O que fazer em Porto Feliz - SP



CONHEÇA PORTO FELIZ

Localizada a 120 quilômetros de São Paulo, a cidade de Porto Feliz começou a ser povoada em 1693, como rota de passagem dos bandeirantes. Antigamente, o local era conhecido como "Araritaguaba", que significa lugar onde as araras comem areia, por conta de um paredão salitroso existente que até hoje é um dos grandes atrativos do município.

Economia

A economia do município é variável abrangendo os setores industriais, comercial, de prestação de serviço e principalmente agrícola.

Municípios Próximos

Itu: 25.1 km

Sorocaba: 55.2 km

Elias Fausto: 50.7 km

Tietê: 33.3 km

Boituva: 33.4 km

História

No ano de 1693, nas terras de Antônio Cardoso Pimentel, um povoado começou a se formar junto à margem esquerda do Rio Anhemby (atual Tietê), num ponto distante pouco mais de 100 Km de São Paulo. O local era conhecido como “Araritaguaba” (que significa: “lugar onde as araras comem areia”) – nome dado pelos índios guaianazes que habitavam a região, em virtude da freqüência com que bandos dessas aves bicavam um salitroso paredão ali existente.

O povoamento teve início quando o dono das terras resolveu habitá-las, juntamente com seus familiares e empregados, numa época em que vários sertanistas decidiram abandonar o Bandeirismo pela Agricultura. Era uma comunidade simples, que cultivava o solo apenas para a sua subsistência. No entanto, quando a notícia da descoberta de ouro em Mato Grosso (1719) e Goiás (1725) espalhou-se pelos quatro cantos, a movimentação no vilarejo e o seu conseqüente progresso foram inevitáveis. Por sorte, ele havia-se desenvolvido em torno de um estratégico porto natural junto ao primeiro trecho navegável do rio depois de Salto. Um local que serviria de ponto de partida, ainda no século XVII, de inúmeros bandeirantes, em busca das riquezas anunciadas. No século XVIII, partiriam também as famosas monções – expedições comerciais e científicas.

Todos se aventuravam pelo grande manancial, repleto de perigosas corredeiras e obstáculos, rumo ao desconhecido oeste. As fronteiras do Brasil-Colônia, ainda bastante limitadas pelo Tratado de Tordesilhas, começaram desse modo a expandir-se, tendo início um processo de crescimento que, apoiado também sobre outros fatores ao longo da História, levou o País a chegar ao que é hoje territorialmente: o quinto maior do mundo.

Daí se vê a importância do tal porto de Araritaguaba – que também era conhecido como o “porto feliz”, cujos moradores chamavam a atenção por sua alegria e hospitalidade, principalmente quando as expedições fluviais retornavam, ocasiões estas em que havia não pequena comemoração.

Turismo

MUSEU DAS MONÇÕES

O Museu Histórico e Pedagógico das Monções abriga um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história da cidade. O prédio tem aproximadamente 160 anos. Em 22 de março de 1846 tornou-se “Casa Real”, ao hospedar Sua Majestade o Imperador D. Pedro II. Abrigou também o então Barão de Caxias. A partir de 1965 passou a abrigar o Museu das Monções.

Endereço: Praça Coronel Esmédio, s/nº - Centro

PARQUE DAS MONÇÕES

Tombado pelo Condephaat, está localizado à margem esquerda do rio Tietê, onde partiam as expedições monçoeiras para as regiões auríferas recém descobertas em Mato Grosso e Goiás. É um espaço construído para a celebração da memória de um glorioso capítulo do bandeirismo paulista. Inaugurado em 26 de Abril de 1920 pelo então governador, Altino Arantes, é composto por uma grande área verde ao redor do antigo Porto de Araritaguaba.

Endereço: Rua dos Bandeirantes, s/n.

Funcionamento: Diariamente das 8h às 18h.

PAREDÃO SALITROSO

Uma das atrações do Parque das Monções é o Paredão Salitroso - monumento natural formado por rocha salitrosa, calcário e arenito. Apresenta camadas sedimentares intrusivas. Ainda é objeto de estudo por sua origem indeterminada. Muitos especialistas afirmam que este sítio arqueológico abriga provas que a região esteve submersa há milhões de anos. Deu origem ao nome primitivo da cidade, Araritaguaba, que significa local onde as araras ou pássaros de bico curvo pousam para comer a pedra.

GRUTA N. SRA. DE LOURDES

Localizada no Parque das Monções, foi construída em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes pelos sacerdotes franceses A lexandre Hourdeau e Vitor Maria Cavron, que perceberam semelhança entre o local e a gruta francesa. Escavada no paredão salitroso com cargas de dinamite, foi inaugurada em 15 de Agosto de 1924, com uma missa pelo Monsenhor Domingos Magaldi, durante a tradicional festa da padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens. A construção contou com o apoio da população, que contribuiu com donativos. A gruta é uma réplica fiel da existente na cidade de Lourdes, na França.

