Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Barra Bonita - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Barra Bonita
Não sabe o que fazer em Barra Bonita? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Barra Bonita
Onde Ficar em Barra Bonita
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Barra Bonita. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Barra Bonita
Onde Comer em Barra Bonita
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Barra Bonita. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Barra Bonita
Utilidades e Emergências em Barra Bonita
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Barra Bonita. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Barra Bonita

Foto:APCEF/SP



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

A Estância Turística de Barra Bonita pertence ao interior de São Paulo, e está situada a 278 km da capital via Botucatu,  às margens do rio Tietê, é conhecida por suas atividades marítimas, em um cenário natural exuberante, com muito verde, qualidade de vida e atrativos históricos. Fundado em 1883, o município tem uma população de aproximadamente 35 mil moradores,  tem como vizinhas as cidades de Igaraçu do Tietê 1.3 km, Mineiros do Tietê 14.6 km, Macatuba 17 km, Areiópolis 22.1 km,  Jaú 22.6 km,  Dois Córregos 23.1 km, São Manuel 27.8 km,  Pederneiras 28.2 km e Lençóis Paulista 28.7 km.
Itapuí 34.3 km Pratânia 36.4 km Bocaina 40.8 km

O que fazer em Barra Bonita - Pontos Turísticos

  1. ÁGUA VIDA ENTRETENIMENTO NÁUTICO
  2. PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES PREFEITO "LUIS FERNANDO ORTIGOSSA"
  3. PRAÇA DO TELEFÉRICO
  4. MINICIDADE DA CRIANÇA
  5. PONTE CAMPOS SALLES
  6. MUSEU MUNICIPAL "LUIZ SAFFI"
  7. PRAÇA DO ARTESANATO
  8. IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ
  9. MEMORIAL DO RIO TIETÊ
  10. BARRA BONITA SHOPPING
  11. PASSEIOS DE BARCO
  12. PRAÇA DA JUVENTUDE
  13. ECLUSA
  14. USINA HIDRELÉTRICA BARRA BONITA
  15. RIO TIETÊ
  16. TEATRO PROFª. "ZITA DE MARCHI"
  17. PRAÇA DA ROTATÓRIA
  18. PORTAL "CLEMENTE RICCI"

As atrações turísticas são diversificadas, mas quem visita a cidade não pode deixar de conhecer o Memorial do Tietê. Mantido com o Apoio do Departamento Hidroviário, da Marinha do Brasil, e da Prefeitura Municipal de Barra Bonita, o Memorial conta com um rico acervo compostos por painéis, maquetes, equipamentos náuticos, livros, videoteca e fotos para pesquisas, recebendo cerca de trinta mil estudantes por ano.

Outra atração é a Ponte Campos Salles, ou Ponte dos Arcos, que liga Barra Bonita à Igaracu do Tietê. Ela é o cartão de visitas e o maior patrimônio da cidade. Sua estrutura inteiramente metálica foi importada da Alemanha durante o governo do presidente Campos Salles e inaugurada em 1915.

No entanto, a atividade mais procurada pelos turistas, é o passeio nas embarcações que navegam pelo Tietê. No rio de águas claras, diferente daquele Tietê que passa pela Grande São Paulo, os turistas poderão encontrar diversas espécies de peixes, lindas paisagens e ainda fazer a eclusagem, uma monumental obra de engenharia hidráulica, ao lado da Usina Hidroelétrica de Barra Bonita. A Eclusa de Barra Bonita foi a primeira do gênero a entrar em funcionamento na América do Sul e possui 42 metros de comprimento, 12 metros de largura e vence um desnível de 26 metros em 12 minutos, possibilitando o tráfego de embarcações de nível a nível. Os passeios acontecem durante todo o ano, atraindo cerca de 15 mil turistas por mês.

O visitante ainda pode reservar tempo para conhecer a Praça do Artesanato, que funciona na avenida Pedro Ometto, s/n (em frente ao porto), de terça a domingo, inclusive aos feriados e o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi. O espaço possui oito salas e expõe peças, fotos, objetos pessoais e industriais, além de documentos relacionados à história e evolução de Barra Bonita. O Museu tem entrada gratuita e permanece aberto durante a semana das 9h às 11h e das 13h às 17h e aos finais de semana e feriados das 9h às 17h.

História de Barra Bonita SP

Entre a mata exuberante e o rio cristalino, destacava-se uma orla de areia alvíssima, formada no estuário de pequeno córrego caudaloso, que desagua no Rio Tietê. Ao entardecer, descambando o sol no horizonte, a natureza oferece um espetáculo deslumbrante, impregnando a vista do visitante com as cores de uma cena paradisíaca. Como se principiasse uma tempestade de luz, céu e terra se transformavam, ruborizados de início, para um momento despejarem cintilantes raios luminosos, numa fantasia cromática, intercalando matizes, como uma festa de focos e faróis deslumbrantes. Esse espetáculo de natureza marca na memória do visitante, como que uma referência de destaque, apontando como estaca, ao reencontro, às futuras jornadas, a lembrança do expressivo título que ficou para sempre, ressaltando e nomeando o local que nos acolhe: BARRA BONITA.

História de glórias
As águas traçaram o percurso inicial de nossa história. Esta região sempre recebeu grande fluxo de bandeirantes, desde o tempo das colonizações, graças as facilidades de navegação pelo rio Tietê. Assim como eles, o rio desbrava e invade o interior do Estado de São Paulo. Por volta de 1883 ou 1886 (a data oficial é bastante discutida), o povoado obteve a denominação de Barra Bonita, nome originário de um córrego que situa-se, até os dias de hoje, no centro da cidade.

