Conheça Carapicuíba - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:GPA Malls
CONHEÇA CARAPICUÍBA
A cidade está localizada na região Oeste da grande São Paulo, tendo também como limite territorial as vizinhas Jandira, Osasco, Cotia e Barueri.
Ela conta com aproximadamente 396.587 habitantes em seu último censo realizado pela IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2017 e tem seu território total avaliado, também pelo mesmo órgão e ano, em 34,967 km².
Em Carapicuíba, assim como alguns dos outros municípios vizinhos que foram citados, corre o Rio Cotia, que deságua em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado de São Paulo, que abastece boa parte das pessoas que vivem em todo seu redor, além de ser cruzada também por um pedacinho do conhecido Rio Tietê.
A cidade é conhecida por seus inúmeros residenciais e condomínios fechados, por ser uma cidade próxima a grandes centros urbanos ela é muito procurada por aqueles que não querem sair de um localidade industrial e mais evoluída, mas que gostariam de conviver com menos habitantes e de maneira mais tranquila e segura.
Municípios Próximos
Barueri: 4.3 km
Itapevi: 10.7 km
Santana de Parnaíba: 12.1 km
Cotia: 12.7 km
Taboão da Serra: 12.8 km
Embu das Artes: 14.2 km
História
A história de CARAPICUÍBA remonta a uma antiga aldeia de índios, tendo vivido momentos importantes dentro da história do Estado de São Paulo.
Existem várias versões sobre o significado da palavra CARAPICUÍBA: Pau Podre, aquele que se reúne em poços, cascudo, escamose, etc.
Mas segundo informou o Professor Carlos Drumond, chefe do Departamento de Lingüística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara + iba ou seja: cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido. Assim, CARAPICUÍBA é o nome do peixe: "Cará comprido" que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu.
CARAPICUÍBA foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), para preservar a educação e a moralização dos silvícolas da presença do homem branco. Praticamente, pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha estrada de ferro Sorocabana.
Em 1928, CARAPICUÍBA já era distrito policial. Na década de 30, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia, porque a região possuía clima excelente e terras ótimas para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira.
Em 1948, CARAPICUÍBA foi elevada a categoria de Distrito de Paz, sendo desanexada do Município de Cotia, ao qual pertencia desde 1856, quando deixou de pertencer ao Município de São Paulo, que ainda reteve parte das terras, hoje atual Cohab. Mais tarde, em 1949, integrou-se ao recém criado Município de Barueri, como um de seus distritos.
Após um período de batalha pela emancipação, em 26 de março de 1965, CARAPICUÍBA torna-se município.
Turismo
A cidade conta com diversos parques e praças, sendo os mais famosos deles o Parque dos Paturis no bairro Cohab V/Cohab II e o Parque Aldeia de Carapicuíba, que conta com um centro histórico(mais precisamente uma praça) fundado em 1580, que possui além de uma igreja católica fundada na época da colonização, uma biblioteca pública, uma exposição permanente sobre povos indígenas e uma delegacia de polícia, além de um pequeno centro comercial.
Na praça ocorrem várias festas ao longo do ano como a Festa de Santa Cruz entre outras, com música popular, e ambiente que lembra pequenas cidades do interior.
O Parque Aldeia de Carapicuíba, possui ainda um teatro ao ar livre, onde é apresentado todos os anos a peça A Paixão de Cristo, além de shows para o dia da criança.Carapicuíba possui outro pequeno teatro localizado no centro da cidade próximo a Câmara dos Vereadores. Há ainda diversos outros pontos de lazer espalhados pela cidade como o Parque do Planalto, Praça das Árvores, o Parque da Lagoa(a ser entregue) entre outros.
Fonte: dreamcasa.com.br/carapicuiba.sp.gov.br/cidade-brasil.com.br/achetudoeregiao.com.br
Créditos Imagem: GPA Malls
Sugestões Para Conhecer em Carapicuíba
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Parque Estadual Gabriel Chucre - Carapicuíba
O Parque Gabriel Chucre é um importante atrativo turístico do município de Carapicuíba, interior de São Paulo. O parque foi inaugurado em 2012, e possui uma área de 134 mil m² com infraestrutura completa para lazer.
Conhecer
Teatro Municipal Jorge Amado - Carapicuíba
O Teatro Municipal Jorge Amado em Carapicuíba é um importante espaço cultural na cidade e conta com diversas apresentações durante o ano. O teatro foi planejado para abrigar espetáculos teatrais adultos e infantis, shows, musicais, eventos corporativos e palestras.
Conhecer
Parque da Aldeia - Carapicuíba
O Parque da Aldeia é um dos atrativos turísticos de Carapicuíba, interior de São Paulo. Suas principais atrações são um lago, com pista de caminhada ao seu redor, e uma oca indígena, construída em 2001 por índios da tribo Xavante, do Mato Grosso.
Conhecer
