Conheça Salto - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Eduardo Saraiva
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA SALTO
Salto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º12’03” Sul e a uma longitude 47º17’13” Oeste, estando a uma altitude de 555 metros. O município é cortado pelo rio Tietê. Sua população estimada é de 120.000 habitantes.
É uma estância turística do interior do estado de São Paulo, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, entre as cidades de Itu e Indaiatuba. Deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê localizada à altura da Praça Archimedes Lammoglia.
Salto é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
Municípios próximos
Itu: 7.1 km
Indaiatuba: 14.3 km
Cabreúva: 19.5 km
Itupeva: 24 km
Porto Feliz: 24.4 km
Louveira: 36.8 km
História
Apesar de só ter se desmembrado da cidade de Itu no século XIX, o marco da fundação de Salto é considerado a inauguração da capela do sítio Cachoeira, em 16 de junho de 1698. O proprietário do sítio era o Capitão Antônio Vieira Tavares, um ex-bandeirante (sobrinho do famoso bandeirante Raposo Tavares), que adquiriu as terras na margem direita do rio Tietê, até então habitadas pelos índios guaianases. No local onde se encontrava a capela original foi erguida a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, construída entre 1928 e 1936.
Durante o século XVIII a área de Salto não era mais do que um agrupamento de sítios. Passou a ser mais relevante a partir do século XIX com a implantação da cultura cafeeira. A cidade de Itu se tornou um importante centro produtor e um núcleo de concentração de renda. Os barões do café começavam a se tornar uma força política à parte do Império. A área de Salto foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II por duas vezes, em 1846 e 1875. O Conde D’Eu visitou a cidade em 1874.
O que fazer em Salto
PARQUE DA ROCHA MOUTONNÉE
Para quem ama natureza, o Parque da Rocha Moutonnée precisa fazer parte do roteiro. O lugar é simplesmente o primeiro parque ecológico e geo-histórico da América do Sul, com formações rochosas super especiais.
O parque fica localizado na margem esquerda do Tietê, e foi criado para proteger uma formação rochosa com mais 500 milhões de anos, que é o grande barato para conhecer no parque.
Além de conhecer a rocha, o parque oferece uma ótima infraestrutura, com lago, quiosques, galpão para cursos e outras atividades didáticas, e é um ótimo lugar para passar o dia.
Endereço: Rod. Rocha Moutonée, s/n – Lot. Terras de Sao Pedro e Sao Paulo, Salto – SP, 13328-300
Funcionamento: das 8h às 16h30 de terça a domingo, e a entrada é gratuita.
COMPLEXO TURÍSTICO DA CACHOEIRA
Criado em função da cachoeira do Ytu-Guaçu, mais conhecida como Cachoeira do Salto Grande, o complexo abriga várias atrações que vale a pena conhecer!
A Cachoeira do Salto Grande é a maior queda d’água existente no rio Tietê, e foi a responsável pelo primeiro ciclo econômico da cidade com a instalação de tecelagens movidas pela força hidráulica.
A paisagem lá é muito bonita, e ao lado da cachoeira fica o Memorial do Rio Tietê, com o seu rico acervo que conta muito da história e cultura local, além da ilha dos Amores que fica acima da cachoeira.
MIRANTE DA PONTE ESTAIADA
Esse é um dos lugares mais legais de Salto, pois lá você poderá ter uma visão panorâmica da cidade e curtir um visual incrível!
A Ponte Estaiada e o Mirante do Rio Tietê foram inaugurados em 2016 e desde lá vem fazendo sucesso entre os moradores e visitantes da cidade.
O mirante conta com um elevador panorâmico que sobe 12 andares até o topo que é composto por um salão todo de vidro te dando uma vista de quase 360º.
Endereço: Rodovia da Convenção s/n- Salto/SP.
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo das 8:30h às 16:30h, a entrada é gratuita.
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT
Essa é a igreja que simboliza a fundação da cidade de Salto, em setembro de 1968. Ela foi construída em devoção a Nossa Senhora do Monte Serrat.
É um ponto que você precisa visitar na cidade, pois além de ser uma graça, é um marco na história da cidade.
Endereço: Praça da Bandeira, s/n, Centro- Salto/SP
Telefone: (11) 4029-5297
PARQUE DAS LAVRAS
O Parque Lavras e margeado pelo rio Tietê e possui cerca de 140 mil metros quadrados de área, sendo um espaço excelente para práticas de educação ambiental e ecoturismo.
Nesse parque você poderá fazer trilhas em meio a natureza e conhecer mais das paisagens locais, além de conhecer a nascente modelo, a praça do granito, o relógio do sol, o jardim das bromélias e o conjunto histórico-arquitetônico que foi construído em 1906.
Endereço: Praça João Paulo II, 87 – Jd. Itaguaçu – Salto/SP.
Horário de Funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h. A entrada é gratuita.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Salto”
Fonte: ieee.org.br/casalnomade.com
Créditos Imagem: Eduardo Saraiva
Sugestões Para Conhecer em Salto
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Complexo Turístico da Cachoeira Salto
Criado em função da cachoeira do Ytu-Guaçu, mais conhecida como Cachoeira do Salto Grande, o complexo abriga várias atrações que vale a pena conhecer!
ConhecerParque Natural Ilha da Usina - Salto
O Parque Natural da Ilha da Usina foi criado como um espaço voltado para o turismo pedagógico. Na visita são percorridos 230 metros de passarela suspensa por dentro da mata com painéis destacando algumas das espécies da flora e da fauna ali existentes.
ConhecerIchiban Culinária Japonesa Salto
Diversos tipos de sushis, sashimis, peixes grelhados, tempurá e shimeji, ambiente simples e opções para levar.
Conhecer