Melhores Religião em Sorocaba - Onde Visitar em Sorocaba - SP
Construída há mais de 200 anos, é um verdadeiro marco histórico de Sorocaba! Sua arquitetura preservada e sua importância histórica e religiosa vale a pena ser vista.
A Catedral
Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte é sede da Arquidiocese de Sorocaba, tendo atualmente como Pároco Padre Tadeu Rocha Moraes. Construída há mais de 200 anos, marco histórico de Sorocaba, a igreja abriga a imagem de Nossa Senhora da Ponte que data de 1771 que atualmente encontra-se no altar principal em estilo barroco. Hoje reformada e consagrada como catedral destaca-se pelas quatro imagens dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João que guardam a sua fachada. Padroeira da cidade e da Arquidiocese de Sorocaba, Nossa Senhora da Ponte é invocação única no Brasil.
História da Catedral:
Este não foi o primeiro templo católico da cidade de Sorocaba. Já existiam outros. Dom Manuel da Ressurreição (Bispo da Diocese de São Paulo) autorizou a transferência da Matriz para esta nova construção em 1.782. Passou por muitas intervenções para conservação e adaptações a novos tempos e realidades. Entre elas destaque-se a que aconteceu a partir de 1.918 quando a Matriz (sede da Paróquia) foi transferida para a Capela de Santo Antônio e foi então preparada para ser Catedral o que aconteceu em 1o de janeiro de 1.925; outras intervenções por iguais motivos se sucederam quando a partir de 1.930 a partir da cúpula começou a ser decorada com pinturas utilizando a técnica de estêncil de autoria do Sr. Ernesto Tomazzini e que se estendeu por toda a igreja; no final dos anos 40. Francisco Antônio Cangro contratou os trabalhos do pintor Bruno de Giustti que pintou sobre os trabalhos de Ernesto Tomazzini. Antônio Simon Sola inaugurou sua nova fachada em 15 de agosto de 1.961 além de ter realizado importante trabalho de conservação das obras de arte e implantado novo teto na nave descaracterizando seu estilo basilical; com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II recebeu adaptações sob os cuidados e orientações dos zelosos Párocos Mons. A última e radical foi no início deste século sob a orientação do atual Pároco e com total aprovação dos órgãos e autoridades eclesiásticos e civis.
Suas restaurações:
A conservação e a restauração da Igreja Catedral exigiram um conjunto de ações complexas envolvendo obras civis e restaurações especializadas. Nesse sentido, através de um diagnóstico inicial executado por restauradores especializados da empresa Ateliê, Arte e Restauração, foi planejada a execução dos trabalhos de restauração, contemplando a Capela do Santíssimo (pintura mural do teto e as duas pinturas sobre tela) e oito nichos que integram um conjunto de pinturas murais do artista Bruno Di Giusti. O diagnóstico também registrou a criticidade no que se refere ao impacto da umidade no prédio da Igreja, gerando várias interferências e patologias em todo o acervo da Igreja. Os trabalhos iniciaram-se em outubro de 2015, na Capela do Santíssimo. Além de supervisão técnica, e dos restauradores especializados: Hernando Freire de Almeida e Rejane Ferretto D’Azevedo, as obras também foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio de Sorocaba – CMDP.
Restauração Capela do Santíssimo: A restauração da Capela do Santíssimo compreendeu as pinturas murais: O Sacrifício de Abrão, Cordeiro Imolado e as pinturas: Discípulos de Emaús e A multiplicação dos pães e peixes, datados de 1954; As obras apresentavam várias patologias (sujidade, perdas e desprendimentos da camada pictórica, abaulamentos, bordas fragilizadas, retoques, etc.) foram integralmente restauradas e concluídas em março de 2016.
Restauração São Vicente de Paulo: A restauração da pintura mural (óleo sobre parede), de São Vicente de Paulo datada de 1949, apresentava vários problemas, entre elas se entre elas o alto grau de umidade descendente. Para a restauração foi necessário o isolamento do nicho para a segurança dos fiéis e dos restauradores. A restauração foi concluída em dezembro de 2016.
Horários da Igreja:
A Igreja: Segunda a sábado das 9h às 17h ; Domingo das 7h às 13h e das 17h às 21h
Secretaria: Segunda a sexta das 09 às 17h ; Aos Sábados das 09 às 12h
Confissões: Terça e sexta-feira das 9h30min às 11h ; De terça a quinta-feira das 14h30min às 17h
Batizados: 4° Domingo 10h – Informações na Secretaria.
Outros horários:
Adoração ao Santíssimo: Segunda e quinta-feira, 13h às 17h.
Irmandade Nossa Senhora das Dores: Todo dia 15, 17h30.
Grupo de Oração - Renovação Carismática: Quarta-Feira, 20h.
Missa da Esperança: 1ª segunda-feira do mês, 18h15.
Pastoral da Saúde: Segunda- feira, 15h.
Grupo de Jovens: Todos os domingos, 15h30.
Distribuição de Lanches: Todos os dias, 19h.
Além de poder apreciar a beleza interior da catedral, você também pode reviver a importância histórica e religiosa que esse lugar possui.
Endereço: Praça Cel. Fernando Prestes, s/n - Centro - Sorocaba
(15)3233-3233
(15)9977-4323
http://www.catedraldesorocaba.org.br/
https://www.instagram.com/catedralsorocaba/
https://www.facebook.com/sorocabacatedral/
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Catedral Metropolitana de Sorocaba - Fonte(s) Fotos: Prefeitura de Sorocaba ; Arquidiocese de Sorocaba ; Jornal Cruzeiro do Sul ; Globo Play ;
Data Última Alteração: 06/05/2021