Melhores Museus em Itu - Onde Visitar em Itu - SP
Sobre:
O Museu da Energia de Itu ocupa os salões de um grande sobrado do século XIX.
Concluído em 1847, o casarão exibe antigas técnicas de construção. Nas paredes externas, que sustentam o primeiro pavimento e o telhado, foi usada a taipa de pilão (barro prensado) e, nas paredes internas, o pau a pique (trançado de madeira revestido de barro). A fachada principal, voltada para a rua, foi revestida de azulejos.
Originalmente, o sobrado servia de moradia para membros da família Pacheco, ricos produtores de açúcar. Mas em 1908 ele foi vendido à Companhia Ituana de Força e Luz. Por noventa anos, abrigou os escritórios das empresas de eletricidade que atuaram em Itu: a Ituana (1908-1927), a The São Paulo Light & Power (1927-1981), a Eletropaulo (1981-1997) e a Empresa Bandeirante de Energia (1997-1998).
Em 1998, o sobrado de Itu foi doado à Fundação Energia e Saneamento, que iniciou o seu restauro. O Museu da Energia de Itu foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999.
O sobrado:
O Museu localiza-se em um sobrado do século XIX, construído em taipa de pilão e pau-a-pique e que possui revestimento em azulejaria portuguesa na fachada principal. Acredita-se – devido à prospecção realizada nas paredes de taipa e vãos das janelas – que inicialmente seria uma construção térrea e, por volta de 1847, teria recebido as taipas do segundo pavimento. Nessa época, o sobrado pertencia a Ignácia Joaquina Corrêa Pacheco e sofreu diversas reformas, com acréscimo de cômodos erguidos em pau-a-pique e decoração pictórica das paredes. Em 1907, o edifício foi herdado por Francisco de Assis Pacheco Jr., sobrinho de Ignácia, e vendido à Companhia Ituana de Força e Luz, em 1908, tornando-se sede da Companhia e sua agência de atendimento público. Em 1927, a São Paulo Tramway, Light & Power Co., Ltd. (Light) assumiu o controle acionário da Companhia e manteve o térreo do prédio como agência e loja de materiais elétricos. No andar superior, fez adaptações para que servisse de moradia a seu agente, Victorio Bombana, que já trabalhava na Ituana desde a década de 1920 e residiu no sobrado entre 1931 e 1971. O sobrado passou à Eletropaulo – Eletricidade de São Paulo S.A. em 1981, quando a Light foi transferida ao Governo do Estado de São Paulo. O térreo continuou funcionando como agência e, em 1994, implantou-se o Museu da Eletropaulo no andar superior. Em 1998, o edifício foi incorporado à Bandeirante Energia S.A., que o doou à Fundação Energia e Saneamento, quando da sua criação, em março do mesmo ano. As obras de restauro começaram em julho de 1998 e foram concluídas em novembro de 1999, devolvendo ao imóvel as características da arquitetura urbana do século XIX e adaptando algumas áreas para a infra-estrutura do Museu. Em dezembro do mesmo ano, o Museu da Energia de Itu foi inaugurado no sobrado, no Centro Histórico da cidade, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Ficha técnica
Ano da construção: casa térrea no século XVIII; sobrado em 1847
Ano do projeto de reestruturação: 1998
Conclusão da obra: 1999
Área do terreno: 772,12m²
Área construída: 697,00m²
Tipologia da edificação: sobrado (térreo + 1 pavimento)
Uso e ocupação:
- Residência - século XIX
- Residência, comércio e agência de atendimento - século XX
- Agência Eletropaulo Eletricidade de São Paulo - 1981
- Museu da Eletropaulo e agência de atendimento - 1994
- Museu da Energia da Fundação Energia e Saneamento - 1999
Técnica construtiva: a técnica construtiva utilizada foi a de taipa de pilão, e o pau a pique como vedação da estrutura de madeira
Horário de Funcionamento
Segunda-feira: FECHADO
Demais dias: das 10h as 17h
- Ingresso: R$ 4,00
- Meia-entrada: estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante, jovem de baixa renda com ID Jovem.
- Isenção: escolas públicas (mediante agendamento, entrega de ofício e declaração), professores, maiores de 60 anos, guias e monitores de turismo, policiais civis, militares e guardas municipais, grupos em situação de vulnerabilidade, instituições sem fins lucrativos e funcionários das empresas mantenedoras da Fundação Energia e Saneamento.
- Entrada gratuita: aos sábados, a todos os públicos, exceto grupos.
*Visitação gratuita às quartas-feiras.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4022 6832 ou pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br.
Ação Educativa
Além das visitas orientadas, os grupos podem realizar atividades educativas complementares mediante agendamento.
Endereço: Rua Paula Souza, 669 - Centro - Itu
(11)3224-1499
http://www.energiaesaneamento.org.br/
https://www.instagram.com/museudaenergia/
https://www.facebook.com/museudaenergia
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): /www.museudaenergia.org.br/ - Fonte(s) Fotos: jornalcruzeiro.com.br/museus.cultura.gov.br/turismoitu.com.br//saopaulodefato.com/twitter.com
Data Última Alteração: 16/12/2020
Vale a experiência.