Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça São Carlos - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em São Carlos
Não sabe o que fazer em São Carlos? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em São Carlos
Onde Ficar em São Carlos
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em São Carlos. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em São Carlos
Onde Comer em São Carlos
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em São Carlos. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em São Carlos
Utilidades e Emergências em São Carlos
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em São Carlos. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
São Carlos

Foto:Divulgação/Fazenda Santa Maria do Monjolinho


CONHEÇA SÃO CARLOS

Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cidade de São Carlos possui características especiais que a tornam um local de destaque sob vários aspectos. O clima ameno, com temperatura média anual de 19,6 ºC, somado às altitudes médias entre 800 e 1.000 metros, faz de São Carlos um local muito agradável, com inúmeras cachoeiras, curiosas formações geológicas e belíssimas paisagens.

O cerrado foi a vegetação original predominante, ocorrendo nos terrenos arenosos do planalto. Sobre as manchas de solos férteis existia uma exuberante vegetação da Mata Atlântica. Hoje, ainda há áreas de cerrado e fragmentos de mata preservada, incluindo vários exemplares de araucária de grande porte, árvore-símbolo da cidade.

O comércio atende às necessidades da cidade e da região, oferecendo produtos e serviços de qualidade. E o setor agropecuário é importante na produção de leite, cana, laranja, frango, carne bovina e milho. São Carlos também é servida por excelentes estradas, que permitem o deslocamento com segurança e rapidez a São Paulo (cerca de 228 Km) e às principais cidades do Estado.

Eventos importantes marcam o calendário da cidade, atraindo visitantes e movimentando a economia local. Entre eles está a Festa do Clima, realizada anualmente no mês de abril há mais de 30 anos, conta com uma tradicional Exposição de Orquídeas, shows, artesanatos e barracas de comidas diversas.

Municípios vizinhos:

  • Ibaté: 15,8 km
  • Itirapina: 40 km
  • Santa Lúcia: 59,8 km
  • Analândia: 48,1 km
  • Araraquara: 44,9 km
  • Descalvado: 39,6 km
  • Brotas: 72,4 km
  • Ribeirão Bonito: 42,6 km

Áreas

  • Total:132 km² (IBGE)
  • Urbana: 67,25km² - 6% da área total
  • Urbana ocupada: 33km²

Clima

  • Temperado de altitude, apresenta verão chuvoso e inverno seco.
  • Precipitação de 1512mm.

População

238.950 habitantes

Capital Tecnológica

O vigor acadêmico, tecnológico e industrial conferiu à cidade o título de Capital da Tecnologia. Suas universidades e centros de pesquisa são reconhecidos pela excelência e diversidade. A Universidade de São Paulo (USP), com dois campi na cidade, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem ensino gratuito e de qualidade e já incorporaram à história de São Carlos suas contribuições à ciência e à capacitação profissional de milhares de alunos.

Reforçando o caráter de pólo de desenvolvimento científico e tecnológico, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mantém dois centros de atividades instalados na cidade: o Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária, produzindo tecnologia de ponta nas áreas de melhoramento genético bovino e de desenvolvimento de equipamentos agropecuários.

História

A região começou a ser povoada no final do século XVIII, com a abertura de uma trilha que levava às minas de ouro de Cuiabá e Goiás. Saindo de Piracicaba, passando por Rio Claro, subindo as escarpas das encostas do planalto, passando pelos campos, matas e cerrados de Araraquara, levas de povoadores se estabeleceram na região. A história de São Carlos tem início em 1831, com a demarcação da Sesmaria do Pinhal. Na data da fundação, 4 de novembro de 1857, a povoação era composta por algumas pequenas casas ao redor da capela e seus moradores eram, em sua maior parte, herdeiros da família Arruda Botelho, primeiros proprietários das terras da Sesmaria do Pinhal.

São Carlos é elevada à categoria de vila em 1865 e a Câmara Municipal é empossada. Em 1874 a vila contava com 6.897 habitantes e destacava-se na região pelo seu rápido crescimento e importância regional. Em 1880, passa de vila a cidade e em 1886, com uma população de 16.104 habitantes, já possui ampla infra-estrutura urbana.

