Melhores Parques em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP
Aprender, descobrir e se divertir, em um só lugar! O Parque CienTec da USP está localizado na Vila Água Funda, bairro de São Paulo, o local é um museu interativo e a céu aberto, e oferece atividades abertas ao público, como exposições e observação do céu no planetário ou em uma luneta histórica!
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec) é um museu interativo e a céu aberto. Faz parte do conjunto de áreas do Parque Estadual Fontes do Ipiranga e fica em frente ao Jardim Botânico de São Paulo e ao Parque Zoológico de São Paulo. Sua área de mata nativa é de 120 hectares.
O parque oferece atividades abertas ao público, como exposições e observação do céu no planetário ou em uma luneta histórica. A instituição ainda promove pesquisas e experimentos nas áreas de física, meteorologia, microbiologia e geofísica. Todos os anos, abriga a Feira USP e as Profissões.
O Parque CienTec está aberto durante a semana, das 9h às 17h (entrada até as 16h) e fica em frente ao Zoológico de São Paulo.
O Parque de Ciência e Tecnologia da USP!
O local conta com diversas atrações para estimular o interesse pela ciência e pela preservação da natureza. O acesso ao Parque CienTec USP é GRATUITO, abrem das 9h às 16h, de segunda a sábado. O agendamento é necessário apenas para grupos acima de 10 pessoas, sendo possível escolher dentre as atrações disponíveis.
Na ausência de programação divulgada, as atividades são oferecidas de acordo com a disponibilidade dos seus mediadores, que são todos estudantes de graduação da USP.
- Estacionamento gratuito APENAS de segunda a sexta (portão ao lado da entrada principal).
- Traga seu lanche, não vendem alimentos dentro do Parque.
Existe também o Passeio Virtual!
Faça uma visita a algumas das atrações do parque sem sair de casa! Através de um Passeio Virtual você pode conhecer um pouco do Parque CienTec. Apresentam várias atividades virtuais que incluem caminhadas, desafios e até a colaboração com equipes da USP em pesquisas científicas. Esse conteúdo também está sendo idealizado para servir como apoio interdisciplinar para escolas de Ensino Fundamental e Médio. Esta atração está ainda em fase inicial de construção, mas já há o que explorar!
As Atividades Oferecidas no Momento!
Abelhas Nativas: Você sabia que nem toda abelha é perigosa e que aqui no Brasil existem centenas de espécies de abelhas nativas? E que muitas delas são chamadas de "abelhas sem ferrão", por não terem a capacidade de ferroar?
O Parque CienTec USP conta com diversos ninhos naturais espalhados onde vivem as fofas abelhinhas, sendo possível passear pelo Parque visitando esses ninhos. Além disso, contam com um meliponário, que foi construído pelo projeto Tem Abelha No Meu Jardim, onde criam algumas espécies em caixas de madeira. Ali contam com algumas caixas didáticas, onde é possível observar a estrutura interna dos ninhos e as atividades das abelhas neles.
A atividade está organizada de forma a não oferecer nenhum risco para os visitantes e está focada na conscientização em torno da importância das abelhas para a polinização e da necessidade de preservar as espécies nativas de cada região do Brasil.
Cosmos: Logo ao chegar ao Parque, os visitantes transitam pela Alameda do Sistema Solar, instalação ao ar livre que traz uma representação artística e informações científicas sobre o Sol e os planetas que o orbitam. A atividade Cosmos conta ainda com uma visita à histórica luneta Zeiss, da década de 1910, e com uma sessão no Planetário, que oferece a ferramenta da projeção imersiva para aprofundar a experiência cósmica.
Espaço Geofísica: No Espaço Geofísica você descobre porque a Terra é um planeta vivo. No local, é possível conhecer a estrutura interna do nosso planeta, terremotos, vulcões, descobrir como os continentes se deslocam e muitas outras histórias fascinantes.
Física no Cotidiano: A ideia é aprender Física brincando, demonstrando seus princípios em equipamentos interativos, operados pelos visitantes e acompanhados pelos mediadores. Logo na parte externa, possuem o Jardim da Física, com diversos experimentos, como o giroscópio humano, a gangorra solidária e a esfera de granito. Contam ainda com uma sala com diversos experimentos menores, como o Gerador de Van de Graaff e a bicicleta dínamo.
