Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça São Vicente

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em São Vicente
Não sabe o que fazer em São Vicente? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em São Vicente
Onde Ficar em São Vicente
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em São Vicente. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em São Vicente
Onde Comer em São Vicente
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em São Vicente. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em São Vicente
Utilidades e Emergências em São Vicente
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em São Vicente. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
São Vicente

Foto:Crédito: Marcio Oliveira / Fonte: Maps

Você conhece a cidade de São Vicente, no litoral paulista? A cidade não é tão conhecida dos turistas, porém é um destino super interessante para você curtir suas férias, afinal, São Vicente é considera a primeira cidade do Brasil, inaugurada em 1532. A cidade fica bem do ladinho de Santos e a uma ponte de distancia de Praia Grande. Portanto, você pode aproveitar os passeios em São Vicente e ainda dar um pulinho nas cidades vizinhas e aproveitar algumas atividades por lá também. 

Conheça as Praias de São Vicente

Sem dúvida o grande atrativo da cidade para os visitantes são as praias. A cidade de São Vicente possui cinco praias:

  1. Praia do Itararé,
  2. Praia dos Milionários,
  3. Praia de São Vicente (mais conhecida como praia do Gonzaguinha),
  4. Praia de Paranapuã,
  5. Praia de Itaquitanduva.

Então, se está em busca de um destino diferente para viajar nas suas próximas férias. O Refúgios no Interior separou alguns pontos turísticos de São Vicente. 

Além de suas praias, a cidade de São Vicente oferece belos pontos turísticos que merecem sua visita, confira:

Biquinha de Anchieta

Bem em frente a praça, na Praia de Gonzaguinha também está um dos locais mais famosos da cidade, a Biquinha de Anchieta. A Biquinha foi construída ainda em 1533, logo quando a cidade começou a surgir e, durante muito tempo, serviu como a principal fonte de água da cidade. Sua construção possui traços portugueses, com azulejos e trabalhados feitos à mão. 

Ponte Pênsil de São Vicente

Principal cartão-postal de São Vicente, foi a primeira ponte do gênero construída no Brasil. Tombada como patrimônio histórico, a ponte pênsil de São Vicente foi inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região.

A ponte ainda mantém parte do material original utilizado na obra, vindo da Alemanha, como os cabos de aço.

Teleférico de São Vicente

O Teleférico de São Vicente liga a Praia do Itararé ao Morro do Voturuá e é um dos passeios mais tradicionais de São Vicente. É uma oportunidade de avistar a paisagem da orla vicentina e santista no topo do morro com 170 m de altura.

São 60 cadeiras duplas que possuem travas de segurança. Seis torres de ferro sustentam o equipamento num percurso de 700 metros de extensão sobre a mata Atlântica.

Funciona de segunda a sexta, das 13 às 18 h. Nos finais de semana e feriados funciona das 8 às 18 h.

Igreja Matriz 

A atual igreja Matriz de São Vicente foi construída em 1757 no mesmo local que antes abrigava outra igreja que foi destruída por uma invasão pirata. Isso mesmo, antes da inauguração da então igreja, o local abriga uma outra igreja, porém alguns piratas invadiram a, então Vila de São Vicente, saquearam comércios e destruíram a igreja. 

Porém, antes dela, havia ainda uma outra igreja, construída em 1532 pelo próprio Martin Afonso. Mas, essa igreja foi destruída por um maremoto que atingiu a costa de São Vicente em 1542.

Mas, a atual Igreja, que permanece em pé há mais de 260 anos é um local super interessante para você visitar, pois preserva traços da cultura antiga. Atualmente a construção está tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. 

Mirante de São Vicente - Memorial 500 Anos

O Memorial dos 500 anos, também conhecido como mirante de São Vicente e também monumento Miemeyer, oferece uma das mais belas vistas da praia de São Vicente, localizado no alto da Ilha Porchat. Além da vista, a plataforma, projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, tem uma design que chama atenção por sua beleza e linhas arrojadas.

