Melhores Florestas em Campinas - Onde Visitar em Campinas - SP
O charmoso Bosque dos Italianos, localizado em Campinas, interior de SP, possui uma área de 14.411,80 m², no local os visitantes encontram várias opções de atividades, área para festas, a biblioteca infantil “Monteiro Lobato” e muito mais!
Atividades!
No bosque, além da contemplação e contato com uma bela vegetação nativa, composta por árvores centenárias e nativas, é possível desfrutar de:
- Caminhadas
- Playground (gangorra, balanço, entre outros)
- Academia para a Terceira Idade (ATI)
- Salão de festas
- Encontro da associação dos orquidófilos de Campinas com a mostra de orquídeas todos os terceiros domingos do mês entre 8h30 e 12h30
Informações sobre a Fauna e Flora do Bosque!
De acordo com o estudo desenvolvido por Dionete Santin, o Bosque dos Italianos possui 82 espécies vegetais nativas, acima da média encontrada em outros bosques e parques da cidade. A área de vegetação nativa remanescente corresponde a cerca de 1,4 hectare.
Por sua vez, como Fauna do Bosque podem ser apontadas as diversas espécies que o habitam de maneira permanente ou que o frequentam temporariamente, na nidificação. Há ainda as espécies que utilizam o local um refugio, por um breve momento, e as aves que aparecem na mata para um pequeno descanso, empoleiradas na copa das árvores.
Dentre os vários tipos de pássaros, borboletas, insetos e outros seres da fauna do Bosque vale a pena destacar a presença de Bem-te-vis, Sábias Laranjeira e Barranco, Sanhaços, Canários da Terra, Curruíras, Saruês, Gralhas-de-Topete, Pica-pais verde-barrado, Gaviões e Tucanos.
História!
O Bosque dos Italianos ou Praça Samuel Wainer, surgiu nos planos do município em 1927, na proposta de loteamento do Jardim Chapadão, uma área que fazia parte da antiga fazenda Chapadão de propriedade do Sr. Otaviano Alves de Lima. A doação deste terreno à municipalidade, no entanto, só ocorreu em 1960, denominando-se na ocasião de “Parque 1” do loteamento Jardim Chapadão. Em dezembro do mesmo ano, o Bosque foi denominado Praça Samuel Wainer.
Por muitos anos, esta área coberta de densa vegetação arbórea, arbustiva e forrageira abrigou o “Recanto Infantil n.1” que, por dificuldades diversas, foi fechado para reformas em 1972 e extinto em 1977. A partir daí, com a proposta de criação de um novo espaço de lazer com a preservação e manutenção integral da mata nativa, o Departamento de Parques e Jardins propor um projeto de reurbanização da área, à semelhança do Bosque dos Alemães.
Ainda no final da década de 1970, o Bosque dos Italianos recebeu equipamentos de recreação e um conjunto de ações destinadas à preservação e manutenção da mata, entre eles a construção de novo sistema de drenagem. Em 1985, também foi inaugurada a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. A Biblioteca sempre bastante freqüentada por crianças, estudantes de ensino médio, chegaram a 11.000 por ano, de acordo com informações da administradora da Biblioteca.
O Bosque dos Italianos situa-se na região centro-leste da cidade, na divisa dos Bairros Guanabara e Chapadão, entre as ruas Tenente Haroldo Egidio de Souza Santos, Paulo Justi, Miguel Penteado e Albano de Almeida Lima. Com um terreno de 14.411 m², a atual Praça Samuel Wainer constitui-se em uma importante área de conservação de mata nativa no coração da cidade de Campinas.
Horários de Funcionamento:
Segunda-feira: 06:00–18:00
Terça-feira: 06:00–18:00
Quarta-feira: 06:00–18:00
Quinta-feira: 06:00–18:00
Sexta-feira: 06:00–18:00
Sábado: 06:00–18:00
Domingo: 06:00–18:00
Endereço: Rua Paulo Justi, 53 - Jardim Chapadão - Campinas
(19)3241-8543
https://www.bosquedositalianos.org.br/
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Bosque dos Italianos / Google / Prefeitura de Campinas - Fonte(s) Fotos: Mapio.net / Bosque dos Italianos / Encontra Campinas
Data Última Alteração: 21/02/2022