Melhores Espaços Culturais em Itu - Onde Visitar em Itu - SP
O charmoso sobrado possui este nome porque serviu de moradia da família de Bento Dias Almeida Prado, o Barão de Itaim e sua esposa Ana Eufrozina. O Barão foi uma figura de destaque na estrutura econômica e política ituana no tempo do Império, e sua importância deu nome atual à via onde está situada a Casa do Barão: Rua Barão de Itaim.
Atualmente, a Casa do Barão é uma extensão do Museu Republicano “Convenção de Itu”, administrado pelo Museu Paulista. Abriga o Centro de Estudos da História Republicana, a Biblioteca Edgar Caroni e a Biblioteca Prudente de Morais. O Centro de Estudos da História Republicana ocupa todas as dependências da Casa do Barão.
História!
Neste local, existiu por quase um século, um grande sobrado construído a pau-a-pique e taipa-de-pilão, por volta de 1847, que serviu de moradia da família de Bento Dias Almeida Prado, o Barão de Itaim e sua esposa Ana Eufrozina. O Barão foi uma figura de destaque na estrutura econômica e política ituana no tempo do Império, e sua importância deu nome atual à via onde está situada a Casa do Barão: Rua Barão de Itaim.
O antigo sobrado de dois pavimentos foi demolido e dele só restaram relatos, anotações e poucas fotografias. Durante 50 anos, o imponente e grande prédio atual serviu de sede para o Paço Municipal, local onde foram tomadas as grandes decisões políticas que contribuíram para o desenvolvimento de Itu, a ponto de se tornar pequeno para atender as demandas da administração.
Em maio de 2002, o Paço Municipal foi removido para um outro prédio maior e mais funcional e em 20 de setembro de 2001, o casarão passou a se chamar Casa do Barão, e se tornou a sede da Secretaria de Turismo de Itu, com um Centro de Informações Turísticas, sala de vídeo e espaço para eventos.
Em agosto de 2005 foi assinado um contrato de comodato para a instalação do Centro de Estudos da História Republicana da USP em Itu. Assim, a Casa do Barão passou a abrigar este centro, que ocupou todas as dependências da Casa do Barão, de modo que a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, foi transferida de local.
Atualmente, a Casa do Barão é um espaço administrado pela USP, que abriga projetos e programas de cunho didático e cultural envolvendo a história republicana brasileira, incluindo a Biblioteca Edgar Caroni; laboratório de conservação e restauração de documentos; salas de trabalho e consulta; cursos de extensão universitária da área.
Bibliotecas!
O historiador Edgard Caroni foi professor titular do Departamento de História da USP. Antes de falecer, com 80 anos, organizou e disponibilizou um valioso conjunto de documentos fundamentais para a compreensão da história do Brasil Republicano e do movimento operário.
Sua Biblioteca, considerada um dos acervos mais importantes para o estudo da história do país nos séculos XIX e XX, foi doada ao Museu Republicano “Convenção de Itu”, graças à ação feita pelo Banco Itaú, que comprou e doou o acervo à Universidade.
A Biblioteca “Prof. Edgar Caroni”, conta com mais de 20 mil unidades, entre livros, jornais e documentos do período republicano. É a principal referência para quem estuda o Período Republicano Brasileiro.
Biblioteca Prudente de Morais!
A Biblioteca “Prudente de Morais” conta em seu acervo com importantes documentos do primeiro presidente civil da República, natural de Itu. A biblioteca contém também um acervo de livros, objetos e material iconográfico, que retratam a história política e econômica do Brasil, a partir da segunda metade do século XIX até as primeiras décadas do século passado.
Endereço: Rua Santana, s/n - Centro - Itu
(11)4023-2525
http://www.turismoitu.com.br/2017/06/22/casa-do-barao/
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Casa do Barão / TurismoItu / Google - Fonte(s) Fotos: USP Imagens / Prefeitura de Itu /
Data Última Alteração: 16/02/2022