Melhores Florestas em Araçoiaba da Serra - Onde Visitar em Araçoiaba da Serra - SP

A Floresta Nacional de Ipanema em Araçoiaba da Serra possui a missão de proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados!

Criada no dia 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, e seu aniversário de 20 anos coincide com a Conferência Rio+20.

A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.

OS ATRATIVOS!

As atividades de visitação realizadas na Flona de Ipanema têm nos fatos históricos seu principal eixo temático e normalmente são associadas às visitas aos monumentos do Sítio Histórico. Essas atividades são complementadas com percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques e parquinho infantil. A Flona também oferece quatro percursos auto guiados para ciclismo, corrida e caminhada: Morro Araçoiaba (20km); Rio Ipanema (15km), dos Jequitibás (10km) e da ACADEBio (5km).

Neles o visitante terá a possibilidade de, além de praticar atividade física ao ar livre, observar a vida silvestre, áreas florestais em regeneração natural e induzida, vegetação de mata atlântica e de cerrado, afloramentos rochosos, o Monumento a Varnhagen, plantios de eucalipto, lagos artificiais, mata ciliar dos rios Verde e Ipanema, Represa Hedberg e demais paisagens do Sítio Histórico.

Atualmente há duas áreas específicas de visitação na Flona de Ipanema dentro dos limites da Zona de Uso Público: Sítio Histórico, e Área de Lazer. As demais áreas de visitação estão localizadas em áreas classificadas como Zona Primitiva. São elas:

  • Trilha Afonso Sardinha,
  • Trilha Fornos de Cal,
  • Trilha Pedra Santa,
  • Monumento a Varnhagen.

Trilha Afonso Sardinha (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)

As ruínas dos Fornos de Afonso Sardinha podem ser visitadas através do percurso de caminhada da trilha que recebe seu nome. A trilha, de 1.600 metros de extensão, acompanha um trecho do Ribeirão do Ferro em meio à Mata Atlântica e é considerada fácil.

Trilha Fornos de Cal (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)

Da trilha Afonso Sardinha sai também a Trilha Fornos de Cal(1.500 m de extensão), que passa por riachos e trechos de Mata Atlântica. É possível visitar, durante o passeio, as ruínas dos fornos de cal do século XIX. A trilha é de nível médio de dificuldade.

Trilha Pedra Santa (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)

A Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen podem ser visitados através do percurso de caminhada da Trilha Pedra Santa, com um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros de extensão. Apesar de poder ser acessado por rota alternativa, inclusive de carro (com acompanhamento de condutores de visitantes), o Monumento à Varnhagen é o ponto final da Trilha Pedra Santa, sendo visitado em seu percurso. A trilha é considerada de nível médio de dificuldade.

O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas e na trilha histórica, na Vila de São João de Ipanema, podem ser feitos individualmente ou com acompanhamento de condutor de visitantes.

A Floresta Nacional de Ipanema estabelece as normas para visitação e para autorização dos condutores, mas não interfere nos valores cobrados por eles. Em caso de avaliações positivas e reclamações sobre o serviço prestado, pedem que seja enviado um e-mail para ngi.ipero@icmbio.gov.br

Todas as atividades partem obrigatoriamente do Centro de Visitantes e as visitas raramente se restringem a uma única área, em função da proximidade entre elas e do tempo destinado as atividades.

Sítio Histórico

Devido a localização e apelo visual, o Sítio Histórico, mesmo que não seja percorrido em toda a sua extensão, e nem mesmo seja a motivação original do visitante, é uma área de visitação obrigatória durante sua permanência na UC. O Sítio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema reúne construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello - fornos de carvão, tipo "colméia").

As delimitações atuais do Sítio Histórico dentro da Zona de Uso Público incluem os seguintes monumentos e edificações:

  1. Alto Forno Mursa
  2. Altos Fornos Geminados
  3. Antiga Sede Administrativa
  4. Casa da Guarda
  5. Casa das Armas Brancas
  6. Cruz de Ferro
  7. Depósito de Arreios
  8. Fornos de Carvão
  9. Ponte Articulada
  10. Relógio de Sol
  11. Represa Hedberg
  12. Oficina de Modelagem
  13. Engenho de Serrar e
  14. Cemitério Protestante

Vale ressaltar que o Cemitério Protestante não se localiza próximo ao conjunto descrito, seu acesso é feito via uma das Zonas de Recuperação, que divide a Zona de Uso Público, distante aproximadamente 1,5 km do conjunto principal do Sítio Histórico.

Escalada: Todas as informações referentes a escalada na Floresta Nacional de Ipanema podem ser encontradas no guia específico para esta atividade.

O QUE FAZER?

Na Flona você poderá fazer:

  • Caminhadas em trilhas na Mata Atlântica e Cerrado;
  • Visitas aos sítios históricos e monumentos (veja em Atrativos);
  • Picnics nas áreas de lazer;
  • Ciclismo; e
  • Corrida.

A Flona de Ipanema possui dois portões de acesso, nos quais o visitante é instruído a se dirigir diretamente ao Centro de Visitantes, antes do início do passeio. O Centro de Visitantes oferece estacionamento para veículos, acesso a sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fraldário, bebedouro de água filtrada e área de descanso.

A Flona possui cinco quiosques cobertos na Área de Lazer. Os quiosques possuem mesa para lanches e torneira. O uso dos quiosques é livre e não é possível a reserva dos mesmos. Nos quiosques não há churrasqueiras e não é permitido utilizar churrasqueiras portáteis. O acesso e a circulação entre os monumentos são feitos por via pavimentada ou por áreas gramadas.

Há áreas de estacionamento no Centro de Visitantes e próximo à Casa das Armas Brancas. Para o atendimento das necessidades dos visitantes, o Sítio Histórico conta com sanitários masculino e feminino, instalados na Antiga Sede Administrativa e na Área de Lazer, próximo aos quiosques.

QUANDO IR VISITAR?

A Floresta Nacional de Ipanema pode ser visitada o ano inteiro, de terça a domingo, com entrada das 08h00 às 16h00 e saída até 17h00, para visitas espontâneas e visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados. A área é fechada ao público às segundas feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro.

COMO CHEGAR?

A Floresta Nacional de Ipanema localiza-se no interior do estado de São Paulo, a 120 km da capital. Fica a aproximadamente 15 km da cidade de Sorocaba. Não existem linhas de transporte público até o interior da área. É possível chegar de taxi e transporte por aplicativos, porém existe dificuldade para sair da área usando essa forma de transporte.

Os dois principais acessos à Flona são pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1 - coordenadas geográficas 23º 25' 24" S / 47º 35' 45" O), ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra (entrada pela Portaria 2 - coordenadas geográficas 23º 27' 24" S / 47º 35' 30" O).

Portaria 1 (Iperó): HCG3+JJ (estrada de terra em más condições até a entrada da Floresta Nacional)

Portaria 2 (Araçoiaba da Serra): GCV5+56

Endereço: Estr. Dr. João Paulo de Andrade Figueira, 1160 - Recanto - Araçoiaba da Serra

(15)3266-9099

http://www.icmbio.gov.br/flonaipanema


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Floresta Nacional de Ipanema / Google - Fonte(s) Fotos: Coisos on the go / Áreas Verdes das Cidades / Jornal Cruzeiro do Sul / Aventura SP Ecoturismo e Viagens de Aventura / 3:15 YouTube
Data Última Alteração: 15/09/2022