Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Santo André - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Santo André
Não sabe o que fazer em Santo André? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Santo André
Onde Ficar em Santo André
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Santo André. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Santo André
Onde Comer em Santo André
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Santo André. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Santo André
Utilidades e Emergências em Santo André
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Santo André. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Santo André

Foto:Prefeitura de Santo André



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

CONHEÇA SANTO ANDRÉ

A cidade de Santo André, localizada na Região Metropolitana do Estado, faz parte do extenso domínio da Mata Atlântica. O município que fica a 24 km da Capital tem seu relevo bastante acidentado nas regiões mais afastadas do centro, proporcionando um belo espetáculo aos olhos dos ecoturistas.

Municípios Próximos

São Bernardo do Campo: 4.6 km

Diadema: 9.6 km

Ferraz de Vasconcelos: 21.6 km              

Taboão da Serra: 23.4 km

Suzano: 26.6 km

Embu das Artes: 32.7 km

História

A história de Santo André teve início no século XVI. Em 1553, o lugar foi elevado à categoria de vila e nomeado Santo André da Borda do Campo. Alguns anos depois, em 1560, o vilarejo foi integrado à cidade de São Paulo como bairro.

Depois de um período de estagnação, a região voltou a crescer e ganhou status de município em 1889, recebendo o nome de São Bernardo. Com o desenvolvimento acelerado, a cidade passou a ser dividida em distritos e um deles surgiu em 1910, com o nome de Santo André.

A economia do município começou a se destacar na década de 1960, com a instalação de muitas montadoras de automóveis na região. Nesse período, os setores de autopeças, eletrônicos, produtos de borracha e componentes para refrigeração se desenvolviam em ritmo acelerado.

Já nos anos 90, a industrialização passou a perder força e os segmentos comercial e de serviços passaram a oferecer excelentes opções de empregos. Nessa ocasião, muitas fábricas foram transformadas em centros comerciais.

Com uma economia forte e consolidada, Santo André é a 4ª cidade do estado de São Paulo que mais gera empregos formais. De janeiro a outubro de 2012, 9.562 pessoas conseguiram um trabalho com carteira assinada no município. 

A saúde é mais um setor da cidade que merece ser mencionado em razão de sua eficiência. A população tem à disposição aproximadamente de 35 unidades básicas (postos), com médicos de diversas especialidades, que atendem pelo Sistema Único de Saúde.

O investimento na área é tão grande, que a cidade possui a maior lista de medicamentos gratuitos do ABC (476 itens) e é a primeira da região a fornecer aos munícipes um medicamento para evitar acidente vascular cerebral.

Outro ponto positivo de Santo André é a educação. O município conta com uma rede escolar própria, normatizada pelo Conselho Municipal de Educação. Entre as unidades municipais de ensino, estão centros públicos de educação para jovens e adultos, nos quais são oferecidos cursos de capacitação profissional. As creches também ganham destaque no cenário educacional. São mais de 20 unidades municipais e 18 conveniadas.

Rica em cultura e eventos, a cidade tem um Teatro Municipal, com três palcos de funcionamento simultâneo, e um museu, com acervo composto por objetos, livros, documentos, fotografias, jornais e revistas que revelam um pouco mais da história de Santo André.

O lazer é garantido pelos 11 parques públicos que o município apresenta. O Parque Central, por exemplo, oferece pista de caminhada, praças de convivência, ciclovia, playground, palco em forma de concha, lago, campo de futebol, pista de automodelismo rádio-controlado, quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica. 

As boas oportunidades de emprego, somadas aos investimentos feitos em educação, saúde, cultura e lazer, ampliam de maneira significativa a qualidade de vida da população de Santo André.

Turismo

TEATRO MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ

Inaugurado em 1971, o espaço foi todo projetado em formato hexagonal, com capacidade máxima para até 500 pessoas.

Ao todo, são três palcos que podem ser usados simultaneamente, além de um fosso exclusivo para orquestra, que abriga 45 músicos.

Por conta de suas especificações, o Teatro Municipal é considerado um dos mais perfeitos tecnicamente do Brasil, sendo uma ótima alternativa para as famílias que gostam de frequentar peças, apresentações de dança ou, até mesmo, consertos diversos.

Outro ponto interessante é que, uma vez por lá, ainda será possível admirar uma obra de arte feita pelo botânico e paisagista Burle Marx, localizada no jardim do local.

RUA DAS FIGUEIRAS

É nessa via em que estão localizados os principais pontos de comércio, composto por lojas dos mais variados segmentos — que vão desde o vestuário, até itens de beleza, negócios voltados para o setor moveleiro e por aí em diante.