Observações Astronômicas: O Parque CienTec oferece observações astronômicas, em datas divulgadas nas suas redes sociais, mediante agendamento. Com visita à luneta Zeiss, construída na década de 1910, e observação em telescópios portáteis modernos, acompanhadas pelos mediadores. Caso as condições climáticas sejam desfavoráveis à observação direta, a atividade é feita no Planetário.
- As observações astronômicas iniciam-se às 17h00, com entrada até as 18h30.
- Solicite agendamento através do e-mail: agendaparque@usp.br informando a data e número de acompanhantes.
Passeio Histórico: O que não falta no Parque CienTec USP é história. Inserido na evolução da meteorologia e da astronomia na capital do estado de São Paulo, a arquitetura dos edifícios centrais foi construída de modo a favorecer a prática dessas ciências, a maioria deles tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Obras de arte, como os vitrais preservados no prédio da Administração e a estátua da Urânia, são apresentadas aos visitantes com a contextualização histórica do seu conteúdo e seus autores. O passeio inclui ainda uma visita à luneta Zeiss, que remonta à década de 1910.
Solo na Escola: A atividade Solo na Escola tem como objetivo trazer conhecimentos sobre a formação e o desenvolvimento do solo, essa parte do planeta Terra tão pouco valorizada e falada. Utilizam experimentos e atividades para ensinar as características do solo e algumas curiosidades, fazendo da sala um ambiente de aprendizado e conscientização sobre a importância do respeito e da preservação do meio ambiente.
Trilha Ecológica: Essa atividade proporciona aos visitantes do parque o contato com o ecossistema da Mata Atlântica e a contemplação de algumas espécies nativas da flora e da fauna. A Educação Ambiental de maneira não formal concilia a conscientização com a proteção ambiental. Caso queira percorrer a Trilha Ecológica, lembram que, por se tratar de um espaço natural, pode ocorrer a presença de animais peçonhentos. Assim, é necessário o uso de roupas adequadas, como calçado fechado e calça. Não se esqueça de trazer água e protetor solar, além de muito entusiasmo para este contato com a natureza!
História, curiosidades e detalhes do parque!
O Parque de Ciência e Tecnologia da USP está localizado no bairro da Água Funda, dentro da Área de Conservação conhecida como Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI). A área do PEFI também abriga o Zoológico de São Paulo e o Instituto de Botânica. Originalmente essa área pertenceu à Fazenda do Estado, tendo diversos usos, inclusive o plantio de café, sendo que ainda hoje podem-se encontrar alguns pés dessa planta.
A criação do Parque:
O Parque CienTec nasceu com o novo milênio no espaço deixado vago pelo IAG, oferecendo atividades de cultura e extensão ligadas a ciência, tecnologia e meio ambiente, a partir de 2002. Paralelamente, o CienTec passou a ser corresponsável pela maior área de conservação interna a Cidade de São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, com grande importância para a saúde ambiental e humana da zona sul da Grande São Paulo.
As antigas instalações do IAG passaram a ser utilizadas para novas finalidades, o Planetário, originalmente destinado à instalação de um telescópio. Além dos edifícios, antigos equipamentos do IAG passaram a ser utilizados em atividades para o público. A antiga Luneta Zeiss 175 mm de grande valor histórico, é utilizada em eventos de observação do céu, aberta para a população nos finais de semana, e visitação pública diária.
A Origem - o Instituto Astronômico e Geofísico:
Nas primeiras décadas do século passado, o Observatório Astronômico e Meteorológico de São Paulo se localizava na Avenida Paulista, ao lado de onde hoje é o MASP. Este local passou a ser inadequado por vários motivos, entre eles a passagem de bondes que interferiam nas medidas sismográficas que identificam os tremores da crosta terrestre, relacionados com os terremotos.
Em 1928 decidiu-se escolher um novo local para o observatório, que recaiu na área do PEFI, onde hoje se encontra o Parque CienTec, completamente isolado do Centro de São Paulo na época. Embora a construção completa tenha levado cerca de uma década, a Estação Meteorológica do Instituto Astronômico e Geofísico, começou a funcionar no novo local em 1932.
Medidas Meteorológicas: Desde 1932 a Estação Meteorológica começou a funcionar fazendo observações meteorológicas de vários elementos da atmosfera (temperatura, umidade relativa, vento e precipitação, entre outras), de modo ininterrupto de hora em hora até o presente, constituindo-se a série histórica mais antiga para a região da Grande São Paulo. No local pode ser visto os abrigos meteorológicos onde se localizam vários instrumentos analógicos, além dos que ficam expostos ao ar livre. Hoje também são captados dados digitais, por instrumentos instalados na torre!
