Melhores Museus , Passeios Turísticos em Carapicuíba - Onde Visitar em Carapicuíba - SP
Sobre
O Centro Histórico da cidade de Carapicuíba atrai diversos visitantes interessados em conhecer melhor o passado e a cultura indígenas. O espaço abriga uma das doze aldeias fundadas pelo Padre José de Anchieta, por volta de 1580, quando o religioso espanhol chegou a São Paulo.
Marcada pela presença de uma igreja, construção principal do espaço, a aldeia também serviu no passado como abrigo para índios de outros locais, que resistiam à violenta investida dos bandeirantes, liderados pelo português Antonio Raposo Tavares. Sendo assim, os índios guaianás, que foram os primeiros a habitá-la, ofereceram amparo a grupos de indígenas como os guarulhos e os tupis.
Vinte casinhas feitas de pau a pique e pintadas de azul e branco cercam a Aldeia de Carapicuíba.
Apesar de a cidade de Carapicuíba ter se expandido com o tempo e possuir hoje quase 400 mil habitantes, as pessoas que vivem na aldeia seguem passando sua moradia de geração para geração. Algumas casas são o lar de famílias que vivem no local há pelo menos 300 anos, enquanto outras foram utilizadas pela prefeitura da cidade para instalar a Secretaria Municipal de Cultura e a Biblioteca Municipal Sarabaquê, onde é possível encontrar livros didáticos e de literatura.
O espaço permite o resgate de parte da história do Brasil, que envolve indígenas, jesuítas, bandeirantes e a chegada de missões religiosas ao país.
Tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1940, a Aldeia de Carapicuíba é uma parada obrigatória para aqueles que desejam se aprofundar um pouco mais no passado histórico brasileiro.
Endereço: Aldeia de Carapicuíba, s/n - Unnamed - Carapicuíba
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): maps.google.com/cioeste.sp.gov.br - Fonte(s) Fotos: Globoplay/Cidade e Cultura/Revista Circuito/Scape SP/Cioeste/Portal Terra dos Passarinhos/Wikipedia
Data Última Alteração: 28/04/2021