Conheça Piracicaba - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Picasa
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA PIRACICABA
Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Piracicaba, localizando-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 160 km. Ocupa uma área de 1 376,913 km², sendo que 31,5733 km² estão em perímetro urbano e os 1 345,339 km² restantes constituem a zona rural. Em 2020, sua população foi estimada pelo IBGE em 407 252 habitantes, sendo o 16º mais populoso de São Paulo. Foi fundada em 1767, às margens do Rio Piracicaba, rio o qual foi vital para a região.
Municípios próximos
Limeira: 31.1 km
Americana: 32.4 km
Capivari: 33.2 km
Rio Claro: 35.6 km
Laranjal Paulista: 41.1 km
História
Em 1766, o Capitão-General de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, encarregou o Capitão Antônio Corrêa Barbosa de fundar uma povoação na foz do rio Piracicaba. Este, no entanto, optou pelo local habitado pelos índios Paiaguás, onde já se haviam fixado alguns posseiros, à margem direita do salto, a 90 quilômetros da foz, entendendo ser o lugar mais apropriado da região. A povoação seria ponto de apoio às embarcações que desciam o rio Tietê, oferecendo retaguarda ao abastecimento do forte de Iguatemi, fronteiriço do território do Paraguai.
Oficialmente, o povoado de Piracicaba, termo da Vila de Itu, foi fundado em 1º de agosto de 1767, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1774, a povoação constituiu-se em Freguesia, com uma população estimada em 230 habitantes.
Em 1784, Piracicaba foi transferida para a margem esquerda do rio, logo abaixo do salto, onde os terrenos melhores favoreciam sua expansão. A fertilidade da terra atraiu muitos fazendeiros, ocasionando a disputa de terras. Em 29 de novembro de 1821, foi elevada à categoria de Vila, tomando o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à promulgação da Constituição Portuguesa, ocorrida naquele ano.
A partir de 1836, deu-se um importante período de expansão. Não havia lote de terra desocupado e predominavam as pequenas propriedades. Além da cultura do café, os campos eram cobertos pelas plantações de arroz, feijão, milho, algodão e fumo, mais pastagens para criação de gado. Piracicaba era um respeitado centro abastecedor.
Em 24 de abril de 1856, Vila Nova da Constituição foi elevada à categoria de Cidade. Em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde primeiro presidente civil do Brasil, o nome da cidade foi oficialmente mudado para Piracicaba, “o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente”.
O que fazer em Piracicaba
MUSEU DA ÁGUA
O Museu da Água fica no centro de Piracicaba e foi inaugurado em 2000. Ele fica no lugar onde funcionava a primeira estação de captação de água da cidade e ocupa uma área com 12 mil metros quadrados
A estação que funcionava no local foi construída em 1887, e o local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos antigos e paredes de pedras, além de tubulações antigas e aquedutos com mais de 100 anos.
No museu você aprenderá mais a história da região e como a cidade evoluiu às margens do Rio Piracicaba e também poderá apreciar exposições de arte e outras atividades.
Horário de funcionamento: Terça á domingo de 9h às 17h.
RUA DO PORTO
Esse é um dos principais atrativos da cidade e sem dúvida é um dos cartões postais do município.
A rua é repleta de atrações, como bares, ótimos restaurantes e noites de serestas que são uma delícia para curtir a cidade.
A rua é repleta de casinhas coloridas super charmosas que ainda te renderão belas fotos! Sem dúvida é um dos lugares mais especiais para apreciar a boa culinária local e caminhar despretensiosamente.
PARQUE DO MIRANTE
O Parque do Mirante é um dos parques mais legais da cidade. Ele foi construído em 1962 e fica próximo ao rio Piracicaba.
Ele abriga o Aquário Municipal, uma área verde repleta de árvores e plantas, além de uma visão privilegiada do rio, salto e do centro da cidade.
No parque você seguirá pelo bosque acompanhado de painéis feitos pela artista plástica Clemência Pizzigati e seus alunos. Os painéis contam a história e evolução de Piracicaba.
É um passeio muito bom, principalmente para quem quer descansar e respirar ar puro, ou para quem está viajando com crianças.
PASSEIO DE BALÃO
Fazer um passeio de balão é algo super emocionante, e você tem essa oportunidade em Piracicaba, que é uma cidade muito conhecida pela prática de balonismo.
Para você ter uma ideia, a cidade já até foi sede algumas vezes do Campeonato Brasileiro de Balonismo, que é lindo de ver!
O passeio dura em média 1 hora e percorre vários pontos da cidade e arredores, como o engenho central, passando também por cachoeiras e florestas que deixam qualquer um de queixo caído!
A dica é fazer o passeio no início da manhã ou no fim da tarde, poiso visual é incrível e a experiência fica ainda mais especial.
HORTO FLORESTAL DE TUPI
Horto Florestal Tupi é aquele lugar onde você terá contato com a natureza e poderá aprender sobre espécies da fauna e da flora locais.
Além disso, o parque possui ótima infraestrutura, oferecendo parque infantil, churrasqueiras e uma vista privilegiada para o Lago do Marcelo.
No horto há também uma estação experimental de tupi, onde são oferecidas atividades de educação ambiental para os visitantes e atividades para crianças!
ENGENHO CENTRAL DE PIRACICABA
O Engenho Central de Piracicaba é localizado às margens do rio Piracicaba e foi construído em 1881 com o objetivo de substituir o trabalho escravo pela mecanização.
Devido às dificuldades de manutenção das máquinas importadas, o engenho de açúcar foi vendido em 1899 à Société de Sucreries Brésiliennes, e hoje é um dos pontos turísticos mais interessantes de Piracicaba.
O Engenho Central é um dos mais belos cenários arquitetônicos do Estado de São Paulo e do Brasil, conhecido por inspirar poetas, artistas, arquitetos, jornalistas, pesquisadores científicos, turistas, amantes da história e da cultura.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Piracicaba”
Fonte: ipplap.com.br/pt.wikipedia.org/casalnomade.com
Créditos Imagem: Picasa
Sugestões Para Conhecer em Piracicaba
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!