Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Valinhos

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Valinhos
Não sabe o que fazer em Valinhos? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Valinhos
Onde Ficar em Valinhos
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Valinhos. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Valinhos
Onde Comer em Valinhos
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Valinhos. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Valinhos
Utilidades e Emergências em Valinhos
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Valinhos. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Valinhos

Foto:pedefigo.com

CONHEÇA VALINHOS:

Valinhos, localizado estrategicamente na Região Metropolitana de Campinas (composta por 20 cidades) e no Estado de São Paulo (645 municípios), é um promissor pólo de desenvolvimento econômico, destinado a empresas nas múltiplas atividades nas áreas da indústria, comércio e serviço. Conta com atividades produtivas de alta tecnologia em diversas áreas de atuação, como plásticos, embalagens de papel e papelão, metalúrgia, informática, microeletrônica, e tem forte vocação para desenvolvimento do setor logístico.

Localização

Valinhos é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º58'14" sul e a uma longitude 46º59'45" oeste, estando a uma altitude de 660 metros. Possui uma área de 148,96 km². Valinhos está localizada estrategicamente na Região Metropolitana de Campinas.

Demografia

O município ocupa área de 148,54 km² e é o 7º mais populoso da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Seu território está dividido na seguinte proporção:

  • Área urbana: 65,9 km²
  • Área rural: 83,0 km²

Municípios Vizinhos:

Campinas: 10 km

Morungaba: 40 km

Itatiba: 26 km

Vinhedo: 8 km

Itupeva: 37 km

Produto Interno Bruto (PIB)

A produção industrial diversificada, com ênfase em setores dinâmicos e de alta tecnologia, coloca Valinhos quanto ao Valor Adicionado de 2016 em 50º lugar no Estado,  e em 9º na RMC. O Produto Interno Bruto (PIB) total é de R$ 5.338.649.510,00 (dados de 2014).

Turismo de Negócios

Valinhos é privilegiado por fazer divisa com Campinas, a maior cidade em extensão e população da RMC e que ocupa posição de destaque nas execuções de transações de negócio. A região, principalmente Campinas, oferece multiplicidades de atividades econômicas o que potencializa a atração para novos investimentos. Valinhos está, portanto, muito próximo a este pólo de turismo de negócios, aumentando sobremaneira as diversas transações comerciais.

Aeroporto de Viracopos

Valinhos é distante apenas 18 quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos, o maior de cargas do País. Um terço de todas as mercadorias importadas e exportadas passa por aquele terminal aéreo, que juntamente com Aeroporto Internacional de Guarulhos representa mais de 60% das cargas aéreas do Brasil. O aeroporto tem fluxo anual de cargas (embarque/desembarque) em vôos internacionais e mais de 200 mil toneladas.

Aspectos Urbanos

Localizado próximo a cidades de grande e médio portes, Valinhos revela oportunidades de negócios em função da base produtiva, e a situação privilegiada de sua localização permite forte comércio e serviços local.

Infraestrutura

Valinhos está servido por completos serviços de telecomunicações, energia elétrica, água, esgoto e gasoduto, que já serve várias empresas e postos de abastecimento veicular - GNV (Gás Natural Veicular).

Saneamento Básico

95% da população recebe água tratada;

90% dos domicílios possui rede de esgoto

100% do esgoto coletado é tratado

Educação

Escolas públicas (EMEB, CEMEI e estaduais) : 57; escolas particulares: 19; entidades assistenciais: 2 (Instituto Esperança I, II e III e Tia Nair); creches particulares conveniadas com a Prefeitura: 2 (ABC e Castelo Baluarte); escolas técnicas: 2 (SENAI e SESI); Faculdades: 1, com 12 cursos de graduação e 12 de pós-graduação.

Segurança

O município conta com uma Guarda Municipal bem equipada, que trabalha de forma integrada com a Policia Militar e a Polícia Civil e conta ainda com três delegacias de Policia, sendo uma a Delegacia de Defesa da Mulher.

Transportes

A frota total de veículos cadastrados em Valinhos no ano de 2017 é de 115.000. A relação veículos/habitantes foi de 0,96. São 27 linhas de ônibus municipais e 10 de intermunicipais.

Meio Ambiente

O município conta com uma situação privilegiada também no meio ambiente, com varias áreas de preservação ambiental, correspondendo a quase 7% de seu território total. Além das áreas verdes, a cidade possui rios, ribeirões e córregos, somando 91.920 metros de águas.

Com fauna e flora muito ricas, Valinhos tem vegetação típica da Mata Atlântica e animais em extinção, como lontra e papagaio.

História

 O primeiro marco na história de Valinhos registra a concessão de uma sesmaria ao sesmeiro Alexandre Simões Vieira no dia 2 de dezembro de 1732, que foi outorgada pelo presidente de São Paulo, Antonio Luiz de Távora, o conde de Sarzedas. Conta a história que Alexandre Simões Vieira abriu um caminho novo de Jundiaí aos Goiazes, tendo como paragem um ribeirão chamado Pinheiros.

