Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só confirmar o e-mail enviado para você e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Refúgios em Sorocaba

Onde Visitar em Sorocaba
Não sabe o que fazer em Sorocaba? Selecionamos os melhores lugares para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS OPÇÕES
Onde Ficar em Sorocaba
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Sorocaba. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS OPÇÕES
Onde Comer em Sorocaba
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Sorocaba. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS OPÇÕES
Utilidades e Emergências em Sorocaba
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Sorocaba. CLIQUE AQUI E CONFIRA OS ENDEREÇOS E TELEFONES
Sorocaba

Foto:Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

CONHEÇA SOROCABA

A Lei Provincial nº 5, de 5 de fevereiro de 1842, elevou Sorocaba à Categoria de Cidade, juntamente com Curitiba (que ainda pertencia a São Paulo) e a Vila de São Carlos, que passou a chamar-se Campinas. A Comarca foi criada em 30 de março de 1871, pela Lei Provincial nº 39.

Ciclos distintos marcaram o desenvolvimento da cidade fundada por Baltazar Fernandes. No primeiro ciclo, com o Bandeirantismo, quando os sorocabanos alargaram as fronteiras pátrias para muito além do que previa o Tratado de Tordesilhas.

O segundo ciclo é o do Tropeirismo, marcado pelas famosas Feiras de Muares que transformavam a cidade numa verdadeira metrópole pela presença de brasileiros que realizavam grandes negócios na cidade. Também neste ciclo, observa-se o progresso da policultura e o pioneirismo do plantio do algodão.

Num outro ciclo, a indústria passa a ocupar lugar de destaque na economia sorocabana. Mais tarde, verifica-se um quarto ciclo, o do ensino, que embora venha desde a fundação da cidade, apenas em meados do século passado começou a tomar impulso, chegando neste século a grande desenvolvimento. No momento Sorocaba conta com escolas de todos os níveis, em número considerável, dando origem ao apelido de: “Cidade das Escolas e Indústrias”.

Atualmente, como mais um ciclo que caracteriza sua história, Sorocaba representa um centro comercial em evolução. Ao lado de seu Parque Industrial bastante diversificado, de suas escolas lutando agora por sua Universidade, Sorocaba representa uma cidade em que há grande circulação de riquezas, sendo hoje a quarta cidade em crescimento de arrecadação do Estado.

Municípios Próximos:

Votorantim: 4 km

Salto de Pirapora: 20 km

Alumínio: 20.1 km         

Piedade: 23.2 km           

Dados Demográficos

O município se estende por 449 km² e contava com 679 378 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 1 513,1 habitantes por km² no território do município.

Apesar de ser uma cidade de médio porte, produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB (Produto Interno Bruto) acima dos R$32 bilhões, o décimo nono maior PIB do país, na frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis.

Vizinho dos municípios de Votorantim, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, Sorocaba se situa a 68 km a Norte-Oeste de Osasco.

Meio Ambiente

Sorocaba é um município Verde Azul, participa do programa do estado que busca tornar o município ambientalmente sustentável. Sorocoaba tem 2.800 nascentes catalogadas, sendo que 10% delas estão em áreas de proteção, as restantes paulatinamente estão sendo incluídas no programa de proteção através do contato da prefeitura com os proprietários das áreas. Quanto a mata ciliar, a prefeitura iniciou um programa de proteção de curto, médio e longo prazo. A coleta seletiva passou a ser realidade em 2007, com bons resultados com o trabalho integrado entre prefeitura, diversas cooperativas e ONGs.

As ciclovias também são uma realidade, conta com 56km de ciclovias. A meta é chegar até 120 km até 2012. Além disso foi instalado um bicicletário com 60 bicicletas.

A cidade conta com diversos parques municipais e tem como destaque o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, com mil animais de mais de 300 espécies. É considerado um dos mais completos da América Latina.

História

A história de Sorocaba tem início em 1599. Don Francisco de Souza, governador-geral do Brasil (entre 1591 a 1602), ainda acreditando na existência de ouro, esteve na região e levantou o pelourinho " símbolo do poder real na Nova Vila de Nossa Senhora da Ponte de Mont Serrat. Em 1654, o capitão Baltazar Fernandes mudou-se para a região com a família e escravaria e fundou um povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba que na linguagem Tupi-Guarani significa "Terra Rasgada". Sorocaba com o passar dos anos, devido a sua posição estratégica, tornou-se marco obrigatório para os Tropeiros, eixo econômico entre o Norte, o Nordeste e o Sul.

A cidade, com o fluxo de tropeiros, ganhou uma Feira de Muares, onde brasileiros de todos os Estados reuniam-se para comprar e vender animais. Novos ciclos de desenvolvimento marcaram a história de Sorocaba, incrementando a partir de 1875, com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana.

