O que fazer em Salto - SP



CONHEÇA SALTO

Salto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º12’03” Sul e a uma longitude 47º17’13” Oeste, estando a uma altitude de 555 metros. O município é cortado pelo rio Tietê. Sua população estimada é de 120.000 habitantes.

É uma estância turística do interior do estado de São Paulo, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, entre as cidades de Itu e Indaiatuba. Deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê localizada à altura da Praça Archimedes Lammoglia.

Salto é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

Municípios próximos

Itu: 7.1 km         

Indaiatuba: 14.3 km      

Cabreúva: 19.5 km

Itupeva: 24 km

Porto Feliz: 24.4 km

Louveira: 36.8 km

História

Apesar de só ter se desmembrado da cidade de Itu no século XIX, o marco da fundação de Salto é considerado a inauguração da capela do sítio Cachoeira, em 16 de junho de 1698. O proprietário do sítio era o Capitão Antônio Vieira Tavares, um ex-bandeirante (sobrinho do famoso bandeirante Raposo Tavares), que adquiriu as terras na margem direita do rio Tietê, até então habitadas pelos índios guaianases. No local onde se encontrava a capela original foi erguida a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, construída entre 1928 e 1936.

Durante o século XVIII a área de Salto não era mais do que um agrupamento de sítios. Passou a ser mais relevante a partir do século XIX com a implantação da cultura cafeeira. A cidade de Itu se tornou um importante centro produtor e um núcleo de concentração de renda. Os barões do café começavam a se tornar uma força política à parte do Império. A área de Salto foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II por duas vezes, em 1846 e 1875. O Conde D’Eu visitou a cidade em 1874.

O que fazer em Salto

PARQUE DA ROCHA MOUTONNÉE

Para quem ama natureza, o Parque da Rocha Moutonnée precisa fazer parte do roteiro. O lugar é simplesmente o primeiro parque ecológico e geo-histórico da América do Sul, com formações rochosas super especiais.

O parque fica localizado na margem esquerda do Tietê, e foi criado para proteger uma formação rochosa com mais 500 milhões de anos, que é o grande barato para conhecer no parque.

Além de conhecer a rocha, o parque oferece uma ótima infraestrutura, com lago, quiosques, galpão para cursos e outras atividades didáticas, e é um ótimo lugar para passar o dia.

Endereço: Rod. Rocha Moutonée, s/n – Lot. Terras de Sao Pedro e Sao Paulo, Salto – SP, 13328-300

Funcionamento: das 8h às 16h30 de terça a domingo, e a entrada é gratuita.

COMPLEXO TURÍSTICO DA CACHOEIRA

Criado em função da cachoeira do Ytu-Guaçu, mais conhecida como Cachoeira do Salto Grande, o complexo abriga várias atrações que vale a pena conhecer!

A Cachoeira do Salto Grande é a maior queda d’água existente no rio Tietê, e foi a responsável pelo primeiro ciclo econômico da cidade com a instalação de tecelagens movidas pela força hidráulica.

A paisagem lá é muito bonita, e ao lado da cachoeira fica o Memorial do Rio Tietê, com o seu rico acervo que conta muito da história e cultura local, além da ilha dos Amores que fica acima da cachoeira.

MIRANTE DA PONTE ESTAIADA

Esse é um dos lugares mais legais de Salto, pois lá você poderá ter uma visão panorâmica da cidade e curtir um visual incrível!

A Ponte Estaiada e o Mirante do Rio Tietê foram inaugurados em 2016 e desde lá vem fazendo sucesso entre os moradores e visitantes da cidade.

O mirante conta com um elevador panorâmico que sobe 12 andares até o topo que é composto por um salão todo de vidro te dando uma vista de quase 360º.

Endereço: Rodovia da Convenção s/n- Salto/SP.

Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo das 8:30h às 16:30h, a entrada é gratuita.

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT

Essa é a igreja que simboliza a fundação da cidade de Salto, em setembro de 1968. Ela foi construída em devoção a Nossa Senhora do Monte Serrat.

É um ponto que você precisa visitar na cidade, pois além de ser uma graça, é um marco na história da cidade.

Endereço: Praça da Bandeira, s/n, Centro- Salto/SP

Telefone: (11) 4029-5297

PARQUE DAS LAVRAS

O Parque Lavras e margeado pelo rio Tietê e possui cerca de 140 mil metros quadrados de área, sendo um espaço excelente para práticas de educação ambiental e ecoturismo.

Nesse parque você poderá fazer trilhas em meio a natureza e conhecer mais das paisagens locais, além de conhecer a nascente modelo, a praça do granito, o relógio do sol, o jardim das bromélias e o conjunto histórico-arquitetônico que foi construído em 1906.

Endereço: Praça João Paulo II, 87 – Jd. Itaguaçu – Salto/SP.

Horário de Funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h. A entrada é gratuita.

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Salto”

 

Fonte: ieee.org.br/casalnomade.com
Créditos Imagem: Eduardo Saraiva


Escolha os Pontos Turísticos em Salto
Não sabe o que fazer em Salto? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Salto
Escolha Sua Hospedagem e Onde Ficar em Salto
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Salto. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Salto
Escolha Onde Comer em Salto
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Salto. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Salto
Utilidades e Emergências em Salto
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Salto. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Salto

Foto:Eduardo Saraiva

Sugestões Para Conhecer em Salto

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

O Jeito Simples, Seguro e Econômico de Reservar Sua Hospedagem

RESERVE AQUI:

Parceiros - Booking - Melhores Ofertas em Hospedagens
Parque de Lavras Salto

Parque de Lavras Salto

O Parque Lavras e margeado pelo rio Tietê e possui cerca de 140 mil metros quadrados de área, sendo um espaço excelente para práticas de educação ambiental e ecoturismo.

Conhecer
Alji Hotel Salto

Alji Hotel Salto

Com quartos mais amplos, acessíveis e ainda mais confortáveis, sua missão é sempre se manter atualizados com os avanços tecnológicos e receber bem os hóspedes, porque tem prazer em servir.

Conhecer
Mazzeto Pizzaria Salto

Mazzeto Pizzaria Salto

Há mais de 60 anos oferecendo o tradicional sabor da pizza.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2023 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99367-7070 ·