Melhores Café Colonial em Itupeva - Onde Comer em Itupeva - SP
CAFÉ DA MANHÃ NO SÍTIO SASSAFRAZ
São mais de 80 opções de pratos doces e salgados para você e sua família aproveitarem. O Café Colonial possui todos os pratos feitos no próprio Sitio, onde você come à vontade, em formato self-service, aos sábados e domingos, das 8h às 13h em permanência dentro do restaurante por reserva. (Recomendo ligar com antecedência).
O QUE FAZER NO SÍTIO SASSAFRAZ EM ITUPEVA?
O café da manhã do Sítio é apenas o início de sua viagem em meio à natureza. Entre no clima rural no meio de seus pomares, alimente os animais com rações próprias e aproveite todo o Sítio a bordo do trenzinho. Além disso, as crianças ganham o passeio a cavalo como cortesia. No fim, não deixe de passar no armazém e levar para casa uma lembrança do seu passeio!
- Caixas de piquenique
- Café da manhã Colonial
- Feira de Artesanato
- Porções e Chopp
- Alimentação aos animais
- Passeio a cavalo
- Passeio de trem
- Colha e Pague
- Armazem.
Para algumas atividades no sítio recomendamos reservar com antecedência.
Se desejar, você pode baixar nosso e-book de lugares para um bom Café Colonial no Interior de SP
História do Sítio Sassafraz
A história do Sítio Sassafraz começou em 1888, em Sermide, próximo a Bologna na região de Montova na Itália. A família Vanini embarcou no Vapor chamado Giava rumo ao Brasil em busca de trabalho, aportaram no porto de Santos e foram conduzidos para a hospedaria dos imigrantes em São Paulo no dia 18 de março do mesmo ano. Na família haviam apenas 06 pessoas: o patriarca Tommaso Vanini (48), sua esposa Edvige Puga (41) e seus quatro filhos, Cleonice (17), Primo (12), Vittória (09) e Enrico (06).
Ao chegarem ao interior, foram instalados na fazenda Bonfim em Cabreúva para trabalhar nas plantações de café, após o horário de trabalho a família cultivava uma roça de cebola. Décadas depois o filho mais novo da família, Enrico Vanini, já casado com Leofinia Barcele, celebravam o casamento de seu filho, Thomaz Angelo Vanini com Emilia Muraro, onde tiveram cinco filhos, Iris (Tio Idi), Edilia (Tia Dica), Antenor (Vô Nego), Ema (Tia Ema) e José (Tio Zé).
Em 1951, Thomaz Angelo conseguiu comprar terras de uma antiga senhora descendente de escravos, chamada Nhá Chica Santana, em Itupeva, um sitio de aproximadamente 21 alqueires onde Nhá Chica cultivava plantas e ervas medicinais para tratar as pessoas da região.
Neste momento, o Sitio não possuía energia elétrica e água, foi com o esforço e suor da própria família que construiu toda a estrutura básica da propriedade e assim se dedicou ao cultivo de uva de mesa Niágara, o sitio foi batizado de Sitio Pinheirinho, devido à grande plantação de pinheiros nesta área. Agora afamília já estava maior, o amado Vô Nego (Antenor Vanini) casou-se com a Vó Lourdes (Maria de Lourdes Falchi Vanini) e tiveram 04 filhos, Claudemir, Ademir, Marly e Maria Helena.
Em 1981 o querido Pinheirinho ganhou o Prêmio de Produtor modelo de Uva Niágara do Estado de São Paulo, o Sitio possuía 100.000 mil pés de uva e empregava 10 famílias de meeiros produzindo em média 50 mil caixas de uva por safra.
Após décadas de muito trabalho, plantios e safras bem-sucedidas, em 2005, o amado Vô Nego faleceu, e o Sitio Pinheirinho foi dividido entre seus filhos e sobrinhos. O território dos fundos do Sitio, foi destinada a filha caçula do Vô Nego, Dr.ª Maria Helena Vanini Polli, além da mata nativa e das videiras de uva, a única árvore que restou da história original do Sitio Pinheirinho foi o pé de Sassafraz, árvore brasileira típica nas matas da região, dando assim origem ao nome que é conhecido hoje: Sitio Sassafraz.