Fora isso, a Rua das Figueiras é conhecida, em tempos normais, por ser um destaque na vida noturna de Santo André.

À noite, a região abriga o movimento de bares, lanchonetes, padarias 24 horas, casas noturnas, espaços de festas e mais uma série de estabelecimentos próprios para reunir o público mais jovem e que adora um agito.

SABINA & PLANETÁRIO JOHANNES KEPLER

O Sabina e o Planetário Johannes Kepler são dois espaços construídos com foco no conhecimento.

Subordinados à Secretaria Municipal de Educação de Santo André, ambos proporcionam ao público o entretenimento por meio de experimentos científicos e lúdicos, tornando a experiência extremamente divertida e enriquecedora.

O mais interessante, é que o Sabina é um projeto que também oferece suporte às escolas da região, oferecendo materiais fundamentais para que o ensino seja cada vez mais eficiente.

No interior do complexo, encontramos o Planetário Johannes Kepler — perfeito para curtir uma projeção astronômica, surpreendente e encantadora.

Atualmente, ele é o único em território nacional que apresenta sistemas de projeção digital e ótico, capazes de funcionar de maneira sincronizada para reproduzir, aproximadamente, seis mil estrelas — com cores, brilho e cintilações muito similares aos naturais.

PRAÇA DO CARMO

Visite a Praça do Carmo — a mais antiga da região. Construída em 1919, a sua história está diretamente ligada à Catedral.

Na época, o terreno foi doado por Antônio Queirós dos Santos e, em seguida, o pároco Padre Capra, da Igreja Matriz, foi o responsável por lançar a “pedra fundamental”, dando início a sua construção.

Localizada bem na área central, a Praça do Carmo, hoje, também abriga uma Feira de Artesanato, uma forte tradição da cidade.

Programadas para todos os sábados e domingos, elas são ótimas para comprar roupas, itens decorativos, acessórios diversos e por aí em diante.

Você também encontrará opções gastronômicas incríveis se desejar fazer uma parada para um lanche.

PARQUE CENTRAL

Não são apenas os pontos de comércio e as áreas culturais que formam o universo de lazer em Santo André é feito.

Além disso, há diversos parques excelentes para as famílias relaxarem, fazerem um piquenique no fim de semana, praticarem esportes ao ar livre ou, simplesmente, admirar a natureza.

Um deles é o Parque Central — uma área ampla, de puro verde e extremamente tranquila.

Ao visitá-lo, os turistas e moradores podem desfrutar de uma pista de corrida que ultrapassa os 2 km de extensão, sem contar as quadras de esportes, que são perfeitas para uma partida de vôlei, basquete ou futebol.

O diferencial é que esse espaço também conta com um palco, inaugurado em 1992, e que, desde então, vem abrigando apresentações diversas.

Entre os artistas que já passaram por lá, podemos destacar Charlie Brown Jr e Vanessa da Mata.

PARQUE ANTÔNIO FLÁQUER (IPIRANGUINHA)

Popularmente conhecido como “Ipiranguinha”, o Parque Antônio Fláquer também é um ponto turístico da cidade de Santo André. Antigamente, o terreno pertencia à Tecelagem Silva & Seabra, que era responsável por utilizar a água do córrego “Ipiranguinha” em seus processos de produção.

Anos depois, o local passou por uma desapropriação, com o foco de construir uma praça completa e formada por brinquedos que foram doados pelo Rotary Clube.

Tal urbanização ocorreu em 1959 e, desde então, esse local vem sendo utilizado para fins de lazer e descanso.

 

Fonte: saopaulo.sp.gov.br/cidade-brasil.com.br/abcdoabc.com.br/blogdaguaira.com.br
Créditos Imagem: Prefeitura de Santo André


Sugestões Para Conhecer em Santo André

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Berlin Costelaria Santo André

Berlin Costelaria Santo André

Deliciosa costela assada, em um ambiente acolhedor, onde é possível se divertir e relaxar, sempre contando com boa música e excelente comida.

Conhecer
Restaurante Farra na Villa Santo André

Restaurante Farra na Villa Santo André

O Farra na Villa, originalmente construído como buffet, foi pensado para tornar sonhos em realidade. Agora, como restaurante, toda a estrutura do espaço kids, traz a vida uma série de opções diferentes de brincadeiras que podem aflorar na imaginação dos pequenos.

Conhecer
Fonte Leone Bar Santo André

Fonte Leone Bar Santo André

Restaurante Italiano, inspirado na arquitetura toscana, com buffet variado, com 4 ambientes, varandas externas e clima familiar.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·