Patrimônio Arquitetônico:
Entre 1932 e 1941 foram construídas a maior parte das edificações, de grande beleza arquitetônica. Além dos prédios administrativos foram construídos outros, com finalidades específicas, relacionados a observações astronômicas. Pela ausência de iluminação noturna, o local permitia uma melhor visualização do céu com as lunetas existentes.
Pela sua importância arquitetônica e histórica, em 2019 esses prédios foram tombados, garantindo a conservação desse patrimônio da Cidade de São Paulo. As principais edificações do parque são distribuídas em círculo ao redor de um gramado central onde pode se encontrar a estátua da Urânia, deusa grega da Astronomia.
A Mudança do IAG:
Em 1946 o instituto foi incorporado à Escola Politécnica da USP, após ter permanecido no PEFI durante 70 anos, até o final da década de 1990, com as atividades de aulas, pesquisa, cultura e extensão universitária. Com a criação do Curso de Bacharelado em Meteorologia em 1977 e outras atividades realizadas na Cidade Universitária, tornou-se necessário concentrar ali tais atividades, visando facilitar a movimentação dos alunos e professores. Esta situação perdurou assim até final da década de 1990, quando foi construída a nova sede do IAG, época em que ocorreu a mudança para a Cidade Universitária.
A parceria com o IAG:
O IAG continua presente no CienTec com a continuidade das observações da Estação Meteorológica, visitas à mesma no atendimento do público geral e escolas visitantes, estágios de treinamento em observações meteorológicas, cursos de extensão em Meteorologia, e visitas ao Museu de Meteorologia, que possui um importante acervo histórico documental, instrumental, bibliográfico, mobiliário, iconográfico do serviço meteorológico.
Em 2016 o IAG instalou no CienTec, , um radar meteorológico de alta resolução, que permite o monitoramento da precipitação num raio de 60 km ao redor, abrangendo toda a Região Metropolitana de São Paulo, detectando o volume de precipitação em áreas de 75 m2 a cada minuto, possibilitando alertar bairros e até mesmo ruas, sobre riscos de alagamentos em tempo real.
Radar Meteorológico:
O radar meteorológico instalado no Parque Cientec, tem por objetivo monitorar a precipitação (chuva, neve e granizo), cálculo do seu movimento, previsão da intensidade, e sua posição futura. A área de cobertura abrange um raio de 60 quilômetros ao redor do radar, com resolução de 75 metros e com novas imagens a cada minuto. A antena parabólica tem 3 metros de diâmetro e está instalada numa torre metálica a 42 metros do solo, totalizando 45 metros de altura.
Próxima à base da torre, há uma sala com os computadores que processam as informações obtidas pelo radar. O radar é do tipo Banda X Doppler Polarimétrico, inaugurado em 2016 e construído pela empresa francesa Novimet, doado pelo governo da França, por meio do programa de fomento à pesquisa do Ministério das Finanças e Contas Públicas. É operado pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH-USP), com apoio do IAG-USP.
INFORMAÇÕES EXTRAS!
Confira os protocolos sanitários que precisam ser seguidos para ingressar no Parque:
- - Apresentação de comprovante de vacinação* e documento com foto para maiores de 18 anos;
- - aferição de temperatura e oferecimento de álcool em gel na portaria;
- - uso obrigatório de máscara durante toda a permanência no espaço do parque.
- (*) Cartão vacinal original ou com o uso dos aplicativos Conecte-SUS ou e-saudeSP (este apenas para os vacinados na cidade de São Paulo)
Horário de Funcionamento:
Segunda-feira: 09h00 – 16h00
Terça-feira: 09h00 – 16h00
Quarta-feira: 09h00 – 16h00
Quinta-feira: 09h00 – 16h00
Sexta-feira: 09h00 – 16h00
Sábado 09h00 – 16h00
Domingo: Fechado
Os horários podem sofrer alterações!
Endereço: Av. Miguel Estefno, 4200 - Vila Água Funda - São Paulo
(11)5077-6312
https://www.parquecientec.usp.br/
https://www.instagram.com/parquecientec/
https://www.facebook.com/parquecientec.usp.3
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Parque CienTec - USP / Wikipedia - Fonte(s) Fotos: USP Imagens / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP / Parque CienTec – USP Imagens /
Data Última Alteração: 01/09/2022