 mil m2 de espelhos d’água é alimentado pelas nascentes que afloram das Montanhas. O Complexo do Grande Lago, como é chamado, abriga um centro esportivo com diversas quadras, pista de skate e locais para caminhada, além de quiosques para fazer um churrasco e passar o dia inteiro.
A 155 quilômetros de São Paulo está a cidade de Lindóia, que está bem no centro do circuito das águas. É cortada pelo Rio do Peixe, que possui belas cachoeiras, e também possui um lago na cidade, com 5 quilômetros de extensão onde pode-se praticar jet ski e wakeboard. Além disso, Lindoia também possui um mirante bonito com vista para a cidade e uma estátua do Cristo Redentor.
Booking.com
Uma típica cidade de interior, pacata, onde relógio deve ser esquecido. Cortada pelo rio Camanducaia, a Cachoeira das Andorinhas é um ponto de refúgio para os dias quentes, em contato direto com a natureza, onde as andorinhas apresentam um verdadeiro espetáculo de ballet, nos finais da tarde. Outro ponto é o Lago dos Patos, aberto a pesca somente na Semana Santa, convida os visitantes a esquecer os problemas e relaxar, simplesmente olhando seu espelho de d'água.
Monte Alegre do Sul é uma das cidades mais encantadoras do Circuito das Águas Paulista. A ocupação da região teve início por volta de 1873, às margens do rio Camanducaia, com a chegada de várias famílias provenientes de Amparo e Bragança Paulista, atraídas pela qualidade das águas do rio e pela fertilidade do solo. Hoje, o destino conta com diversos pontos turísticos, como a Mini Cidade, o Pontilhão da Mogiana, o Lago dos Patos, o Santuário do Senhor Bom Jesus, o Mirante do Cristo Redentor e muito mais.
A cidade encanta por suas porcelanas, fazendo dela um destino de compras. A Capital da Porcelana, tem um reduto para quem busca tranquilidade em meio ao verde. É a Praça Angelo Ferrari, local conhecido como Jardim Público, possui árvores frondosas, além de diversos monumentos que atestam fatos e personagens marcantes da história de Pedreira.
Pedreira chama a atenção por seu artesanato local em porcelana, que é muito vendido nas lojinhas do centro da cidade, que vendem utensílios de cozinha, louça, esculturas, vasos e quadros. O Museu da Porcelana também conta a história desta arte feita na região – desde a instalação dos italianos até os dias mais atuais. O centro ainda possui passeios interessantes por igrejas, lojas de porcelana, feira de arte e artesanato, cafés e o Casarão Real Pedreira, que é uma casa estilo colonial com diversos objetos da época em exposição.
Cercada por montanhas, clima ameno e dia a dia tranquilo, abriga o Bioparque. Um local convidativo para caminhadas em meio a Mata Atlântica nativa. Um ambiente natural, com linda paisagem e vista privilegiada da região no mirante. Pelo caminho, placas interativas, trazem informações sobre curiosidade sobre a fauna e flora local. O Parque Fonte Santo Agostinho é outro espaço delicioso para passar algumas horas; bem arborizado, com pergolados bucólicos e charmosos.
Serra Negra é um destino para a família inteira, com opção tanto para os adultos quanto para as crianças. Não deixe de visitar o teleférico da cidade, que proporciona uma boa visão panorâmica e permite que você tire fotos incríveis. Assim como outras cidades do circuito das águas, Serra Negra também possui seu Cristo Redentor com mirante e lanchonete. As crianças vão gostar do passeio de trem Maria Fumaça pela cidade, que também acompanha uma tour guiada e paradas nos principais pontos turísticos, como as fontes de água mineral Santo Agostinho e Santa Luzia.
Belezas naturais estão por todo município. O rio do Peixe, que corta a cidade, é um dos cartões postais, apresentando diversas corredeiras em seu percurso. No Horto Municipal, na entrada da cidade e em frente ao grande comércio de malhas, é uma verdadeira ilha de tranquilidade. No Parque Pedra Bela Vista, uma propriedade particular, com infraestrutura excelente para receber turistas, oferece como presente a quem a visita, um por do sol inesquecível. A cidade vem se destacando com o turismo com Pet, diversos hotéis da cidade são adaptados para que seu animalzinho tenha o máximo de diversão e conforto.
A 135 quilômetros de São Paulo se encontra a cidade de Socorro, na região da Serra da Mantiqueira. A cidade é um dos pontos de encontro dos aventureiros, com opções de ecoturismo com muita emoção: arvorismo, rafting pelo Rio Peixe, tirolesa de 1 km de extensão, entre muitos outros. A Gruta do Anjo também é outra atração de Socorro, onde os visitantes podem adentrar a gruta de pedalinho e apreciar a caverna com águas cristalinas. Se sua praia é fazer trilhas, Socorro também possui ótimas opções, como a Pedra da Boa Vista, que fica a 1.300 metros de altura e atrai praticantes de trekking, rapel, caminhada e de voo com paraglider.
O conteúdo atendeu as suas expectativas? Se você tem alguma crítica ou sugestão pode nos enviar um e-mail que o Refúgios no Interior terá prazer em atendê-lo.
Que tal realizar sua reserva e economizar na sua viagem, através do Refúgios no Interior?
Dessa forma, além de contribuir conosco, você também fica por dentro de tudo relacionado ao turismo no Estado de São Paulo! Afinal esse é o nosso negócio rs...
E como reservar sua hospedagem mais barata? É mais fácil do que parece! Você pode realizar sua reserva clicando no link dos nossos parceiros que sugerimos em cada artigo:
- Reserve sua hospedagem Aqui! Booking
Viu só? Agilidade, praticidade e segurança em um só lugar.
O JEITO FÁCIL E ECONÔMICO DE VIAJAR EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. SÃO 645 CIDADES PARA VOCÊ ESCOLHER ONDE COMER, VISITAR E HOSPEDAR EM UM ÚNICO LUGAR.
- Fonte(s): Fonte/Fotos: circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br - guiadasemana.com.br
Criadora do Refúgios no Interior, começou a escrever artigos e desenvolver sites em 2005, e nunca mais parou! Cria conteúdo direcionado ao Turismo a mais de 3 anos, e acredite, por aqui a chefe também trabalha! Empreendedora, Escritora do livro "Itupeva - Nossa 'Cascata Pequena', publicado em 2022, viajante e fã de MPB.