Melhores Trilhas em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP

As melhores trilhas da capital de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha da Bica em São Paulo! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico bem na capital!

Nesta atividade além de fazer a trilha, o visitante pode observar aves e se refrescar com a água fresquinha direto da fonte. Considerado um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo, o Parque Estadual do Jaraguá tem como seu maior atrativo o Pico do Jaraguá, ponto mais alto do município de São Paulo, com 1.135 metros de altitude, onde é possível ter uma visão 360 graus da cidade e observar as Rodovias Anhanguera, Bandeirantes e a Serra do Mar.

Além da visita ao Pico o parque oferece uma boa estrutura para a prática de esportes, com pista de skate, quadras poliesportivas, playground, lago, uma extensa área para piquenique e as famosas trilhas que prometem fazer o visitante entrar em total contato com a natureza, observando espécies nativas e exóticas da flora como o palmito-juçara, a paineira, o jatobá, as orquídeas e também da fauna como o tucano de bico verde, o pica-pau branco, o quati, os jabutis, entre outros.

Segurança: O Parque Estadual do Jaraguá está aberto, com restrições de portões, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas através do Site da Fundação Florestal. As reservas são obrigatórias e têm limite de cinco pessoas por cadastro/CPF, inclusive crianças. Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade do parque. O uso de máscara é obrigatório. Acompanhe alterações de funcionamento dos parques conforme fase do Plano SP pelo link.

O que levar para a trilha?

Documento com foto;

Mochila de tamanho considerável para carregar os itens;

Capa de chuva;

Tênis ou botas para trilha (antiderrapante);

Óculos e boné;

Celular (tanto para emergência quanto para fotos!);

Lanterna de cabeça ou de mão (destaque para a de cabeça);

Protetor solar;

Repelente;

Saco de lixo (para que seu lixo pessoal não vá parar na natureza);

Toalha de banho (caso tenha cachoeira);

Garrafa de Água (de preferência grande);

Lanches de trilha;

O que vestir?

Camisas leves e respiráveis;

Calça ou bermuda confortável (tecido leve);

Blusa ou moletom (em caso de frio);

Levar biquíni (caso tenha cachoeira);

Boné;

Dados técnicos da trilha:

LOCAL: Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Curucutu

EXTENSÃO: De 1 a 2 km

PERCURSO: Até 1h

DIFICULDADE: Fácil

MONITORIA: Opcional

DESCRIÇÃO: Trilha que acessa uma das nascentes do Rio Embu-Guaçu. O percurso tem início na Base de Uso Público da Unidade, na lateral do Centro de Visitantes, e vai até a Bica, uma das nascentes que formam o Rio Embu-Guaçu, com águas límpidas e refrescantes. Durante a leve caminhada, o visitante pode observar aves e espécimes da flora, como o Palmito-juçara (Euterpe edulis) e a Samambaia-açu (Dycksonia sellowiana), além de se refrescar com a água direto da fonte e apreciar um manancial dentro dos limites do município de São Paulo.

Endereço: Estrada da Bela Vista, 7090 - Parelheiros - São Paulo


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Parque Estadual Serra do Mar ; Guia de Áreas Protegidas ; Bora Aí - Fonte(s) Fotos: Guia de Áreas Protegidas ; Alesp ; Parque Estadual Serra do Mar
Data Última Alteração: 05/05/2021