Foi planejada também para abrigar um recinto permanente de exposições, sendo constituída em comemoração aos 500 anos do Brasil. A visita é livre.

Píer dos pescadores de São Vicente

Ao lado da Ponte Pênsil e da Av. Getúlio Vargas fica localizado o píer de pescadores. É um longo deck onde moradores e pescadores podem apreciar a vista da Baía de São Vicente.

A plataforma tem 700 metros e liga o Marco Padrão à Ponte Pênsil. Local ideal para pescar e caminhar com uma bela vista.

Marco Padrão - São Vicente

Oferecido pela Colônia Portuguesa de Santos, foi inaugurado em 1933 durante a Comemoração dos 400 anos da fundação de São Vicente. Está localizado dentro de uma ilhota na ponta da Praia do Gonzaguinha, próximo à Biquinha de Anchieta.

Parque Cultural Ilha de São Vicente

O parque reproduz a primeira vila do Brasil, em arquitetura, usos e costumes. A vila faz com que seus visitantes revivam um pouco do que foi a vila no passado em um belo lugar.

Abre de terça à quinta, das 10h às 22h; sexta a domingo, das 10h às 23h. Entrada gratuita.
Localização: Praça João Pessoa, s/n, Centro.

Parque ecológico Voturuá

O Parque Ecológico Voturuá ocupa uma área de 850 mil m² e conta com zoo e diversas atrações. Fica dentro de uma reserva de Mata Atlântica e é um dos pontos turísticos mais visitados de São Vicente.

Possui um zoológico com cerca de 100 animais, de 23 espécies. Em horários determinados os visitantes podem participar da alimentação doa animais.

Além do zoo, o parque oferece áreas para piquenique, parquinho infantil, pavilhão de eventos. No local fica também o Jardim Japonês, a praça da Paz e o Museu Casa da Cultura Afro-Brasileira.

Abre de terça a domingo, das 9 às 17 h.

Praça 22 de Janeiro

Também conhecida como Parque Ipupiara, a praça oferece uma bela área verde na cidade de São Vicente. Oferece playground, jardim gramados e a fonte Ipupiara.
Na praça fica o Centro Cultural da Imagem e do Som e alguns monumentos. Em uma das pontas da praça fica a biquinha de Anchieta, construída em 1553.

Morro da Asa Delta

Frequentado por adeptos de esportes radicais, o Morro do Voturuá é o ponto de partida de voos de asa delta e de paraglider. Para quem gosta de emoção e belas vistas, os passeios aéreos oferecem vistas privilegiadas de todas as praias da cidade. Durante o voo, o visitante poderá avistar alguns dos municípios vizinhos de São Vicente.

O morro começa na divisa entre as cidades de Santos e São Vicente. No local está a linha de teleférico que parte da Praia de Itararé. O morro conta com sanitários, lanchonete e mirante, de onde se avista toda a Praia do Itararé, a Ilha Porchat e parte da Praia do José Menino, em Santos.

Ilha Porchat

Localizada entre as praias do Itararé e Gonzaguinha, a Ilha Porchat oferece uma vista privilegiada das duas principais praias da cidade. É lá que está localizado o mirante em comemoração aos 500 anos do Brasil, que oferece uma visão panorâmica de algumas das belas praias da Baixada Santista.

Na Ilha localizam-se também alguns dos bares e discotecas mais badalados de toda a região.

Casa Martim Afonso

Martin Afonso foi o primeiro donatário da Capitânia de São Vicente, onde hoje encontra-se a cidade de São Vicente, governando o local durante muito tempo. Hoje, o local onde encontrava-se a residência de Martim Afonso ainda preserva alguns traços de sua construção original, abrigando também um museu com alguns objetos do período de colonização do Brasil. 

É um lugar bastante interessante para se conhecer, pois oferece várias informações sobre a história do nosso país e seus primeiros anos após a descoberta pelos portugueses.  

Morro dos Barbosas - São Vicente

No alto do morro, está a maior Bandeira Brasileira hasteada em mastro de 60 metros, com 630 m² e 110 quilos. É possível avistar a bandeira em quase todos os pontos da cidade, inclusive municípios vizinhos.