O Pouso de Pinheiros é o primeiro marco oficial de uma área dentro do atual município de Valinhos e, conforme os historiadores, teve existência quase centenária. Segundo o professor Mário Pires, em seu livro “Valinhos: Tempo e Espaço”, a localização deste chamado Pouso de Pinheiros provavelmente é o atual bairro Capuava, o qual o historiador considera a “célula mater” de Valinhos.

No período em que a sesmaria foi outorgada, Campinas ainda era chamada de bairro de Mato Grosso das Campinas, pertencente ao município de Jundiaí. Em 1741, Francisco Barreto Leme, juntamente com sua família, fixa-se na região e dá início a um povoado. Em 1774, o então bairro de Jundiaí é elevado à categoria de Distrito e, em 16 de novembro de 1797, Campinas torna-se município.

A partir daí, não se sabe precisar quando foi fundada a vila de Valinhos. Porém, na área onde está localizado o município hoje, já naquele período se constata o desenvolvimento através de grandes fazendas. A fazenda Dois Córregos, onde atualmente se localiza o bairro Dois Córregos, pertenceu ao Brigadeiro Luiz Antonio, tido como o homem mais rico da capitania, que chegou a possuir, só em Campinas, 16 engenhos de açúcar.

Outro dado importante sobre nossas origens aconteceu durante a epidemia de febre amarela que arrasou Campinas no ano de 1889. Segundo cálculos feitos pelos médicos da época, a população de Campinas, que era de 20 mil pessoas, foi reduzida a quatro mil. Não que a maioria tenha morrido, mas sim que as mesmas fugiam da cidade com medo da doença.

Foi em função da epidemia da febre amarela de 1889, que a Sexta Secção Eleitoral de Campinas foi transferida para Valinhos, pois muitos dos campineiros buscaram refúgio em Valinhos. Com isso, o futuro distrito de Valinhos começa a ser desenhado. No ano de 1893, o Diário Oficial do  Estado do dia 1º de setembro publica, em sua página 7840, dentro do Expediente da Secretaria dos Negócios da Justiça, ato de criação do “Distrito Policial de Valinhos”.

O tráfego ferroviário pela Cia. Paulista de Estrada de Ferro de Jundiaí a Valinhos teve início em 28 de março de 1872. Com a precariedade das estradas, as cargas sendo transportadas no lombo de mulas e burros, os trens passaram a ter grande importância, servindo inicialmente para o transporte das sacas de café em grãos, com destino ao Porto de Santos.

Conforme relato do historiador Benedito Otávio, em 1907, ao inaugurar-se a Cia. Paulista o tráfego ainda era pequeno na Vila de Valinhos, crescendo após a lei de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão. Com a abolição, havia falta de mão-de-obra e os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar em 1888, dando um novo impulso na agricultura.

As inúmeras fazendas cafeeiras, que proliferavam em toda região, motivaram a construção da ferrovia. Em 28 de maio de 1896, a pequena, mas próspera vila de Valinhos foi elevada à categoria de Distrito de Paz, que utiliza as mesmas divisas do Distrito Policial, criado em 1893, para definir os limites do novo distrito.

Se Valinhos teve projeção nacional e, por que não, internacional, isso se deve a seu principal produto agrícola, o Figo Roxo, introduzido em terras valinhenses pelo imigrante italiano Lino Busatto, no ano de 1901. A partir de 1910, o Figo já é produzido em escala comercial, o que torna Valinhos conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo.

No dia 30 de dezembro de 1953, o Governo do Estado promulga a lei 2456, criando o município de Valinhos. A primeira eleição acontece no dia 3 de outubro de 1954, sendo eleito Jerônymo Alves Corrêa o primeiro prefeito. O município é oficialmente instalado no dia 1º de janeiro de 1955, quando tomam posse o prefeito e os 13 vereadores.

No dia 18 de março de 2005, Valinhos foi elevada à condição de Comarca, em cerimônia realizada no Fórum Municipal. Agora, a cidade está autônoma no que diz respeito aos serviços judiciários. Antes, os moradores da cidade tinham que ir até Campinas para obter alguns serviços, como protestos de títulos, registros de imóveis, de títulos e de documentos.

Turismo

Com quase 127 mil habitantes, Valinhos é conhecida como a Capital Nacional do Figo Roxo e é a maior produtora de goiaba de mesa do país. Mas além da produção das frutas, a cidade também é berço das artes, tendo nascido aqui o grande compositor, ator e cantor Adoniran Barbosa. Valinhos também recebeu e braços abertos e foi moradia de Flávio de Carvalho (arquiteto e artista plástico) e Tião do Carro (compositor e cantor), entre tantos outros artistas.

Agroturismo

Há alguns anos, produtores de frutas de Valinhos descobriram uma nova fonte de renda, o agroturismo. O turismo é uma das atividades que compõe o terceiro setor, sendo esta atividade a que mais cresce hoje, no mundo e em nossa cidade. A administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, procura fomentar a atividade turística, divulgando os potenciais da cidade, auxiliando os produtores no que diz respeito à divulgação de seus serviços e produtos, e, dando base para que todo o "trade" trabalhe em busca de um objetivo comum, consolidando, assim, o Turismo valinhense como uma fonte de geração de renda e empregos.

