Melhores Museus em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP

O divertido e cultural MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil em São Paulo, capital, abre suas portas para o mundo com o propósito de estabelecer uma nova relação das pessoas com o universo da educação financeira e o impacto em suas vidas.

ENTRAR NO GRUPOFaça novos amigos e viagens

O divertido e cultural MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil em São Paulo, capital, abre suas portas para o mundo com o propósito de estabelecer uma nova relação das pessoas com o universo da educação financeira e o impacto em suas vidas.

Por meio de uma jornada de conhecimento repleta de fatos e curiosidades sobre o mercado de capitais, o Museu da Bolsa do Brasil quer aproximar, dialogar e democratizar o acesso à informação, ao conhecimento, à cultura e educação. Aqui você vai descobrir que essa trajetória está profundamente conectada com a história do Brasil e que tecnologia e inovação sempre estiveram presentes nas bolsas.

O museu está instalado em um edifício histórico em estilo neoclássico no centro de São Paulo, local que abrigou o pregão viva voz do mercado de ações até 2005 e que está ainda presente no imaginário de muita gente.

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO!

O MUB3 conta com uma exposição que aborda a história do mercado de capitais e sua intrínseca relação com a história do Brasil. A exposição percorre de forma temática e cronológica as primeiras experiências de bolsas e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.

Tecnologia é um tema transversal em toda a narrativa expositiva, mostrando sua importância na trajetória do mercado de capitais. Os personagens que ajudaram a construir essa história contam como esse mercado se desenvolve, contribui para geração de valor e crescimento do Brasil e está, de uma forma ou outra, presente no dia a dia de cada brasileiro.

EDUCAÇÃO NO MUSEU!

Você já parou para pensar que a Bolsa de Valores faz parte da nossa história? Essa é a pergunta que o Programa de Educação se propõe a desenvolver com os públicos em diálogo com o acervo do museu. As ações educativas e culturais desenvolvidas abordam a história das bolsas e do mercado financeiro e de capitais no Brasil.

A metodologia valoriza o saber acadêmico, assim como as experiências dos visitantes sobre o tema e, de maneira acessível, busca desmistificar esse universo. Uma equipe multidisciplinar de mediadores é responsável por acolher públicos diversos em uma programação que estimula o debate, a investigação, a reflexão e a criação conjunta.

Visitas mediadas, laboratório de atividades, contação de histórias, mediação de leitura, encontros e palestras fazem parte dessa programação. Todos podem participar: comunidades escolares, universidades, ONGs, famílias, trabalhadores, pesquisadores, professores, pessoas com deficiência, turistas e estrangeiros.

CENTRO DE MEMÓRIA!

A montagem da exposição do MUB3 foi possível por meio da cessão de documentos, materiais audiovisuais, mobiliários e equipamentos pertencentes ao acervo do Centro de Memória da B3, que é responsável pela guarda e preservação de mais de 100 mil itens que contam a história das bolsas brasileiras e do mercado de capitais. O Centro de Memória possui um acervo aberto ao público, que pode ser consultado online e também recebe estudantes e pesquisadores interessados em consultá-lo presencialmente, por meio de visitas agendadas.

Horários de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 09h00 – 17h00

Sábado e Domingo: Fechado

Endereço: R. Quinze de Novembro, 275 - Centro Histórico de São Paulo - São Paulo

(11)2565-5176

https://mub3.org.br/

https://www.instagram.com/mub3oficial/


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil / google - Fonte(s) Fotos: Catraca Livre / O TEMPO / Agência Brasil - EBC / mub3.org.br / Pontos Turísticos em São Paulo
Data Última Alteração: 23/09/2022