O Sitio Sassafraz teve início com uma pequena agroindústria inaugurada em 10 de outubro de 2007, produzindo compotas artesanais e vendendo frutas, verduras, legumes e queijos para turistas e moradores locais, no ano de 2008 realizaram o primeiro Café da Manhã, para um grupo agendado de senhoras vindas do Rio de Janeiro, desde então o Café da Manhã do Sitio Sassafraz só cresceu, aumentando o espaço e variedades de pratos. Hoje, além do delicioso Café da Manhã, o Sitio Sassafraz também realiza confraternizações de empresas, aniversários e casamentos. O Sitio Sassafraz também trabalha com o turismo pedagógico e recebe escolas da região que buscam integrar o conhecimento adquirido em sala de aula com o meio ambiente externo.
Através do Turismo Rural e o Circuito das Frutas a família vem preservando a história que tem orgulho em contar.
Horários de Funcionamento do Sítio Sassafraz em Itupeva:
Sítio Sassafraz:
Seg a sexta-feira, das 9h às 17h
Sábados, das 8h às 14h
Domingo, das 8h às 17h30
Armazém:
Seg a sexta-feira, das 9h às 17h
Sábados, das 8h às 14h
Domingo, das 8h às 17h30
Café Colonial:
Sábados e domingos, das 8h às 13h ( feriados estão sujeitos à confirmação )
Em turno de 1h30 mediante reserva, clique aqui para consultar os horário disponíveis.
CURIOSIDADE SOBRE A ARVORE SASSAFRÁS
Nome científico: Ocotea odorífera
Há uma série de nomes populares para essa espécie: canela-sassafrás, sassafrás, canela-funcho, casca-cheirosa, louro-cheiroso, casca-preciosa, canela, canela cheirosa, canela mulungu, canela parda, canela sassafrás de folha grande, casca preciosa, louro sassafrás, louro tapinhoã, pau funcho, sassafrás amarelo, sassafrás brasileiro, sassafrás funcho, sassafrás preto, sassafrás rajado, sassafrás do brasil, sassafrás do paraná, sassafrasinho. A Canela sassafrás é uma árvore pertencente à família Lauraceae, nativa do Brasil, perene, de crescimento lento. É uma espécie muito rara!
É uma árvore que atinge até 25m de altura, a casca tem espessura de até 12mm com a parte externa castanha a parte interna apresenta um cheiro forte. As folhas são oblongas medindo 7-14 cm de comprimento e quando esmagadas exalam um odor. A flor é de cor amarela e muito perfumada que florescem de dezembro a janeiro. O seu fruto é muito atrativo a fauna. Hoje muito ameaçada de extinção devido a extração predatória de sua madeira e raízes para fabricação do preciosíssimo Óleo de Sassafrás, que foi muito utilizado pela NASA em espaçonaves e aparelhos de alta precisão, devido à densidade do óleo que nunca se altera mesmo em altas variações de temperatura, continuando em estado líquido até em temperaturas abaixo de zero grau Celsius. Além de ser um óleo de indicação terapêutica, antisséptica, fungicida, analgésica, antitrombótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, hipotensora, antiespasmódica, inibidora de agregação plaquetária.
Devido a seu excelente perfume presente em praticamente todas as partes da árvore, foi amplamente utilizado em perfumaria e na fabricação de inseticidas. A madeira é usada na construção civil como: vigas, caibros, tacos para assoalhos, móveis, marcenaria, embarcações, produção de laminas faqueadas.
O sassafrás tem crescimento muito lento, frutifica esporadicamente, podendo passar anos sem frutificar.
A Canela de Sassafrás é uma espécie de clima Tropical e Subtropical.
A muda de canela sassafrás deve ser cultivada em pleno sol, solo fértil, rico em matéria orgânica, com uma boa drenagem e regas regulares. Embora não seja obrigatório, é recomendado fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido ou adubo mineral.
Endereço: Via Paulo Leone, 1400 - Pinheirinho - Itupeva
(11)4496-2201
(11)94485-1729
https://www.sitiosassafraz.com.br/
https://www.instagram.com/sitiosassafraz/
https://www.facebook.com/sitiosassafrazitupevasp
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Sítio Sassafraz / Google - Fonte(s) Fotos: Sítio Sassafraz / Google
Data Última Alteração: 12/02/2024
Café da manhã maravilhoso com a família, em contato com a natureza e animais do sítio.