Melhores Espaços Culturais em Campinas - Onde Visitar em Campinas - SP

O casarão onde funciona a subprefeitura do distrito de Joaquim Egídio é uma construção remanescente do processo de sua formação, onde funcionava o comércio destinado a população rural!

ENTRAR NO GRUPOFaça novos amigos e viagens

O casarão onde funciona a subprefeitura do distrito de Joaquim Egídio é uma construção remanescente do processo de sua formação, onde funcionava o comércio destinado a população rural. A família Nalin, que exercia a alfaiataria, construiu o casarão e o utilizava como residência e estabelecimento comercial, no auge da lavoura do café.

Com o declínio da cafeicultura em 1929 houve uma redução drástica da população local, o que influenciou o estabelecimento da família Nalin, com o consequente desmembramento da mesma. A edificação foi subdividida inteiramente para abrigar cinco famílias, até a desapropriação do imóvel pela Prefeitura em 1981.

O edifício passou por restauração em 1988 para recuperar o imóvel que na época estava deteriorado. A construção é formada por duas partes distintas: um bloco frontal, onde a fachada tem elementos importantes e diferenciados, obedecendo ao estilo neoclássico do final do século 19 (arcos, simetria na fachada, platibanda e vincas na parede que caracterizam o estilo). A parte posterior é mais modesta, onde não aparecem os arcos e vincos das paredes.

Endereço: Rua José Ignácio, 14 - Joaquim Egídio - Campinas

http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/patrimonio/bens-tombados/verBem.php?id=22


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Prefeitura de Campinas ; TripAdvisor - Fonte(s) Fotos: Revista RMC ; Viagem e Turismo
Data Última Alteração: 14/04/2021