Melhores Lojas e Produtos Artesanais em Santos - Onde Visitar em Santos - SP
Camarões, lagosta, siri, bacalhau, polvo, ostras, vieira, vôngole, peixes das mais variadas espécies e grande variedade de frutos do mar – tudo fresquíssimo no tradicional Mercado do Peixe de Santos, litoral de São Paulo!
Para completar um ‘açougue-restaurante de rua do mar’ no mezanino, com pratos criados por Dario Costa, vencedor em 2020 do reality show Mestre do Sabor, da TV Globo. O Mercado de Peixes de Santos é, desde 1982, uma atração turística, presente no roteiro de visitantes e, claro, dos moradores da cidade.
A Estrutura!
Desde 18 de julho de 2020 em novas, modernas e bem equipadas instalações, o Mercado de Peixes ocupa um imóvel de 2 mil m², totalmente climatizado e conta com 20 boxes, dois deles destinados a temperos e artigos de pesca. O mercado dispõe de sistema de drenagem dotado de separador de escamas e filtro para evitar o odor na vizinhança, câmara fria para armazenamento de gelo e área refrigerada para detritos. O prédio oferece acessibilidade (inclusive nos sanitários), com rampas e elevador de acesso ao mezanino, e seu estacionamento tem capacidade para 40 veículos.
- Dinheiro
- Débito
- Crédito
- Acessibilidade
- Estacionamento
Garças!
Seis esculturas de garça, confeccionadas em fibra de vidro, decoram o ambiente interno, lembrando as aves que permaneciam junto ao antigo prédio do mercado, aguardando nacos de peixe oferecidos pelos comerciantes e clientes, sobretudo crianças. Há ainda um painel com uma breve história do equipamento, além de paredes com painel de ladrilho hidráulico no formato de peixes.
Paru!
No mezanino, funciona o Paru, uma espécie de lanchonete de frutos do mar, com comida informal e cardápio enxuto, baseado em sanduíches (tem até hot dog, mas de salsicha de frutos do mar), porções, peixes e frutos do mar na brasa. De proposta diferente e de ambiente descontraído, conta com uma grande parrilha e uma churrasqueira fechada, astros desta cozinha, e com um açougue do mar, onde se pode comprar itens para terminar o preparo em casa.
Mas nem pense em pedir salmão ou bacalhau. O restaurante não serve peixes que viajaram de avião para chegar a Santos – todos os itens são de águas brasileiras e, na maioria das vezes, oriundos da pesca artesanal da região mesmo. E quase 100% dos legumes e verduras são orgânicos, procedentes de agricultura familiar.
O Estilo!
O prédio, que integra o projeto da nova Ponta da Praia, foi inaugurado em 18 de julho de 2020, obra realizada pela iniciativa privada, sem custo para o Município – trata-se de parte de uma compensação exigida pela Lei de Uso e Ocupação do Solo pela desativação de um centro de convenções localizado no bairro Campo Grande.
Ele substitui o antigo Mercado de Peixe José Augusto Alves, inaugurado em 16 de janeiro de 1982 na praça Almirante Gago Coutinho, também na Ponta da Praia, que dispunha de 15 boxes. O prédio recebeu o nome do ex-presidente da Cooperativa Mista de Pesca Nipo-Brasileira, então um dos maiores comerciantes de pescados da região.
De estilo modernista, projeto pelo arquiteto Antonio Carlos Quintas (1947-1982), que faleceu em frente ao próprio mercado na véspera da inauguração, o prédio possuía cobertura em concreto e alvenaria, com formato de abóbodas, tecnologia inovadora à época. A composição de peixes estilizados que ornamentava as paredes externas era destaque no prédio. Essa cobertura em arcos foi preservada e hoje integra a área do Santos Convention Center, também inaugurado em 2020.
Horários de Funcionamento:
Segunda-Feira: Fechado
Terça a Sábado: 07h00 – 18h00
Domingo: 07h00 – 15h00
Endereço: Av. Gov. Mário Covas Júnior, 3050 - Ponta da Praia - Santos
(13)3222-2287
https://www.santos.sp.gov.br/?q=portal/mercado-de-peixe
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Mercado do Peixe de Santos / Google - Fonte(s) Fotos: Viajante Econômica / A Tribuna / Diário do Litoral / 3:04 YouTube / G1 - Globo / Prefeitura de Santos |
Data Última Alteração: 15/09/2022