Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Araraquara - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Araraquara
Não sabe o que fazer em Araraquara? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Araraquara
Onde Ficar em Araraquara
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Araraquara. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Araraquara
Onde Comer em Araraquara
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Araraquara. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Araraquara
Utilidades e Emergências em Araraquara
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Araraquara. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Araraquara

Foto:parquedosolararaquara.com.br



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

CONHEÇA ARARAQUARA

Araraquara está situada no interior estado de São Paulo, com uma população estimada em 236 mil habitantes (2019). É um polo regional contando com a Região Geográfica Imediata, que possui 17 municípios ao seu entorno.

O município sedia os campi da UNESP, da FATEC e do IFSP – todas instituições públicas de ensino superior -, além de possuir outras, de caráter privado, como a “Universidade de Araraquara – UNIARA”, a “UNIP”, as “Faculdades Integradas de Araraquara – Logatti” e a “UNIESP”.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Araraquara, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é de 0,815, sendo o 14° maior do Brasil.

Em 2007, foi a cidade brasileira melhor qualificada quanto ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que usa critérios de renda, educação e saúde.

Etimologia

Existem duas explicações etimológicas para a origem do topônimo "Araraquara", a mais comum e adotada é também a que dá ao município o apelido de Morada do Sol.

Segundo a obra "Monografia da Palavra Araraquara" de 1952, de Pio Lourenço Corrêa, o nome primitivo era Araquara, dada a existência da Serra de Araquará, com o passar do tempo, por homofonia com a palavra arara e ignorância do idioma Tupi, passou-se a adotar o nome Araraquara. Nesta mesma linha, há ainda a narrativa no século XVIII, um astrônomo português, em viagem de exploração pelo rio Tietê, se deparou com uma grande cordilheira, cujos reflexos da luz do sol lhe fizeram enxergar uma grande cidade, que ainda não existia. Àquela região os índios guaianá, então seus habitantes, davam o nome de Aracoara (de ará, dia, e coara, toca ou morada).

A outra versão baseia-se na expressão da língua geral meridional arara kûara, que significa "toca das araras" (arara, "arara" e kûara, "buraco", "toca").

Municípios Próximos:

  • Américo Brasiliense: 12 km
  • Ibaté: 28 km
  • São Carlos: 41 km
  • Santa Lúcia: 18 km
  • Barra Bonita: 97 km

Clima

Se você gosta de um clima tipo “meia estação”, Araraquara é assim. Devido à sua altitude e localização, o clima de Araraquara é subtropical úmido, com invernos secos e amenos e verões quentes e chuvosos.

Economia

Em termos de economia, a cidade também é uma das mais industrializadas do estado, contando com mais de 500 indústrias de vários ramos. Araraquara está entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil em termos de qualidade de vida, renda, saúde e educação, com base no índice FIRJAN.

Além da grande quantidade de lojas varejistas na região central, os bairros vêm notadamente desenvolvendo seus próprios corredores produtivos e comerciais em importantes artérias de suas localidades

Segurança

Araraquara é uma das cidades mais seguras do país, ocupando a 13ª posição na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Assim, são apenas 7,9 ocorrências do tipo no ano – um número bem inferior à média nacional (31,6) ou do estado de São Paulo (10,3).

História

A região de Araraquara até o final do século XVIII era um vasto território conhecido como “Campos de Aracoara”. Origem do nome ARA – dia / COARA – nova. Sua existência geográfica foi registrada por várias expedições que demandavam o Brasil Central. O povoamento ocorreu em princípio do século XIX, com a fixação de famílias oriundas de regiões mais antigas da Província, que abriram fazendas para criação de eqüinos, ovinos e gado de corte. Ao longo do século XX Araraquara ergueu suas indústrias e um comércio ativo, paralelamente à criação de escolas, clubes, universidades que deram a ela talentosos artistas, intelectuais e desportistas, muitos dos quais reconhecidos internacionalmente. Em 1817, o bairro de São Bento d`Araraquara conquista o status de freguesia, com sua economia baseada na pecuária e nas culturas de subsistência de seus 336 habitantes, em 1832 é elevado à condição de Vila, instituindo a primeira legislatura da Câmara Municipal. Nesta época foi plantado o primeiro café na região, por José Joaquim de Sampaio, que também plantou a primeira forragem (capim gordura roxo) e as primeiras laranjeiras (lisas e tangerinas), importadas de Minas Gerais.

Em 1884, com a chegada da ferrovia e dos imigrantes, entre eles Italianos, Portugueses, Japoneses, Espanhóis que substituíram o trabalho escravo. A região passou a integrar o complexo comercial do café, acelerando seu desenvolvimento econômico e social. A vinda desses trabalhadores europeus marcou definitivamente a vida sociocultural de Araraquara, legado que persiste na atualidade representada na culinária, no modo de falar, no sobrenome das famílias, festejos e nas atividades econômicas. Em relação à economia da cidade de Araraquara, durante a primeira metade do século XIX, plantavam-se cana-de-açúcar, milho, fumo e algodão. Os rebanhos eram em sua maioria suínos e bovinos. Por volta de 1850, a plantação de café substituiu a de cana e cereais.

