Melhores Parques em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP

Logo ao lado do Horto Florestal, o charmoso Parque Estadual da Cantareira em São Paulo, capital, possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em uma região metropolitana!

ENTRAR NO GRUPOFaça novos amigos e viagens

Logo ao lado do Horto Florestal, o charmoso Parque Estadual da Cantareira em São Paulo, capital, possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em uma região metropolitana!

Inaugurado no ano de 1962 e localizado bem ao lado do Horto Florestal, o espetacular Parque da Cantareira conta com uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em uma região metropolitana. O local conta com 7.900 hectares que são formados por remanescentes de Mata Atlântica. O parque assegura a proteção de seus mananciais e abriga espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Possui espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás.

Cantareira foi o nome escolhido para a serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos séculos XVI (16) e XVII (17), devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, os cântaros, e o apoio usado para guardá-los, chamava-se Cantareira.

O parque está dividido em quatro núcleos no total, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. A maior porção está localizada na zona norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica na metrópole, e de extrema relevância ecológica para o estado de São Paulo. Foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.

É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. Abriga exuberante fauna – 388 espécies de vertebrados, 478 de invertebrados – e flora – cabuçu, jequitibá, juçara, cedro, xaxim, bromélia – típicas da floresta atlântica.

TRILHAS!

Trilha das Figueiras

Trilha da Jaguatirica

Trilha da Suçuarana

Trilha das Águas

Trilha do Bugio

Trilha do Macuco

Trilha do Sagui

Trilha da Samambaiaçu

Trilha do Tapiti

Trilha da Bica

Trilha de Mountain Bike

Trilha da Pedra Grande

Endereço: R. do Horto, 1799 - Horto Florestal - São Paulo

(11)2203-3266

https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-da-cantareira/


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Guia de Áreas Protegidas / Governo do Estado de São Paulo - Fonte(s) Fotos: Projeto São Paulo City / Guia de Áreas Protegidas / Áreas Verdes das Cidades / Alesp / Áreas Verdes das Cidades / Viagens Por Aí
Data Última Alteração: 07/06/2022