Conheça Cubatão - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Cubatão Digital
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
O que fazer em Cubatão - Pontos Turísticos
Parque Ecológico do Perequê
Natureza, piscinas naturais e cachoeiras, assim é o Parque Ecológico do Perequê. Contando com 168 hectares, o Parque oferece espaços para caminhada, piquenique e áreas para a prática de ecoturismo. Para ter acesso às piscinas naturais e cachoeiras é necessário fazer uma trilha de, aproximadamente, 8 km em um terreno com rochas, subidas, raízes e pedras escorregadias, um trajeto perfeito para os amantes de aventuras.
Aproveite também para se deslumbrar com a Cachoeira Véu da Noiva, que possui quedas d’água com 80 metros de altura. O acesso para chegar ao Parque é por meio de uma estrada marginal, que fica na altura do km 4, da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no sentido Cubatão-Guarujá. Vale destacar que o Parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada grátis.
Caminhada Estrada Velha de Santos
Nessa caminhada de nove quilômetros, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os prédios históricos, a exuberância da Mata Atlântica e é claro, descobrir um pouco da história do lugar. Você também passará pela Calçada do Lorena, reconhecida como o primeiro caminho pavimentado com rochas, unindo o planalto ao litoral e pelo conjunto de oito monumentos históricos construídos no ano de 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Não deixe de contemplar a bela paisagem ao longo da caminhada.
Parque Anilinas
Situado na região central de Cubatão, o Parque tem 54 mil metros quadrados. Atualmente, chamado de Novo Anilinas, também já foi denominado Cidade da Criança e Parque Anilinas. Além de possuir estrutura para prática de arvorismo e tirolesa, o Parque oferece aos visitantes quadras esportivas multiuso, áreas de convivência, pista de caminhada, jardins, mesas de tênis de mesa, playground e uma das maiores pistas de skate do Brasil. O local também conta com dois cinemas, espaço cultural, oito salas de arte, teleférico e um imenso espelho de água.
Pouso de Paranapiacaba
No ponto da Serra, onde o Atlântico é avistado, o Pouso de Paranapiacaba trata-se de uma construção em alvenaria com rochas, tijolos e elementos de granito lavrado. Por meio de varandas que completam a paisagem, o local – que antes era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo – possui painel de azulejos pintados, que retratam o mapa do estado e as estradas existentes da época.
Programa de visita à Usina Subterrânea
Já pensou conhecer uma usina subterrânea, escavada diretamente na rocha? No passeio você verá a casa de máquinas, os reservatórios dos planaltos, grandes galpões, bem como terá uma visão privilegiada da região. Vale destacar que a usina hidrelétrica da Light oferece aos interessados visitas agendadas para explorar as instalações das usinas de superfície e subterrânea e a casa de bombas, além de visualizar fotografias e maquetes que mostram o processo de produção da energia elétrica e a rede que faz a distribuição.
Refinaria Presidente Bernardes
Conhecida como a primeira grande refinaria nacional, a Refinaria Presidente Bernardes é um excelente ponto turístico. Os passeios são monitorados e oferecem apresentações dos processos industriais, principais produtos e mercados. Além disso, o local possui auditórios, refeitórios e excelente infraestrutura para receber os visitantes. Pertencente à Petrobras, a refinaria é a responsável por 11% do fornecimento de derivados do petróleo do País.
Parque Ecológico Cotia-Pará
Localizado a apenas 2 km de Cubatão, o Parque é considerado um dos locais mais charmosos da cidade. O lugar possui mini zoológico, viveiros de pássaros, mais de 1.000.000 de m² de manguezais, onde existe um sítio ecológico – o Morro Piaçaguera, coberto pela mata atlântica e a restinga.
Além dessas atrações, você encontrará lagos artificiais, viveiro de mudas, mirante com a estátua do cristo redentor e áreas de esporte e lazer, equipadas com quiosques e churrasqueiras. Vale complementar que o Parque também possui o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres, em que recebe animais de várias cidades da região para tratamento e recuperação.
Cubatão está a 40 Km da capital do estado de São Paulo, o município de Cubatão, que atualmente é visto como exemplo de planejamento e consciência socioambiental, já teve grandes problemas relacionados a poluição do meio ambiente.
Durante o início da década de 80 a cidade era mundialmente conhecida como “Vale da Morte”, sendo apontada pela ONU como o município mais poluído do mundo. O boom industrial que fez de Cubatão um dos polos industriais mais ricos do país, pagou um alto preço por não se preocupar e nem se resguardar quanto aos danos causados por toneladas de poluentes lançados no meio ambiente.