Mercado Municipal

E quer fazer compras de lembrancinhas, além de frutas, verduras e muito mais? Então que tal dar uma passadinha pelo Mercado Municipal? Localizado em prédio histórico, hoje a construção que abriga o mercado já foi a primeira câmara da cidade, além de quartel e cadeia. Porém, desde 1929, o local serve como o mercado municipal e é um local bem legal para se visitar, pois além de compras você pode apreciar um pouco da arquitetura antiga do lugar.

História de São Vicente

A história da origem do nome de São Vicente começou há muito tempo, no ano 325, na cidade espanhola de Huesca, uma então Província de Saragoza. Lá nasceu o jovem Vicente, padre dedicado que se destacava por seu trabalho, tanto que o bispo de Saragoza, Valério, lhe confiou a missão de pregador cristão e doutrinador catequético.

Valério e Vicente enfrentavam, naquela época, o imperador Diocleciano, que perseguia os cristãos na Espanha. História da CidadeOs dois acabaram sendo presos por um dos homens de confiança do imperador, Daciano, que baniu o bispo e condenou Vicente à tortura. O martírio sofrido por Vicente foi tão brutal, a ponto de surpreender os carrascos. Eles relataram a impressionante resistência do rapaz que, mesmo com gravetos de ferro entre as unhas e colocado sobre uma grelha de ferro para ser queimado aos poucos, não negou a fé cristã.

Ao final daquele dia 22 de janeiro, os carrascos decidiram matar-lhe com garfos de ferro, dilacerando-o completamente. Seu corpo foi jogado às aves de rapina. Os relatos dão conta de que uma delas, um corvo, espantava as outras aves, evitando a aproximação das demais. Os carrascos decidiram, então, jogá-lo ao mar.

O corpo de Vicente foi resgatado por cristãos, que o sepultaram em uma capela perto de Valência. Depois, seus restos mortais foram levados à Abadia de Castes, na França, onde foram registrados milagres. Em seguida, foram levados para Lisboa, na Catedral da Sé, onde estão até hoje. Vicente foi canonizado e recebeu o nome de SãoHistória da Cidade Vicente Mártir, hoje santo padroeiro de São Vicente e de Lisboa. Desde então, o dia 22 de janeiro é dedicado a ele.

Por isso, quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou aqui, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.

Outro navegador português, Martim Afonso de Sousa, chegou aqui exatamente 30 anos depois, em 22 de janeiro de 1532. Ele foi enviado pela Coroa Portuguesa para constituir aqui a primeira Vila do Brasil e resolveu batizá-la reafirmando o nome do santo daquele dia, São Vicente, pois era reconhecidamente um católico fervoroso.

Fonte: viagensecaminhos.com, saovicente.sp.gov.br e temporadalivre.com


Sugestões Para Conhecer em São Vicente

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos, hotéis e restaurantes. Faça Agora o seu Roteiro... Programe-se!

Praia dos Milionários em São Vicente

Praia dos Milionários em São Vicente

Essa linda praia destaca-se por sua enseada, que garante uma vista incrível da Ponte Pênsil e da baía de São Vicente, suas águas são calmas e indicadas para um delicioso banho de mar, é um verdadeiro espetáculo de fauna e flora pra quem deseja viajar pro litoral de São Paulo!

Conhecer
Praia do Itararé em São Vicente

Praia do Itararé em São Vicente

Essa linda praia destaca-se por seu mar calmo e suas diversas opções de entretenimento e diversão, é um verdadeiro espetáculo de fauna e flora pra quem deseja viajar pro litoral de São Paulo!

Conhecer
Praia de Itaquitanduva em São Vicente

Praia de Itaquitanduva em São Vicente

Essa linda praia destaca-se por ser extremamente deserta, sua natureza intocável atrai diversos surfistas e estudiosos da região, é um verdadeiro espetáculo de fauna e flora pra quem deseja viajar pro litoral de São Paulo!

Conhecer
Copyrights © 2020 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99367-7070 ·