Conheça Salto de Pirapora - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Marcio Roberto Antunes de Almeida
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA SALTO DE PIRAPORA
Com quase 107 anos, Salto de Pirapora, a 130 km de São Paulo, surgiu a partir do sonho de Antônio Fogueteiro e de Felício Lencione, dois operários que trabalhavam em pedreiras calcárias. Emancipada apenas em 1953, hoje, apesar de não ser considerada uma estância turística, beneficia-se de todo o rico passado, no presente, e investe no futuro.
O município, com pouco mais de 40 mil moradores, mesmo com seu aspecto sossegado, possui forte potencial industrial, representando mais de 34% do PIB (Produto Interno Bruto) a preços correntes da cidade, que, em 2010, foi de R$ 554.193 mil. Há pouco mais de cinco décadas, a cidade tem sido destino de empresas atraídas pela extração do minério, pela agricultura, pecuária e setor moveleiro. E enquanto caminha em direção ao desenvolvimento, conserva o clima bucólico e a beleza de um vilarejo do interior.
Municípios Próximos
Piedade: 17.2 km
Votorantim: 17.9 km
Sorocaba: 20 km
Iperó: 34.7 km
Tapiraí: 35.3 km
Ibiúna: 35.5 km
História
Salto de Pirapora foi fundada por Lavradores e Operários, comandados por Antônio Maximiano Fidélis, mais conhecido como “Antonio Fogueteiro” e por Felício Lencione, que no dia 24 de Junho de 1906, apesar de virarem alvo de piadas para os companheiros, pois ninguém acreditava que levassem a idéia adiante, rezaram a primeira prece no local e demarcaram o lugar onde seria a sede do município.
Lavradores e operários das caieiras (fornos de cal) se reuniam nas vizinhanças daquelas primeiras casas ainda não alinhadas e festejavam São João com fogueiras, mastro e reza ao ar livre. O promotor da reza era justamente o fogueteiro, ajudado pelo negociante Antônio Goes, sendo a sua venda (comércio) o ponto de reunião, como em toda parte. Não faltava a Santa Cruz. Fogueteiro, Felício Lencione e João de Goes, fizeram uma carpida exatamente no terreno onde hoje está a Igreja Matriz e levantaram um mastro com uma bandeira do santo precursor, rezaram, soltaram fogos. Fogueteiro dizia, entre risos e zombarias dos mercadores e outros presentes: “aqui ainda vai ser uma cidade”. Ele é que estava certo. No ano seguinte, foi construída a primeira capela local (onde está a nossa Matriz), por João de Góis, que ainda ofertou uma imagem de São João Batista à pequena igreja.
O santo, desde então, ficou como padroeiro de Salto de Pirapora. No dia 6 de outubro de 1907, o Padre Luiz Sicluna celebrou a primeira missa na capela, com a presença de todos que moravam no pequeno povoado, e que ajudaram na construção da capela. Mais tarde, o mesmo padre, reuniu novamente esse pessoal e construiu no local a Matriz, que ainda funciona até os dias de hoje. Em 1911, Salto de Pirapora, foi elevada a vila e incorporada como distrito do município de Sorocaba, pela Lei nº 1250, de 18 de Agosto de 1911, que criava o Distrito de Paz pertencente à comarca de Sorocaba.
Em 1912 João Almeida Tavares foi nomeado o primeiro tabelião do nosso distrito. Em 1912 começaram a aparecer os primeiros carros, puxados por bois, que ajudaram muito no progresso do pequeno povoado, pois com eles iniciaram-se os transportes de madeira, produtos da agricultura local, como o arroz, algodão feijão e batata, para outras regiões. Em 1922 organizou-se uma comissão para construir a Igreja Matriz, sendo o seu chefe o coronel Manoel Ferreira Leão, que ao lado de sua esposa e tendo como auxiliares Silvino Dias Batista, Belarmino de Serqueira César, David Teixeira, Balduino Antunes de Oliveira, Pedro dos Santos e João Brizola de Almeida levaram a cabo a empreitada seguindo a planta do arquiteto e padre Luiz Sicluna. A tão batalhada emancipação chegou somente em 1953, através de um plebiscito, na qual votaram os 657 eleitores que ali residiam na época. Desses eleitores, 475 votaram a favor do desligamento político da vila, 174 votaram contra, 4 votaram em Branco e teve 4 votos Nulos.
Finalmente, no dia 30 de Dezembro de 1954, Salto de Pirapora se eleva à categoria de Município pela Lei 2456.
E a partir dessa data, nosso município não parou de crescer, pois, aqui se instalaram varias indústrias buscando a grande riqueza que a extração de Minérios fornecia.
Fonte: saltodepirapora.sp.gov.br/cidade-brasil.com.br/jornalcruzeiro.com.br
Créditos Imagem: Marcio Roberto Antunes de Almeida
Sugestões Para Conhecer em Salto de Pirapora
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Cachoeira do Rio Pirapora Salto de Pirapora
É uma beleza à parte e destino dos que desejam um tempo para relaxar ou praticar atividades físicas ao ar livre.
ConhecerCachoeira do Rio Pirapora Salto de Pirapora
É uma beleza à parte e destino dos que desejam um tempo para relaxar ou praticar atividades físicas ao ar livre.
ConhecerPraça da Criança Rodrigo Fernandes Salto de Pirapora
Popularmente conhecido como "Calçadão", a praça, inaugurada no início da década de 1990, já foi local de lazer entre crianças devido aos itens de recreação que existiam em suas dependências.
Conhecer