Conheça Guararema - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:apbus.blogspot.com
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA GUARAREMA
A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis. O local que chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos, é muito procurado por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito - e de quebra ter uma experiência diferente.
Por lá encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor, o visitante volta ao tempo em uma época onde o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas. Seja para se sentir no interior sem ir muito longe da capital ou até mesmo curtir um momento diferente, você precisa conhecer Guararema
Municípios Próximos
Jacareí: 14.1 km
Mogi das Cruzes: 19.4 km
São José dos Campos: 30.4 km
Suzano: 31 km
Ferraz de Vasconcelos: 36.5 km
História
Foi por meio de uma carta, escrita 1562 - dois anos após seu descobrimento - que Guararema começou a ser conhecida e marcante no mundo. O documento, endereçado à corte portuguesa no dia 25 de abril daquele ano, apresentava os relatos do bandeirante Braz Cubas, em sua expedição às margens do rio Paraíba do Sul, atravessando o Manthiqueira e esbarrando no rio São Francisco. De acordo com o historiador Isaac Grinberg, este foi o primeiro relato de passagem pela cidade.
Há um hiato na história de Guararema, pela perda de registros, ou pela pouca movimentação que ocorrera na cidade, que nos leva a 1611, quando o fundador de Mogi das Cruzes, Gaspar Vaz, estabeleceu o Aldeamento da Escada, na área hoje conhecida como Freguesia da Escada. A igreja do bairro, inclusive, já foi nomeada patrimônio histórico da humanidade, e possui intima relação com a origem de Guararema. O nome da aldeia, se deu pela fé à Nossa Senhora da Escada, padroeira dos índios escravos que lá viviam.
Avançando na história - e nos registros - vamos a 1640, quando na América, os índios escravos são declarados livres, o que gerou repercussões nos países maioritariamente escravicionista, como o Brasil. O livro, Guararema e suas belezas retrata os desdobramentos desta decisão mundial: "Essas frequentes disputas entre as ordens religiosas e os proprietários de terras provocaram decadência na aldeia".
O tempo passou sem grandes mudanças na situação de pobreza e ruínas da Aldeia da Escada. Mais de dois séculos se passaram para que a cidade voltasse a marcar os livros de história. O ano é 1846 quando o povoado foi elevado à condição de Freguesia, mas decisão revogada em 1850, pela evidente estagnação da cidade.
"Somente em 1872, o aldeamento foi elevado ao Distrito de Paz de Mogi das Cruzes, tendo como primeiros dirigentes Benedito Antônio de Paulo, Antônio de Mello Franco e Joaquim Alves Pereira", relata o livro.
Um dos nomes mais importantes da história de Guararema, é de dona Laurinda Souza Leite.
Ela foi responsável, em 1875, a doação de um quinhão de terra situado às margens do rio Paraíba do Sul à ex-escrava Maria Florência. A área ofertada, era distância da Aldeia da Escada, o que necessitou de muito trabalho por parte da ex-escrava para o desenvolvimento. Para tanto, foi necessário o auxílio de outras pessoas para que, em pouco temo Maria Florêncio conseguisse terminar a construção da capela de São Benedito, hoje localizada no centro da cidade.
Aos poucos outros moradores foram se estabelecendo nos arredores da capela, formando o vilarejo que recebeu o nome de Guararema.
O progresso atravessou a cidade em julho de 1876, quando inaugurou-se o trecho da Estrada de Ferro Centro do Brasil, entre Mogi das Cruzes e Jacareí, com passagem dos trilhos de trem pela vila.
O crescimento da cidade, assim como de grande parte do Estado de São Paulo, foi eminente. Com o passar dos anos, agora com mais registros datados, a cidade foi conquistando espaço e população significativa, até em decreto de 8 de janeiro de 1890, a sede do Distrito da Paz de Mogi das Cruzes foi transferida para o povoado de Guararema, que foi elevado a categoria de município pela Lei 528 de 3 de julho de 1898 e como tal instalada a 19 de setembro de 1899.
O que fazer em Guararema
ESTAÇÃO DE TREM
A Estação de Trem de Guararema é o marco da cidade, pois foi uma das primeiras construções a serem feitas por lá. A estação hoje dá lugar a um centro cultural onde é possível saber mais sobre a história da cidade e da ferrovia. O passeio em si é um charme só já que a estação faz o visitante voltar ao tempo. Além disso, os turistas utilizam os trilhos do trem (quando não estão sendo usados) para tirarem fotos e passear.
Aos finais de semana, é realizado um passeio turístico de trem até o bairro de Luiz Carlos, percorrendo uma distância de 7 km. O trem turístico é uma composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra e tracionado por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos, a maior em atividade no Brasil. Os ingressos custam, aproximadamente, R$ 50 (ida e volta) por pessoa. Para garantir o seu com antecedência, acesse o site do Trem de Guararema.
RECANTO DO AMÉRICO
Um ponto forte de Guararema é a quantidade de atividades gratuitas que a cidade oferece. Uma delas é o Recanto do Américo, um dos cartões postais do local, que fica à beira do rio Paraíba e cercado por natureza. As famosas pontes suspensas fazem do passeio ainda mais divertido
PARQUE DA PEDRA MONTADA
O Parque da Pedra Montada é outra opção de passeio gratuito em meio à natureza. Por lá, encontram-se muitas trilhas, contato com o verde e, claro: a Pedra Montada - espécie de escultura natural em que duas pedras gigantes ficam sobrepostas. Além disso, o local conta com playground para as crianças.
ILHA GRANDE
Ilha Grande é uma ilha do Rio Paraíba do Sul localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins. Além de todos estes atrativos, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental, o NEA, espaço destinado aos debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente.
RESTAURANTE MIRANTE DO PARAÍBA
Para aqueles que gostam de um ambiente bem planejado juntamente com uma comida deliciosa, a dica é visitar o Restaurante Mirante do Paraíba. Os preços não são os mais baixos da região e ele fica um pouco afastado do Centro da cidade, mas tudo vale a pena ao sentar em uma mesa estrategicamente montada em um deck em cima do Rio Paraíba. Por lá você vai encontrar muito verde, paisagens bonitas e ambientes bem decorados com um estilo rústico. Os pratos costumam servir de 3 a 4 pessoas e a especialidade da casa destaca peixes e frutos do mar.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Guararema”
Fonte: portalnews.com.br/guiadasemana.com.br
Créditos Imagem: apbus.blogspot.com
Sugestões Para Conhecer em Guararema
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Igreja Nossa Senhora da Escada Guararema
A única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos. Tombada pelo IPHAN.
ConhecerCapela Nossa Senhora D'Ajuda Guararema
Monumento de interesse Histórico-Arquitetônico pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.
ConhecerVale do Sonho Hotel & Eventos em Guararema
Vale do Sonho Hotel & Eventos em Guararema, interior de São Paulo! O Refúgio da Diversão e Eventos a 80 KM de São Paulo
Conhecer