Conheça Louveira - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:cidadeecultura.com
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA LOUVEIRA
História
O nome do município é uma referência à árvore louveira, encontrada primeiramente pelo fundador da cidade, Gaspar de Oliveira, natural de Logroño, Espanha. Gaspar casou-se na cidade de São Paulo com Páscoa da Costa (cf. "Genealogia Paulistana" de Luiz Gonzaga da Silva Leme), na primeira metade do século XVII. O casal se instalou em Jundiaí, em meados daquele século, e consta ter possuído terras onde mais tarde veio a surgir a atual Louveira. Outros moradores na região, naquela época, teriam sido João Leme do Prado e Manoel Peres Calhamares.
Por 300 anos, Louveira foi parte da cidade de Jundiaí e depois passou a ser bairro de Vinhedo, na época com o nome de Vila de Rocinha. Em 1872 era inaugurada a Estação Ferroviária e a linha férrea da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, construção que impulsionou a economia local, primeiramente com o café e após seu declínio, com o cultivo da uva pelos imigrantes italianos.
Na primeira eleição da cidade de Vinhedo, o bairro de Louveira elegeu cinco vereadores à Câmara Municipal. Em agosto de 1952, os eleitos e outros residentes reivindicaram sua elevação a Distrito. Em 1963, realizou-se uma assembléia pró-emancipação do Distrito. Ao final do mesmo ano, o povo, em plebiscito, manifestou-se pela elevação de Louveira a município, efetivada em 1964.
Origem Ática da População
A população Louveirense é de origem Italiana, seus costumes são típicos da Itália. A realização de festas (Abadia), brincadeira de gerações passadas, acostumados com a vida simples da roça, ainda observamos plantações de uva e outras frutas, as reuniões de domingo com toda a família, a tipicidade de jogos de carta, bocha e comemorações ao final da colheita.
As tipicidades deste povo cujas tradições e seu meio simples de vida, algumas são preservadas como a fabricação de vinhos, doces caseiros, mel, compotas, pratos típicos como polenta, variações de carnes e massas, a confecção de artesanatos como os primordiais biscuit guardanapos, crochês e rendas.
Monumentos e Marcos Históricos
- Estação Francisco de Monlevade
- Cemitério dos escravos
- Igreja Sagrado Coração de Jesus - Capela Santa Cruz 1929
Louveira está situada a 690 m de altitude, pouco abaixo da altitude média de Jundiaí. Segundo o censo brasileiro de 2000, a cidade possuía 23.970 habitantes, sendo 21.962 na área urbana e 2044 na área rural. O Censo mais recente aponta que Louveira hoje está com população em torno de 45.796 mil habitantes, ou seja, em pouco menos de 18 anos Louveira teve aumento em sua população de mais de 21 mil novos moradores.
Turismo
Louveira está localizada no coração do Pólo Turístico do Circuito das Frutas, tendo como principal atrativo o passeio de Agroturismo, uma verdadeira interação entre o ambiente rural e o turista. Os roteiros que atraem inúmeros visitantes oferecem a oportunidade de conhecer atividades agropecuárias, agroindustriais e artesanais que são desenvolvidas nas pequenas propriedades familiares. Outro atrativo é o Artesanato, que se destaca pelos moldes, cores e texturas que caracterizam a cidade de Louveira. As cores das frutas, as paisagens e a criatividade contribuem na confecção dos diversos artesanatos.
Sítio Santa Rita
Um pequeno pedaço da Itália no Brasil, onde a paisagem lembra muito as regiões de turismo e agricultura da Toscana e Umbria. O visitante pode fazer um passeio por dentro dos parreirais, recebendo informações do plantio da uva e da história da família Micheletto, dona da propriedade.
O tour continua até a vinícola, para conhecer o processo de elaboração dos diferentes tipos de vinhos. Depois, uma passagem pela loja, onde são vendidos os produtos artesanais. O Sítio Santa Rita também oferece passeios especiais para grupos e, no período de safra, que vai de janeiro a maio, é possível colher as frutas que vão ser levadas para casa, no conhecido sistema "colha e pague". Uma dica importante para garantir o melhor momento da colheita é telefonar antes da visita, para saber em que ponto de maturação estão as uvas.
Restaurante e Fazenda Luiz Gonzaga
Uma boa opção para almoçar em um ambiente hospitaleiro, onde se tem a opção de comer ao ar livre, aproveitando a paisagem rural é a fazenda Luiz Gonzada. Com um cardápio variado, o restaurante oferece refeições com ingredientes orgânicos, produzidos na propriedade. Nada de chegar com hora marcada, a ideia do local é o ‘slow food’: aproveitar o momento com a família ou amigos, enquanto os pratos personalizados são feitos.
Todos são recebidos pela proprietária Dalva Anna, carinhosamente conhecida como Vovó Anna. “Faço questão que todos sejam bem atendidos. Tudo que se come é feito na hora”, ressalta.
Casa San Fior
Depois de almoçar, uma parada na Casa San Fior é praticamente obrigatória. O espaço preserva a tradição da família Pagotti, que veio da Itália em 1903 e está no mesmo lugar desde então. O local oferece a venda de vinhos artesanais e um suco de uva 100% natural, onde os visitantes podem prová-los ouvindo as divertidas histórias do proprietário Nelson Pagotti. “São 69 anos dedicados a produção de vinho, utilizando os ensinamentos do meu pai. Temos também o suco da uva niagara rosada, único na região, e o famoso vinagre de caqui”, conta. Também são vendidas frutas, doces e geleias produzidas pela família.
Cose Dell’Abadia e Cantina do Aldo
Para encerrar o dia, nada melhor do que uma visita ao bairro da Abadia, fundado por descendentes italianos da família Biazzi. Em um ambiente caseiro, os irmãos Marco Antônio e Aldo Biazzi resgatam um pouco das origens italianas, principalmente na parte culinária.
Marco Antônio cuida da Cose Dell’Abadia, um local agradável onde os visitantes podem comprar produtos como pães, doces e geleias, além de frutas frescas e dos tradicionais vinho e suco de uva. "Os turistas procuram produtos sem conservantes e com aquele toque italiano", explica.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” em “Refúgios em Louveira”
Transporte
Louveira conta com linha regular de ônibus urbano, operado pela West Side. Curiosamente, não possui ônibus para São Paulo, apenas para cidades vizinhas e Campinas. A ferrovia que corta a cidade oferecia transporte de passageiros para São Paulo e todo o interior até meados dos anos 1990, hoje opera somente transporte de carga, mas a Prefeitura Juntamente com o Governo do estado está com novos projetos de reativação da linha, para voltar o transporte de passageiros como antigamente. Há mais de 60 anos existia também a estrada de ferro Itatibense, que ligava Louveira a Itatiba. Hoje a ligação é estritamente rodoviária.
Municípios Próximos:
Vinhedo: 6.8 km
Jundiaí: 12.9 km
Itupeva: 13.3 km
Valinhos : 13.7 km
Itatiba: 14.4 km
Várzea Paulista: 18.4 km
Fonte: louveira.portaldacidade.com/camaralouveira.sp.gov.br/g1.globo.com
Créditos Imagem: cidadeecultura.com
Sugestões Para Conhecer em Louveira
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!