Melhores Espaços Culturais em Itu - Onde Visitar em Itu - SP

O charmoso Cruzeiro de São Francisco, em Itu, interior de SP, se ergue imponente, observando os anos correrem a seus pés, único sobrevivente do conjunto formado pela Capela e Convento da Ordem Terceira, erguidos por Franciscanos entre o séculos XVII e XVIII.

Sua construção é atribuída à Frei Antônio de Pádua. No antigo largo de São Francisco, atual Praça Dom Pedro I. O único registro que nos permite ter uma ideia do conjunto que no local existia, é uma aquarela do pintor Miguelzinho Dutra, pintor ituano, datada no século XIX e intitulada "Largo de São Francisco". Essa pintura nos mostra que o pátio desse conjunto era murado, possuindo uma abertura central em frente ao cruzeiro.

O monumento de valor ímpar localizado no Centro Histórico de Itu é mais um atrativo turístico da cidade que teve seu valor histórico e cultural recuperado. É o único elemento que restou do conjunto arquitetônico franciscano do final do século XVIII, o Cruzeiro foi construído por Joaquim Pinto de Oliveira, o Mestre Tebas, autor também de diversas obras relevantes da capital paulista como os ornamentos de pedra da fachada das principais igrejas paulistanas da época, como a da Ordem Terceira do Carmo (1775-1776), a do Mosteiro de São Bento (1766 e 1798), a da velha Catedral da Sé (1778), a da Ordem Terceira do Seráfico São Francisco (1783).

Por meio de estudos realizados desde 2018, detectou-se que o Cruzeiro foi erguido em arenito e varvito, fazendo dele um objeto único no mundo devido ao material empregado em sua construção. Destaque especial para o varvito, rocha sedimentar, muito utilizada na fundação de casas e calçadas ituanas devido sua abundância, proximidade e facilidade de extração.

Mestre Tebas!

De talento ímpar Tebas era escravo e conquistou sua alforria por volta de 1775, desde então teve em mãos a decisão de quais trabalhos queria executar e mostrar todo seu talento e, o mais importante, sendo remunerado como Oficial de Cantaria de Pedra e Pedreiro.

Por muito tempo havia registro da passagem de Tebas apenas pela capital paulista, mas estudiosos acreditavam que, devido ao seu talento e magnitude de suas obras, Tebas teria estado em outras localidades. Foi então que, o historiador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Carlos Gutierrez Cerqueira, durante estudo dos Livros de Receita e Despesa do Convento Franciscano de São Luiz, da Vila de Nossa Senhora da Candelária de Itu, encontrou o registro da contratação de Tebas para a construção do Cruzeiro, comprovando sua passagem pela cidade.

Patrimônio preservado!

Em dezembro de 2019 a Prefeitura de Itu entregou para a população o restauro do prédio do Mercado Municipal. O local que estava todo deteriorado, com goteiras, fiação elétrica e encanamentos em estado precário, bancas abandonadas, agora está todo restaurado e conta com ambiente climatizado, piso refeito, instalações modernas e um novo conceito de comércio que tem atraído ituanos e turistas.

Endereço: Rua Santana, s/n Vila Padre Bento - Centro - Itu


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Itu.com / Prefeitura de Itu - Fonte(s) Fotos: Jornal de Itu / Minube / Prefeitura de Itu
Data Última Alteração: 16/02/2022