Indústrias têxteis de origem inglesa instalaram-se na cidade e tornaram-na conhecida como a Manchester Paulista. Foi pelos trilhos da velha Sorocabana que chegou o progresso e logo o pequeno vilarejo desdobrou seu espaço, multiplicou sua população, passou a cidade, chegou a município e acabou investida na condição de Comarca.

O declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 1970, diversificou o seu parque industrial, hoje com aproximadamente 1.500 empresas, entre elas algumas principais do país. A história de Sorocaba está presente em edifícios seculares, verdadeiras relíquias da arquitetura, como o Mosteiro de São Bento, com suas paredes de taipa; a Igreja Catedral, a Casa da Marquesa de Santos (Museu Histórico Sorocabano), o Casarão de Brigadeiro Tobias, Estação Ferroviária, entre outros.

O que fazer em Sorocaba

Conheça alguns pontos turísticos da cidade:

Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

Inaugurado em 20 de outubro de 1968 e classificado pelo Ibama na "categoria A" entre os zoológicos brasileiros, o Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" de Sorocaba é referência em toda América Latina nas áreas de lazer, pesquisas, educação ambiental, preservação e reprodução de espécies.

Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira, recebendo de 500 mil a mais de um milhão de visitantes por ano.

O parque, que funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, fica localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

Parque Natural dos Esportes Chico Mendes

O Parque "Chico Mendes" foi inaugurado em 22 de dezembro de 1977, ocupando cerca de 145 mil m². Sua vegetação é de Mata Atlântica natural, enriquecida com eucaliptos e trilhas. O local oferece playground, pista de caminhada, sanitários, bebedouros quiosques para churrasco e lago, viveiro de mudas, além de oferecer programas de educação ambiental e sediar eventos.

O endereço é avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.

 Aberto diariamente, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas

Jardim Botânico foi estruturado para ser um importante centro de conservação da biodiversidade. Com uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o novo cartão postal da cidade está localizado entre as Ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas. Destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, esse novo espaço ecológico tem como principal objetivo trabalhar com as espécies locais e regionais da flora. O principal edifício do Jardim Botânico de Sorocaba é o Palacete de Cristal. Com uma área de 500 m², o prédio teve como referências os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba. O local ainda possui um orquidário, roseiral, salão multiuso e um mirante.

 O Jardim Botânico de Sorocaba funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

A entrada é gratuita.

Parque dos Espanhóis

A área tem cerca de 20 mil m2, com projeto arquitetônico com influência da arquitetura e arte espanhola. É o parque com o maior palco ao ar livre de Sorocaba, com cobertura, sistemas de som, iluminação especial, camarim e capacidade para cerca de 20 mil espectadores. A estrutura é formada por Clube Social, área verde arborizada, pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de caminhada, lago e playground.

Para conhecer mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” nos Refúgios em Sorocaba!

 

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo/Memorial Sorocaba/Cidade Brasil/Corretora Renata Matos
Créditos Imagem: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

Sugestões Para Conhecer em Sorocaba

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos, hotéis e restaurantes. Faça Agora o seu Roteiro... Programe-se!

Ibis Styles Sorocaba Santa Rosalia

Ibis Styles Sorocaba Santa Rosalia

Hotel de design econômico, aberto às mentes criativas. O Ibis Styles Sorocaba é um hotel com design novo, moderno, com a temática mostrando a paixão por selos postais, perfeito para sua estadia.

Conhecer
Panorâmico Shopping Center Sorocaba

Panorâmico Shopping Center Sorocaba

Variedade de lojas, lazer e cinema no Jardim Vergueiro.

Conhecer
Bar do Argentino Sorocaba

Bar do Argentino Sorocaba

Um pedaço de Buenos Aires em Sorocaba.

Conhecer

Otimize Sua Experiência No Refúgios

Nosso objetivo é que você encontre ONDE COMER, ONDE FICAR e ONDE CONHECER em poucos cliques e em um único site.

Você poderá conhecer a cidade e seus principais Refúgios. Ex: Clique Aqui

Se for visitar uma cidade e desejar conhecer as cidades vizinhas, você pode escolher seus lugares por região, após escolher mostraremos os lugares por categorias. Confira o exemplo

Após criar um login e senha, você poderá marcar seus lugares favoritos que deseja visitar e acessar sempre que desejar.

E olha que incrível! Você poderá criar seu Roteiro de Viagem e selecionar os lugares que pretende visitar com o carrinho. Crie seu Roteiro Agora!

Após realizar sua viagem você poderá fazer upload de suas fotos preferidas, comentar o que achou de cada lugar e dar sua nota. E o melhor, você poderá indicar o roteiro que você fez para seus amigos e ainda, compartilhar sua experiência nas redes sociais. Confira como está ficando o meu Roteiro Gastronômico.

DESEJAMOS UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA E BOA VIAGEM!

Copyrights © 2020 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 94543-2136 ·