Entre 1831 e 1857 são formadas as fazendas de café pioneiras, marcando o início da primeira atividade econômica de maior expressão em São Carlos. A lavoura cafeeira chega à Fazenda Pinhal em 1840 e se espalha por todas as terras férteis no município, tornando-se o principal produto de exportação.

A cidade surge no contexto da expansão da lavoura cafeeira, que é marcante nas últimas décadas do século XIX e nas duas primeiras do século XX. A chegada da ferrovia em 1884 propiciou um sistema eficiente para escoar a produção para o porto de Santos e deu um grande impulso ao desenvolvimento da economia da região. A ferrovia também contribuiu para que a área central da cidade se firmasse como local de destaque político e econômico.

Nas últimas décadas do século XIX ocorreu o fenômeno social que mais influência deixou na região central do Estado de São Paulo: a imigração. São Carlos recebeu imigrantes alemães trazidos pelo Conde do Pinhal em 1876, e de 1880 a 1904, o município foi um dos principais pólos atrativos de imigrantes do Estado de São Paulo. A grande maioria imigrantes do Estado de São Paulo. A grande maioria  deles era originária das regiões setentrionais da Itália. Os imigrantes vinham para trabalhar nas lavouras de café e, graças às suas habilidades, atuavam também na manufatura e no comércio.

No início do século XX existiam inúmeras sociedades culturais e de ajuda mútua que desenvolviam atividades sociais com a finalidade de promover a educação, destacando-se a Vittorio Emanuele, de 1900, e a Dante Alighieri, de 1902. A presença de imigrantes italianos era tão grande que durante as primeiras décadas do século XX, o governo italiano manteve um vice-consulado em São Carlos. A crise cafeeira de 1929 levou os imigrantes a deixarem a atividade rural, passando a trabalhar no centro urbano como operários nas oficinas, no comércio, na prestação de serviços, na fábrica de artefatos de madeira e de cerâmica e na construção civil.

Os fazendeiros aplicavam os lucros obtidos com o café na constituição de várias empresas em São Carlos: bancos, companhias de luz elétrica, de bondes, telefones, sistemas de água e esgoto, teatro, hospitais e escolas, fortalecendo a infra-estrutura urbana e criando condições para a industrialização. Com os conhecimentos dos imigrantes e com a chegada de migrantes de outros centros urbanos nas décadas de 30 e 40, a indústria consolida-se como a principal atividade econômica de São Carlos, que chega à década de 50 como centro manufatureiro diferenciado, com relevante expressão industrial entre as cidades do interior do Estado de São Paulo.

O setor industrial desenvolveu-se também a partir de oficinas que serviam às plantações de café. A fabricação de máquinas de beneficiamento, sapatos, adubos, ferragens, móveis, macarrão e charutos, assim como as alfaiatarias, cervejarias, fundições, serrarias, tecelagem, uma indústria de lápis e olarias marcam a economia de São Carlos nos anos 30. Nas décadas de 50 e 60 a indústria solidifica-se com a instalação de fábricas de geladeiras, compressores, tratores e uma grande quantidade de empresas pequenas e médias, fornecedoras de produtos e serviços.

Na segunda metade do século XX, a cidade recebe um grande impulso para o seu desenvolvimento tecnológico e educacional com a implantação, em abril de 1953, da Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), e, na década de 70, com a criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Opções de Lazer

Shopping

Se você está acostumado com os grandes shoppings do estado de São Paulo, terá à disposição uma unidade do Iguatemi. Trata-se, por sinal, do segundo Iguatemi inaugurado na região interiorana paulista. Além disso, o Iguatemi São Carlos é classificado como o melhor centro de compras daquela área do estado.

Cinemas

Assim como nas demais unidades do Iguatemi, você também poderá desfrutar do cinema local. As salas são do Cine Araújo.

