Melhores Parques em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP

O bem arborizado Parque Prefeito Mário Covas, no bairro Bela Vista, em São Paulo, capital, está localizado na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo, e conta com mais de cinco mil m², um paraciclo, sanitários e uma Central de Informação Turística Paulista (CIT Paulista)!

ENTRAR NO GRUPOFaça novos amigos e viagens

O bem arborizado Parque Prefeito Mário Covas, no bairro Bela Vista, em São Paulo, capital, está localizado na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo, e conta com mais de cinco mil m², um paraciclo, sanitários e uma Central de Informação Turística Paulista (CIT Paulista)!

Inaugurado no dia 24 de janeiro de 2010, um dia antes do 456º aniversário de São Paulo, com mais de cinco mil m² e com paraciclo, sanitários e uma Central de Informação Turística Paulista (CIT Paulista), administrada pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo).

Na antiga área, localizava-se o jardim da residência Vila Fortunato, de propriedade da família Thiollier, demolida em 1972. Em 1991, o Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) iniciou processo de tombamento do imóvel e estabeleceu diretrizes para ocupação do mesmo.

O parque preserva uma das áreas verdes da região da Avenida Paulista e apresenta vegetação composta por bosque heterogêneo. Dentre as espécies arbóreas destacam-se abacateiro, cafeeiro, cedro, figueira-da-índia, figueira-mata-pau, grumixama, mangueira, paineira, passuaré, pinheiro-do-paraná e tapiá-guaçu. Além disso, é um ótimo lugar para fazer caminhadas curtas.

Dentro do parque, encontra-se a CIT Paulista, onde os turistas e visitantes encontram à sua disposição pessoas qualificadas, bacharéis e estudantes de turismo bilíngues, com profundo conhecimento do patrimônio turístico de São Paulo e preparados para oferecer informações atualizadas e completas sobre os eventos que ocorrem na cidade, os atrativos turísticos, a infraestrutura, serviços e acessos. Há também materiais disponíveis, como guias turísticos, culturais, de compras, além de mapas da cidade e folhetos de diferentes atrativos para visitação.

A INFRAESTRUTURA!

Bicicletário, sanitários, pérgula, Centro de Informações sobre a cidade; possui acesso à internet (wi-fi). Acessibilidade nos equipamentos de ginástica, sanitários, entrada do parque e áreas de circulação. Dispõe de mesa para piquenique e paraciclo. Possui um Centro de Informações Turísticas (SPTURIS).

CURIOSIDADES!

Foram registradas 31 espécies de FAUNA, sendo doze insetos (borboletas e joaninhas) e 19 aves. Dentre as aves, a maioria delas costuma ser encontrada nos parques urbanos da cidade como o urubu, as pombas silvestres, o beija-flor-tesoura, o periquito-rico, o bem-te-vi, o pitiguari, a andorinha-pequena-de-casa, o sabiá-laranjeira e o sanhaço-cinzento. Entretanto, na primavera e no verão o parque recebe visitantes migratórios como o suiriri e o bem-te-vi-rajado. Além das aves, a borboleta-do-manacá nos presenteia com sua singela beleza.

E QUEM FOI MÁRIO COVAS?

Um dos mais importantes políticos brasileiros, Mário Covas Junior nasceu em Santos, em 21 de abril de 1930. Filho do português Mário Covas e da espanhola Arminda Carneiro Covas, cresceu em Santos, onde cursou o ensino fundamental no Colégio Santista. Nessa época, ganhou o apelido de 'Zuza', nome carinhosos usado por seus familiares, devido a uma fantasia de Carnaval. Em 1947, foi estudar química industrial na Escola Técnica Bandeirantes, na capital paulista.

No terceiro ano do curso, prestou vestibular para Engenharia Civil, formando-se na turma de 1955 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A intensa militância na política estudantil da década de 50 o levou à vice-presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), em São Paulo. Passou em concurso público na Prefeitura de Santos, onde trabalhou como engenheiro até 1962.

Em 1961, com o apoio de Jânio Quadros, disputou a eleição para a prefeitura de Santos pelo Partido Social Trabalhista (PST), ficando em segundo lugar. No ano seguinte, foi eleito deputado federal, sendo escolhido vice-líder do seu partido na Câmara. Em 1964, com o golpe militar que levou o general Castelo Branco à Presidência, Covas deu um voto de protesto, apoiando o marechal Juarez Távora, que não concorria ao cargo.

MELHOR FORMA DE CHEGAR ATÉ O PARQUE?

106A/10 – Metrô Santana / Itaim Bibi

175P/10 – Metrô Santana / Ana Rosa

478P/10 – Sacomã / Pompéia

508L/10 – Term. Princ. Isabel / Aclimação

669A/10 – Santo Amaro / Term. Princesa Isabel

875A-10 – Aeroporto / Perdizes

Curtiu essa opção de lazer? E que tal descobrir mais parques em São Paulo?

Confira outros parques para você desfrutar da natureza sem precisar sair da Capital!

Endereço: Av. Paulista, 1853 - Bela Vista - São Paulo

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=16759


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Governo do Estado de São Paulo ; Wikipedia ; Cidade de São Paulo - Fonte(s) Fotos: Prefeitura / Áreas Verdes das Cidades /
Data Última Alteração: 13/06/2022