O Agroturismo é realizado na região dos bairros da Reforma Agrária, Macuco e Capivari, facilitado pela pavimentação das estradas vicinais da região, visa explorar o potencial turístico das mais de 400 chácaras produtoras de uma grande diversidade de frutas, além de valorizar o trabalho do homem do campo. Em nossa cidade o Agroturismo oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de produção de algumas frutas, doces, vinhos e licores.

Circuito das Frutas

Dez Municípios, entre eles: Atibaia, Itatiba, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos, Vinhedo, uma região próspera, vias de acesso excelentes, infra-estrutura turística completa – hotéis de todos os níveis, desde a pousadinha campestre até os cinco estrelas e o hotel colonial. Os hotéis fazenda e os sítios que também são hotel.

Gastronomia: comida de fazenda, cantinas italianas, restaurantes de nível internacional, comida japonesa, comida chinesa, comida mexicana, comida alemã – todas as nações e todos os gostos na mesma região. Do restaurante rústico, da panela de barro ao ristorante, com muita badalação. Vida noturna agitada. Música, teatro, cinemas, exposições, danças. Arte clássica, arte moderna e o belíssimo artesanato local. Cultura! Festas do figo, da uva, do morango, do caqui.

Natureza, muito verde, áreas preservadas, serras, cachoeiras e trilhas na mata. Céu Azul! Sol quase 300 dias do ano! Passeios, Roteiros, Cavalgadas, Caminhadas! Viagens belíssimas em meio às paisagens rurais, às plantações. Ar puro! Qualidade de Vida!

E muita história para contar: fazendas, casarões, museus, monumentos, obras de arte que retratam o crescimento do estado mais desenvolvido do Brasil, o ciclo do café, a imigração, a ferrovia. O sotaque caipira, na beira do fogão a lenha – o dia-a-dia rural.

Mas e as frutas?

Uvas, morangos, pêssegos, figos, goiabas, ameixas, acerolas, caquis, tudo fresquinho, direto do sítio - no próprio sítio, tudo colhido na hora. A uva na parreira! O pêssego aveludado e os morangos adocicados!

As compotas, o cheiro de doce feito em casa pela vovó. Os licores de frutas, as geléias e a nossa cachaça, purinha, direto do alambique, ou na adega da tradicional família que ainda pisa as uvas para fazer o melhor vinho, como fazia o nono quando chegou "a Terra Nostra".

Viaje nas paisagens, nas cores, cheiros e sabores! Veja, Sinta, divirta-se, relaxe...

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” em “Refúgios em Valinhos”

 

Fonte: valinhos.sp.gov.br
Créditos Imagem: pedefigo.com

Sugestões Para Conhecer em Valinhos

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos, hotéis e restaurantes. Faça Agora o seu Roteiro... Programe-se!

Blue Tree Towers Valinhos

Blue Tree Towers Valinhos

O Blue Tree Towers Valinhos se diferencia na região ao apresentar estrutura completa, com localização privilegiada a poucos minutos do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Conhecer
Rancho Arizona Grill Valinhos

Rancho Arizona Grill Valinhos

Variados tipos de pratos. Carnes, Peixes, Massas, Kids e Pratos prontos.

Conhecer
Camping Macuco Lazer e Park Aquático Valinhos

Camping Macuco Lazer e Park Aquático Valinhos

Fundado há 38 anos e localizado no município de Valinhos-SP, o "Camping Macuco", como ficou conhecido, conta com uma ampla estrutura em uma área de 270 mil m², toda planejada para oferecer diversas opções de lazer para você e sua família passarem momentos incríveis e inesquecíveis.

Conhecer

Otimize Sua Experiência No Refúgios

Nosso objetivo é que você encontre ONDE COMER, ONDE FICAR e ONDE CONHECER em poucos cliques e em um único site.

Você poderá conhecer a cidade e seus principais Refúgios. Ex: Clique Aqui

Se for visitar uma cidade e desejar conhecer as cidades vizinhas, você pode escolher seus lugares por região, após escolher mostraremos os lugares por categorias. Confira o exemplo

Após criar um login e senha, você poderá marcar seus lugares favoritos que deseja visitar e acessar sempre que desejar.

E olha que incrível! Você poderá criar seu Roteiro de Viagem e selecionar os lugares que pretende visitar com o carrinho. Crie seu Roteiro Agora!

Após realizar sua viagem você poderá fazer upload de suas fotos preferidas, comentar o que achou de cada lugar e dar sua nota. E o melhor, você poderá indicar o roteiro que você fez para seus amigos e ainda, compartilhar sua experiência nas redes sociais. Confira como está ficando o meu Roteiro Gastronômico.

DESEJAMOS UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA E BOA VIAGEM!

Copyrights © 2020 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 94543-2136 ·