Melhores Espaços Culturais em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP
No coração de São Paulo, capital, entre o cruzamento da Rua Coronel Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá, fica o icônico Edifício Alexandre Mackenzie, também conhecido como Prédio da Light.
O prédio já abrigou a São Paulo Tramway, Light and Power Company, uma empresa de distribuição de energia elétrica e, posteriormente, a antiga estadual Eletropaulo. O projeto original de 1929 foi ampliado em 1941. Após cuidadosa restauração em 1999, o Shopping Light reabriu ao público no local.
O Edifício Alexandre Mackenzie e o seu Contexto Histórico:
Em 1899, a The São Paulo Tramway, Light and Power Company instalou-se em um espaço alugado na Rua São Bento. À medida que se expandia, teve que se deslocar para espaços cada vez maiores, às vezes até em diferentes partes da cidade. A empresa tinha sete escritórios, o que tornava o gerenciamento centralizado difícil. Com isso, a empresa adquiriu o Theatro São José, na Rua Coronel Xavier de Toledo, para servir como sua nova sede. Em abril de 1929, o projeto foi concluído.
O edifício foi ampliado em 1941 e agora tem uma área total de 29.720 metros quadrados. Desde sua construção, o prédio tem chamado muita atenção pela localização invejável junto ao Vale do Anhangabaú e pela fascinante história e crescimento da empresa que o imaginou. O prédio já foi sede da concessionária de energia elétrica Eletropaulo e, em 1999, após a privatização da empresa e a transferência de suas áreas administrativas na década de 1980, foi transformado no popular e charmoso centro comercial e cultural Shopping Light.
Edifício Alexandre Mackenzie e o Vale do Anhangabaú:
Ernani da Silva Bruno chama o bairro de Anhangabaú de "centro da cidade em sua feição mais original e característica" em seu livro História e Tradições da Cidade de São Paulo. O Viaduto do Chá foi o primeiro viaduto da cidade de São Paulo e trouxe enormes melhorias significativas nas condições econômicas e sociais da área.
Com o tempo, por questões de saneamento, o rio foi canalizado, dando origem ao atual Vale. O Vale é de extrema importância para a cidade por conservar elementos históricos e sociais marcadamente paulistanos, como o Teatro Municipal de São Paulo, , o antigo Hotel Esplanada (Edifício Ermírio de Moraes), o Edifício Matarazzo e o Edifício Alexandre Mackenzie, onde antes existia o Teatro São José.
O Shopping Light:
O Shopping Light, fruto de uma parceria com o Fundo Birmann, que garantiu um contrato de locação de 50 anos do prédio, chamou essa estrutura de casa desde o ano de sua inauguração, em 1999. Parte do prédio ainda era ocupada pela Eletropaulo em 1997, quando as reformas ainda estavam sendo realizadas.
Devido ao grande fluxo de pessoas que passam pelo Vale do Anhangabaú entre o horário comercial e o horário de almoço, o público-alvo do shopping é composto por consumidores de classe média das classes B e C. Estima-se que um milhão de pessoas passem pelo Viaduto do Chá todos os dias.
Cerca de 35 mil pessoas visitam o local todos os dias para aproveitar as 180 lojas e 250 vagas de estacionamento do atual shopping. A festa de inauguração contou com queima de fogos, exposição fotográfica e projeções cinematográficas sobre o centro de São Paulo.
Outros dados do Edifício Alexandre Mackenzie:
- Altura: 50
- Número de andares: 9
- Área: 29,720 m² m²
- Classificação: Patrimônio Histórico (Condephaat)
Os horários de funcionamento do Edifício Alexandre Mackenzie:
- Segunda a Quinta: 09h00 – 19h30
- Sexta e Sábado: 11h00 – 20h00
- Domingo: 11h00 – 15h30, 16h30 – 20h00
Endereço: R. Formosa, 157 - Centro Histórico de São Paulo - São Paulo
(01)13154-2299
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Edifício Alexandre Mackenzie / Google - Fonte(s) Fotos: Gazeta de São Paulo / Tripadvisor / todososcaminhos.com / VEJA SÃO PAULO
Data Última Alteração: 15/05/2023