Melhores Religião em Araraquara - Onde Visitar em Araraquara - SP
Sobre:
Cercada por lendas e histórias, a Igreja Matriz de São Bento pode ser vista de longe e é um dos principais cartões postais de Araraquara.
A Igreja Matriz de São Bento está localizada na Rua Padre Duarte, no Centro da cidade de Araraquara-SP. Sua fundação marcou a municipalização da cidade. A paróquia leva o nome do padroeiro de Araraquara, São Bento.
História:
A cidade de Araraquara foi fundada por Pedro José Neto, que nasceu no ano de 1760. Em 1787, ele passou a morar em Itu, São Paulo. No entanto, em 1790, devido a problemas políticos com esta cidade, ele foi expulso dela e teria que morar em Piracicaba, porém conseguiu fugir para os Campos de Araraquara. Assim, em 1805, com seus dois filhos construiu uma capelinha destinada à São Bento, considerado o padroeiro nos Campos de Aracoara, lugar onde mora a luz do dia, a "Morada do Sol", na região habitada pelos indígenas.
Até 1816, os primeiros ocupantes da região tinham somente esta capelinha, da então Vila de São Bento de Araraquara, originalmente coberta de palha, com paredes de taipa. Seu primeiro Padre foi o vigário Francisco Manuel Malachias. Em frente a capela passava um córrego, que seria motivo de discórdia durante muitos anos por parte dos moradores.
Então, coube a Bento de Aguiar Barros, o Barão de Itu, caçador nos Campos de Araraquara, ajudar na criação de uma paróquia. Com a construção de uma capela, foi instituída por D. João VI a Freguesia de São Bento de Araraquara, ou seja, uma pequena povoação, em 22 de Agosto de 1817, data que passou a ser a da fundação da cidade. Assim, a Igreja Matriz de São Bento foi criada em 1817 por Dom Matheus Abreu Pereira.
Desde 1805 foram construídos cinco templos no mesmo local. A terceira Igreja Matriz foi construída em 1866, terminada em 1875, e demolida em 1887. A quarta foi inaugurada em 1891, modificada em 1908 e demolida em 1956. Por fim, a quinta e última teve sua construção iniciada em 15 de agosto de 1961 por Cônego Aldomiro Storniollo. A igreja encontra-se inacabada há muitos anos, por falta de recursos financeiros, devido ao porte da construção.
Lenda da Igreja Matriz de São Bento:
O subsolo da Matriz de São Bento guarda muitas histórias, entre elas, a lenda da serpente que mora ali e não deixa as obras da igreja serem concluídas, provocando sempre novas rachaduras na parede. É uma história que passa de geração em geração sem nenhuma prova de que ela realmente existe, além do fato da reforma já estar completando 50 anos.
Diz a lenda que uma mulher teve um filho indesejado e o jogou no córrego que ficava em frente à Igreja Matriz de São Bento e depois foi canalizado. A criança se transformou numa serpente, que estaria vivendo no porão da igreja até os dias de hoje. Pelo dito popular, a cada vez que a serpente se mexe, ela derruba uma parte da igreja, a qual nunca fica pronta.
A cada oito anos, durante sete minutos a serpente acordaria, derrubando um pedaço da igreja. A mesma lenda conta ainda que a cabeça da serpente se encontra na própria igreja e o rabo se estende até o Cemitério dos Britos. Esse é um dos motivos pelo qual há uma águia na frente da igreja. O animal estaria ali para caçar a serpente quando ela acordasse.
O padre Marcelo reconhece a importância da lenda popular, mas tem sua teoria para tantas rachaduras. Segundo ele, a igreja foi construída sobre sapatas, que é a parte inferior do alicerce e pode ser uma peça de madeira, metal ou concreto colocada sob o pilar que suporta o peso da construção. O problema é que aquela região central tem solo argiloso, até por consequência de ali ter um córrego, que foi canalizado. Por isso, a constante acomodação do solo argiloso é o que provoca certa movimentação no prédio e surgem as rachaduras.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 18h.
Sábado das 8h às 12h.
Endereço: Rua Padre Duarte, 1308 - Centro - Araraquara
(16)3322-1535
https://www.instagram.com/matriz.saobento/
https://www.facebook.com/matriz.saobento
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): patrimonioshistoricosdeararaquarasesi.blogspot.com/acidadeon.com/www.diocesesaocarlos.org.br - Fonte(s) Fotos: mapio.net/guiachef.com.br/jornaloimparcial.com.br/commons.wikimedia.org/Matriz São Bento
Data Última Alteração: 28/12/2020