MONUMENTO AOS BANDEIRANTES

Inaugurado em 26 de Abril de 1920, foi idealizado pelo historiador Afonso de Escragnolle Taunay, diretor do Museu Paulista da USP e executado pelo escultor italiano Amadeu Zani. Construído em granito, a sua parte inferior contém a reprodução em bronze de três importantes documentos iconográficos, o célebre quadro de Almeida Júnior “A Partida das Monções”, o quadro “Benção das Canoas” de Hércules Florence, e “Largada de Porto Feliz” de Adrian Taunay. A parte superior é formada por uma coluna rostral em mármore rosa, com uma esfera armilar, símbolo das Grandes Navegações Portuguesas.

ESTAÇÃO DAS ARTES

Construída em 1919, destinou-se, durante cerca de 40 anos, ao armazenamento tanto das cargas que chegavam a Porto Feliz como das que saiam.

Endereço: Rua Othoni Joaquim de Souza, s/nº - Centro

Funcionamento: De segunda à sexta, das 8h às 17h

CASA DA CULTURA “DONA NARCISA S. PIRES”

A Casa da Cultura “Dona Narcisa Stettener Pires” está instalada num típico exemplo da arquitetura urbana de Porto Feliz do inicio do século XIX, construído originalmente em taipa de pilão e pau-a-pique.

Endereço: Rua Tristão Pires, 123 - Centro

Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

ANTIGA ESTAÇÃO SOROCABANA – ATUAL BIBLIOTECA MUNICIPAL

​Sua construção, em estilo inglês, data de 1920. A Estrada de Ferro Sorocabana foi desativada em 1960. Restou o prédio da antiga Estação, onde atualmente está a Biblioteca Pública Municipal "Dr. Cesário Motta Junior e o Arquivo Municipal "Sergio Buarque de Holanda".

Endereço: Praça Coronel Eugênio Motta, 86 - Centro

Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 08h às 17h

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS

​Sua construção teve início em 1750. O prédio, em estilo barroco, foi construído em taipa. As paredes do altar-mor são recobertas por azulejos pintados pelo artista italiano Bruno de Giusti. As pinturas retratam as principais passagens da história de Porto Feliz.

Endereço: Praça Dr. José Sacramento e Silva – Centro

FAZENDA CAPOAVA

Nos tempos da produção da cana da açúcar, a Fazenda Capoava funcionou como um extensão do engenho central, importante para o desenvolvimento da cidade. É uma grande vila, que possui muitos moradores e um grande número de jovens e crianças. A região se tornou ponto de visitação dos interessados no turismo rural.

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Porto Feliz”

 

Fonte: portofeliz.sp.gov.br/saopaulo.sp.gov.br/portofeliz.sp.gov.br/spcidades.com.br
Créditos Imagem: portofeliz.sp.gov.br


Escolha os Pontos Turísticos em Porto Feliz
Não sabe o que fazer em Porto Feliz? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Porto Feliz
Escolha Sua Hospedagem e Onde Ficar em Porto Feliz
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Porto Feliz. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Porto Feliz
Escolha Onde Comer em Porto Feliz
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Porto Feliz. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Porto Feliz
Utilidades e Emergências em Porto Feliz
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Porto Feliz. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Porto Feliz

Foto:portofeliz.sp.gov.br

Sugestões Para Conhecer em Porto Feliz

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

O Jeito Simples, Seguro e Econômico de Reservar Sua Hospedagem

RESERVE AQUI:

Parceiros - Booking - Melhores Ofertas em Hospedagens
Parque das Monções Porto Feliz

Parque das Monções Porto Feliz

Tombado pelo Condephaat, está localizado à margem esquerda do rio Tietê, onde partiam as expedições monçoeiras para as regiões auríferas recém descobertas em Mato Grosso e Goiás.

Conhecer
Parque das Monções Porto Feliz

Parque das Monções Porto Feliz

Tombado pelo Condephaat, está localizado à margem esquerda do rio Tietê, onde partiam as expedições monçoeiras para as regiões auríferas recém descobertas em Mato Grosso e Goiás.

Conhecer
Hotel Fasano Boa Vista em Porto Feliz

Hotel Fasano Boa Vista em Porto Feliz

Instalado na Fazenda Boa Vista, a apenas 1 hora da cidade de São Paulo, o hotel traz o requinte do Fasano para o descontraído ambiente campestre. O projeto promove a integração entre os traços arquitetônicos e os elementos da natureza proporcionando conforto e bem estar.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2023 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99367-7070 ·