A vinda dos imigrantes italianos e espanhóis, trazidos pelo Coronel José de Salles Leme, o "Nhonho Salles", propiciou a formação de um ciclo de exploração comercial, dando início as derrubadas das matas, para o plantio de café e criação de gado. Neste período, foi instalada a Câmara Municipal (aos 8 de março de 1913) e Barra Bonita foi administrada por um prefeito: Major João Baptista Pompeu.
Paralelamente ao plantio do café, surgiram as primeiras olarias, formando uma sólida fonte de renda para o povoado. As indústrias do barro proliferaram graças a facilidade de encontrar e abundância de argila na região ribeirinha. Cerca de 150 carros de boi faziam o transporte de telhas até Jaú, o centro comercial mais próximo, na época.
Barra Bonita será eternamente grata ao ex-presidente da República, Manuel Ferraz de Campos Salles, pela construção e instalação da Ponte Campos Salles, que merecidamente leva seu nome. Com grande festa, foi inaugurada em 5 de março de 1915, criando um ágil elo de ligação às cidades de Igaraçu do Tietê e São Manuel.

Na década de 20, deste século, após a instalação da Estrada de Ferro Barra Bonita, o município apresentava boas perspectivas econômicas. Mas permaneceu em fase estacionária, até por volta de 1930. A partir de então, fatores de ordem financeira e administrativa criaram uma nova estrutura econômica, desencadeando um período de grande progresso.
Os resultados desse progresso eram sensíveis, na década de 40, com o surgimento de novas indústrias, ampliação do mercado imobiliário e um incentivo latente ao aparecimento de uma nova cultura: a cana-de-açúcar. A cidade conheceu sua principais melhorias públicas, até aquela data.
A agricultura passa a comandar um período de grande ânimo, caracterizado pelo aumento da demanda de mão-de-obra, que, num processo de crescimento, desenvolveu o comércio do município, em todos seus setores.
Hoje, mesmo com a predominância das atividades agrícolas canavieiras, a indústria se faz forte nas áreas de pisos cerâmicos e equipamentos eletrônicos. O turismo, beneficiado com a paisagem natural e a interferência humana, caso da bela ponte Campos Salles e da eclusa da hidrelétrica da CESP, está em franco crescimento, atraindo principalmente o turista interessado em história e ecologia.

Imigrantes
Nossa cidade deve a maior parte de seu desenvolvimento aos imigrantes e, de modo especial, à colônia italiana, que aqui se fixou no final do século 19 e início do século 20, época do início da formação do povoado e da Vila de São José da Barra Bonita.
Segundo a historiadora Célia Stangherlin, havia, em cada imigrante, um sonho de riqueza a se concretizar. O café,
chamado de "ouro verde" e as pedras preciosas, das quais
tinham ouvido falar, eram a promessa de uma nova vida de sucessos.
Célia Stangherlin destacou uma curiosidade na história local dos imigrantes italianos. "Dona Tereza G. Bolla, imigrante italiana, que chegou ao Brasil, aos 18 anos, em 30 de dezembro de
1897, juntamente com o esposo Ferrúcio, com 25 anos, e uma filha recém-nascida, Éster, contava as dificuldades da viagem no navio, onde quase tudo era racionado". Segundo o relato de
dona Tereza, resgatado por Célia, a água para se beber, era colocada numa cartola, a mais de um metro de altura e, nela,
se colocava uma chupeta (tipo de bico de mamadeira antiga)
para os passageiros "chuparem" a água, quando estivessem
com sede. "Todos bebiam no mesmo bico. Assim, evitava-se o desperdício, para não faltar água em alto mar".

Em 1922, Pedro Ometto comprou ótimas terras em Água Santa: 60 alqueires. Pedro e Narcisa tinham três filhos: Ernesta, Dovílio
e Helena. Na Fazenda Primavera, nasceram: Orlando, Natalina, Odete e Isaltina.
Pedro queria todos os filhos instruídos, as meninas com curso normal e os rapazes com curso superior. Mudaram-se para Piracicaba, afim de que os filhos tivessem boas escolas. O único filho que não ficou em colégio interno foi Orlando, pois, quando
a família se mudou, estava com apenas 7 anos.
Em 1935, Pedro, João, José Basinello e Mário Dedini compraram mais terras e constituíram a Usina Costa Pinto Ltda. Em 1943, a empresa comprou uma fazenda de 340 alqueires, no município de Barra Bonita. Foi o início da Usina da Barra.

Fonte: Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita e www.saopaulo.sp.gov.br


Sugestões Para Conhecer em Barra Bonita

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Hotel Estância Barra Bonita - Barra Bonita

Hotel Estância Barra Bonita - Barra Bonita

Localizado em Barra Bonita, no estado de São Paulo, o Hotel Estância Barra Bonita é um destino de viagem completo para toda a família. O hotel oferece pensão completa e até mesmo um complexo aquático dentro do resort.

Conhecer
Hotel Beira Rio - Barra Bonita

Hotel Beira Rio - Barra Bonita

Hotel histórico na região de Barra Bonita, o Hotel Beira Rio possui uma localização privilegiada, em frente ao mar, com uma vista deslumbrante em um ambiente rústico e aconchegante. Localizado no Centro da cidade, o hotel oferece para seus hóspedes estacionamento, bar, cofre e churrasqueira.

Conhecer
Hotel Vitória - Barra Bonita

Hotel Vitória - Barra Bonita

O Hotel Vitoria está situado em Barra Bonita SP e é uma ótima opção de hospedagem para você que está passando pela cidade. O hotel oferece algumas comodidades, como serviço de quarto 24 horas, Wi-Fi gratuito em toda a propriedade e estacionamento privativo.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·