Melhores Museus em Itu - Onde Visitar em Itu - SP

Criado em 2007, o charmoso Museu da Música, localizado em Itu, cidade do interior de SP, é uma instituição de guarda e pesquisa de referenciais sobre a produção e reprodução da música em Itu. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu.

A MISSÃO DO MUSEU!

O Museu da Música – Itu, pretende desencadear, na região do Médio Tietê, ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação dos referenciais musicais das diversas comunidades, contribuindo para o fortalecimento da cultura local, e consequentemente da cidadania, no encontro com seu passado e reconhecimento de seu papel social.

A CASA DO MUSEU!

A casa que abriga o Museu da Música – Itu foi construída, em 1890, pelo comerciante português Manoel Joaquim da Silva. É tombada pelo CONDEPHAAT como patrimônio material do Estado de São Paulo. Serviu sempre de residência. Desde 1949 abrigou a família do músico italiano Luís de Francisco.

INSTITUTO CULTURAL!

O Instituto Cultural de Itu foi criado a 2 de fevereiro de 1999 com o objetivo de desenvolver propostas de ação cultural em Itu. É formado por especialistas nas áreas de Patrimônio Cultural, Música, Educação, Psicologia Social e História.

Está estabelecendo parcerias com entidades culturais da cidade, a fim de fortalecer, juntamente com outros grupos, o desenvolvimento cultural da comunidade ituana. Em 2007 criou o Museu da Música – Itu. Em 2008 realizou o encontro “Patrimônio Cultural de Itu – Diálogo 2008”. Desde 2009 realiza ações educativas, concertos, publicações e palestras para difusão da cultura regional. Criou e mantém a Schola Cantorum de Itu, o Núcleo Cultural da Folia do Divino em Itu e mantém a Biblioteca Histórica Padre Luiz D'Elboux (Igreja do Bom Jesus).

O ACERVO DO MUSEU!

ARCHIVUM é um dos projetos do Museu da Música – Itu, criado para preservar, restaurar e reapresentar o repertório de músicas que está sob sua custódia.  O acervo é composto por conjuntos documentais de compositores, instrumentistas de Itu e instituições de Itu. É de expressiva relevância para a história da música brasileira, remontando quase 200 anos de história, obras datadas desde a década de 1830.

Por que preservar papéis? Por que preservar denominadores da memória? Por que guardar e manter vivos acervos culturais? Estas questões passam despercebidas em nosso dia-a-dia, pela velocidade de nossas atitudes cotidianas, sempre ligadas à sobrevivência, aos ditames do Capitalismo.

Porém os referenciais do passado, da cultura, que dão suporte ao nosso conhecimento, passado de geração em geração, aquilo que saberão os nossos filhos e os filhos de seus filhos, precisa ser preservado em alguma instituição, para que haja memória e aprendizado pela Humanidade.

É lugar comum acharmos que o passado é preservado pelo Estado, pelas instituições do governo. De fato é. Porém alguns tipos de documentação não encontram lugares de expressão nas pequenas comunidades, como, por exemplo, o arquivo histórico musical. Se a cidade de Itu detém uma riqueza tão expressiva de acervo musical, é necessário preservar, como forma de manter viva a memória de um passado que se mantém expressivo nos diversos grupos culturais de hoje.

Desde que o Museu da Música – Itu foi criado, em 2007, seu objetivo é preservar e divulgar seu acervo, em forma de concerto ou através de um site, mostras temporárias, projetos educativos em escolas e instituições. Além do acervo de partituras o Museu da Música preserva cerca de 300 objetos, gravações, documentos e imagens sobre a história da música em Itu.

Através do projeto ARCHIVUM o Museu da Música - Itu se propõe a: Quantificar os acervos já doados ou sob guarda permanente; Higienizar os acervos doados, folha a folha, expurgando insetos e marcas; Organizar os acervos dentro dos padrões internacionais de arquivologia; Acondicionar os fundos e coleções; Inventariar o acervo através de um catálogo das obras; Permitir pesquisa pública para especialistas; Divulgar o acervo através de mostras, site e concertos. Em 2018 há cerca de 40 coleções de partituras, cerca de 10 mil documentos catalogados e preservados no acervo.

DIFUSÃO DE ACERVO MUSICAL!

Desde 1995 uma equipe de músicos ituanos, hoje ligados ao Museu da Música – Itu, tem se dedicado à transcrição de obras de compositores locais para serem executadas pelo Coro da Associação Cultural Vozes de Itu e pela Schola Cantorum de Itu. Esta atividade é fundamental para a difusão do repertório, para que o acervo se torne um elemento vivo da cultura na atualidade, um patrimônio presente na vida de Itu. O elenco de obras pesquisadas (encontradas já transcritas) ou restauradas (transcritas) é expressivo. Ao todo foram trinta e sete obras. Uma listagem também serve para se ter noção do volume já pesquisado e trazido à vida. As obras foram transcritas por Alfredo Abbati, Luís Roberto de Francisco, Paulo Longarez, Rafael Gavioli, Vinícius Gavioli e Giancarlo Staffetti e Daniel Guimarães.

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 480 - Centro - Itu

http://www.museudamusicaitu.com.br/

https://www.facebook.com/museudamusicaitu/


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Museu da Música / Google - Fonte(s) Fotos: Turismo Itu / Grande Itu / Solutudo / Itu.com.br
Data Última Alteração: 17/02/2022