O município ainda oferece mais uma opção de cinema: o Cine São Carlos. Na contramão do que acontece na maior parte do país, trata-se de um cinema isolado, situado no centro da cidade.

Parques

  • Parque eco esportivo Damha: esse parque é dotado de uma vasta reserva ambiental, rica em biodiversidade de flora e fauna. Com uma infraestrutura renomada, o local costuma ser palco de competições de hipismo e triathlon. Com uma bicicleta, o visitante consegue fazer o passeio render bastante, mas você também pode optar pelas caminhadas.
  • Parque do kartódromo: se você ama corridas de kart e está próximo ao Campus I da USP, o kartódromo pode ser um local especial. Isso porque ele oferece pistas para caminhadas e corridas. Geralmente, os usuários costumam aparecer em peso durante o nascer e o pôr do sol.
  • Parque ecológico: com diversas espécies ameaçadas de extinção, o Parque Ecológico de São Carlos reúne aproximadamente 700 animais. Foi nesse local que ocorreu a bem-sucedida reprodução em cativeiro do Mico Leão Dourado. O zoológico do parque é referência em pesquisas biológicas brasileiras.

Fazendas históricas

  • Casa do Pinhal: essa é uma fazenda situada nas terras da velha Sesmaria do Pinhal. A fazenda tornou-se uma importante produtora de café por volta de 1850.
  • Fazenda Santa Maria: erguida em meados do fim do século XIX, essa fazenda é famosa por ficar próxima às correntezas do rio Monjolinho. Ela também já foi uma grande produtora de café. Atualmente, funciona como um museu.
  • Fazenda Vale do Quilombo: inserida nas áreas da chamada Fazenda Argentina, a Fazenda Vale do Quilombo fica em meio às águas do rio homônimo. Ao redor, a fazenda é cercada por muita mata nativa. Se antes produzia café, agora a propriedade se mantém ativa nos cultivos de gado de leite e cana-de-açúcar.

Museus

São Carlos também é uma cidade servida de museus bem interessantes.

  • Museu da ciência: nesse inusitado museu, quase todas as peças das mostras podem ser tocadas pelos visitantes. Isso se deve à premissa do museu em expor itens que realmente atiçam a curiosidade.

Lá dentro, você encontrará exposições relacionadas à paleontologia e à física (há itens de eletromagnetismo, mecânica e ótica).

  • Museu São Carlos: esse espaço é destinado a exposições ligadas à história da cidade. As obras de artes visuais dividem o local com objetos que datam da década de 30 do século XIX — época da fundação de São Carlos. Os visitantes também podem conferir as mudanças do município por meio de um acervo fotográfico e documental.

Para realçar o clima histórico, o museu fica hospedado na antiga e centenária estação ferroviária de São Carlos. Esse é um passeio obrigatório para quem deseja conhecer um resumo desse importante município paulista.

 

Fonte: saocarlos.sp.gov.br/livehere.com.br
Créditos Imagem:  Divulgação/Fazenda Santa Maria do Monjolinho


Sugestões Para Conhecer em São Carlos

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Fazenda Casa do Pinhal em São Carlos

Fazenda Casa do Pinhal em São Carlos

A Fazenda Pinhal é um importante testemunho das mudanças da arquitetura rural paulista ao longo dos séculos XIX e XX, localizada na cidade de São Carlos, muito conhecida pelo seu turismo rural no interior de São Paulo!

Conhecer
Fazenda Santa Maria do Monjolinho - São Carlos

Fazenda Santa Maria do Monjolinho - São Carlos

A Fazenda Santa Maria é uma das mais antigas fazendas de café do município de São Carlos (SP). Entrou em atividade por volta de 1870 e desde então dedica-se a cultura cafeeira.

Conhecer
Restaurante Rural Invernada em São Carlos

Restaurante Rural Invernada em São Carlos

A gastronomia é a arte de combinar técnicas e ingredientes, mas quando é temperada por uma pitada de história e sabor é ainda melhor! E é esse conceito que o charmoso Restaurante Rural Invernada em São Carlos, interior de São Paulo, oferece para seus clientes.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·