A chegada da Ferrovia ocorreu em 1885 devido ao crescimento da cidade, sendo que no século XX foi à primeira cidade do interior com ônibus elétrico e com o título de “Cidade mais limpa das Três Américas”. Em 1889, Araraquara é elevada à categoria de cidade e hoje em dia é conhecida nacionalmente por suas ruas limpas e arborizadas, por suas inúmeras praças, pelo alto nível de qualidade de vida da população, primados por vários projetos de desenvolvimento sustentável como o centro de Triagem de Resíduos. Os fazendeiros de café, detentores de um crescente poder econômico e político, passaram a implementar melhorias urbanas como iluminação, bondes elétricos e serviços de telefonia. Após a crise do café, em 1929, o mesmo foi substituído pela cana, que ainda hoje é um dos principais produtos agrícolas do município. Assim, a cidade foi forçada a encontrar saídas para seu desenvolvimento, construindo grande parte de seu setor industrial a partir do aproveitamento de produtos agrícolas.

As colônias de imigrantes de Araraquara aderiram ao movimento revolucionário não apenas enviando donativos, como também integrando suas trincheiras. A Revolução de 1932 vinha a realizar, assim, uma aproximação entre os imigrantes e seus descendentes e a elite política e econômica da região, a exemplo do que ocorreu em outras cidades do interior paulista. A cidade de Araraquara passa a ter uma rede de ensino superior bastante significativa.

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) foi fundada em janeiro de 1976, reunindo os 22 Institutos Isolados do Estado de São Paulo, entre os quais a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. Esta faculdade já existia na cidade desde 1959 e dela faziam A parte os cursos de Química, Pedagogia e Letras. De início, a instituição foi instalada no bairro da Fonte; em 1961, foi transferida para a Praça Santos Dumont e, em 1973, mudou-se para o campus universitário, onde funciona até hoje. A partir de 1989, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a se chamar Faculdade de Ciências e Letras (FCL). A Escola de Farmácia e Odontologia, criada em 1923, também passou a integrar a Unesp. Também o Centro Universitário de Araraquara (Uniara), antiga Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara (Fefiara), teve um papel de destaque no desenvolvimento da cidade. Este centro universitário se consolidou como instituição privada de ensino superior no início da década de 70, mas já havia participado da formação educacional local na década de 40, quando funcionava como curso preparatório, e posteriormente como escola de 2º grau, denominada Colégio.

A modernidade que hoje se coloca para Araraquara, não se restringe à instalação de novos equipamentos urbanos e expansão econômica, significa também superação dos problemas sociais, qualidade de vida, participação da comunidade nas definições administrativas, respeito às diferenças étnicas, defesa dos recursos naturais e ampliação da cidadania. Araraquara é conhecida atualmente pela excelente qualidade de vida comparável a países de primeiro mundo. Os ótimos indicadores apresentados nos últimos anos, somados à localização estratégica, vêm impulsionando o desenvolvimento econômico do Município, que hoje é a escolha ideal para novos investimentos; tem vocação logística que favorece o escoamento da produção por todo o território brasileiro e uma economia diversificada, forte expansão imobiliária e o fortalecimento de suas indústrias e da atração de novas empresas. O aniversário da cidade é comemorado no dia 22 de agosto.

Shoppings

No setor de Shopping Centers, Araraquara se mostra como um dos mais fortes da Região Central do Estado, contando, atualmente, com duas instalações em funcionamento:

Shopping Jaraguá, com aproximadamente 190 lojas em operação, é o maior e mais completo Shopping Center da Região Administrativa Central, oferece um mix de lojas completo com lojas de departamento, Supermercado, vestuário, lazer e opções de alimentação.

Shopping Lupo, localizado no coração de Araraquara, que foi totalmente adequado para abrigar o centro comercial, conta com cerca de 40 lojas. Tem como atração o relógio, que por décadas foi a referência da hora certa para os araraquarenses e três salas de Cinema.

Atualmente, a cidade de Araraquara está dividida em três distritos: distrito-sede, distrito de Vila Xavier e Bueno de Andrada, além de dois assentamentos rurais, sendo eles o Assentamento Bela Vista e o Assentamento Monte Alegre.

A divisão da cidade também se dá por meio de regiões (ou zonas), sendo elas Norte, Oeste, Sul e Leste, e subdivididas em bairros.

Pontos históricos

Os principais pontos históricos da cidade estão localizados no Centro. Entre eles podemos destacar a Igreja Matriz de São Bento, tendo passado pelo menos 50 anos em reformas. É a primeira igreja construída na cidade e até hoje guarda diversas lendas.

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” em “Refúgios em Araraquara”

 

Fonte: camara-arq.sp;gov.br/parquedosolararaquara.com.br/araraquara.sp.gov.br
Créditos Imagem: parquedosolararaquara.com.br


Sugestões Para Conhecer em Araraquara

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Hotel Fazenda Salto Grande Araraquara

Hotel Fazenda Salto Grande Araraquara

O nome do local é uma menção à cachoeira de 50 metros de queda d’água da fazenda, que hoje é uma referência de preservação histórica e do meio ambiente.

Conhecer
Restaurante do Cidinho Araraquara

Restaurante do Cidinho Araraquara

Para saborear pratos como filé à parmegiana, feijoada e terminar com sobremesas caseiras, em clima familiar.

Conhecer
Restaurante Vitório Araraquara

Restaurante Vitório Araraquara

Cardápio internacional, com massas artesanais, filés com risotos, vinhos e sobremesas, em ambiente sofisticado e aconchegante.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·