História
Durante o governo de Juscelino Kubitschek, década de 50, deu-se início a um processo acelerado de industrialização do Brasil e Cubatão, até então, era um paraíso verde. Cercada pela Mata Atlântica, a cidade era rica em recursos naturais e estava estrategicamente localizada: a apenas 40 km de São Paulo, maior berço econômico do país; e do Porto de Santos, o maior porto da América Latina, e por onde entram e saem grandes quantidades de mercadorias. Ou seja, um local perfeito para dar início ao grandioso centro industrial paulista.
Na década de 1960, Cubatão contava com 18 grandes indústrias, sendo uma refinaria, uma siderúrgica, sete de fertilizantes e nove de produtos químicos. A construção delas aconteceu de forma indevida e invasiva ao meio ambiente. Em 15 anos cerca de 60 Km² de Mata Atlântica havia sofrido a degradação, formando uma clareira que podia ser vista por quem descesse a Serra do Mar.
Contudo, os governantes da cidade, assim como os empresários, não se preocupavam em reverter a situação, uma vez que a poluição de Cubatão rendia bilhões ao ano, levando a cidade a ser uma das cinco maiores arrecadadoras de impostos do estado, cerca de 76 bilhões de cruzeiros. O município representava 2% de toda a exportação do país.
Vale da Morte
O intenso volume que as indústrias trabalhavam, eliminando quantidades enormes de poluentes no ar e nos rios de forma descontrolada, começou a ter consequências catastróficas visíveis e preocupantes. Vale lembrar que a industrialização aconteceu antes da Lei de Controle de Poluição do Estado de São Paulo entrar em vigor (1976).
O ar de Cubatão no início dos anos 80 era denso, possuía cheiro e cor. Segundo dados da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo), 30 mil toneladas de poluentes eram lançadas por mês no ar da cidade, peixes e pássaros sumiram da poluição de Cubatão, pois não havia condições naturais para sobreviverem e nem para se reproduzirem, mas o estado só começou a intervir quando os danos à saúde da população começaram a demonstrar números alarmantes.
Entre outubro de 1981 e abril de 1982, cerca 1.800 crianças nasceram na cidade, destas, 37 já nasceram mortas, outras apresentavam graves problemas neurológicos e anencefalia. Cubatão era líder em casos de problemas respiratórios no país.
A ONU alarmou o mundo sobre os problemas e consequências causados pela poluição do polo industrial, usando a cidade como exemplo a não ser seguido.
Recomeço
O governo do estado convocou a CETESB para que fizesse um mapeamento e estudo das causas da poluição na cidade litorânea, com isso, a partir de 1983 foi implantado um plano de recuperação ambiental. Governantes, industriais e população passaram a trabalhar em conjunto pela recuperação da saúde local. Em 1989 as 320 fontes poluentes que existiam na época já estavam controladas.
O plano de controle ambiental foi feito com medições constantes das emissões de poluentes no ar e do controle da despoluição dos rios, causados pelo despejo de substâncias tóxicas indevidas em grande escala, gerenciamento por conta do estado e investimento em maquinário moderno por conta das indústrias. Metas a serem seguidas e um planejamento rigoroso foram essenciais para que a situação fosse controlada, segundo arquivo da secretaria do meio ambiente do estado de São Paulo. Além do controle das emissões de poluentes, também foram feitos planos de recuperação da Mata Atlântica com o replantio da vegetação nativa.
A volta do guará-vermelho, pássaro típico da região, foi o marco de que a qualidade de vida voltava à cidade. Em 1992, durante a Eco 92, Cubatão foi apontada pela ONU como Símbolo de Recuperação Ambiental, tendo 98% do nível de poluentes controlados, e passou a ser exemplo em todo o mundo como a cidade que renasceu das sombras da poluição.
Fonte: pensamentoverde.com.br - blog.clubecandeias.com
Sugestões Para Conhecer em Cubatão
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Churrascaria e Pizzaria Vila Nova- Cubatão
A Churrascaria Vila Nova está localizada no centro da cidade de Cubatão, interior de SP. Com chope premiado pela Ambev a casa preza por oferecer também um cardápio variado com carnes, aves, peixes e frutos do mar, massas, pizzas com mais de 60 opções de recheios.
ConhecerBar e Restaurante Gonçalo s - Cubatão
Localizado no município de Cubatão, interior de SP, o Bar e Restaurante Gonçalo's oferece diversas opções de pratos e porções para toda a família!
ConhecerChurrascaria e Pizzaria Vila Nova- Cubatão
A Churrascaria Vila Nova está localizada no centro da cidade de Cubatão, interior de SP. Com chope premiado pela Ambev a casa preza por oferecer também um cardápio variado com carnes, aves, peixes e frutos do mar, massas, pizzas com mais de 60 opções de recheios.
Conhecer