Melhores Museus em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP

O Museu Belas Artes de São Paulo (MuBA) é um museu universitário localizado no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. O museu é vinculado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (popularmente como "Belas Artes"), tradicional instituição privada de ensino superior.

Inaugurado em 23 de setembro de 2007 e oficialmente registrado em 14 de abril de 2008, o museu é vinculado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (popularmente conhecido como "Belas Artes"), tradicional instituição privada de ensino superior, e mantido pela Fundação Escola de Belas Artes de São Paulo (FEBASP).

O museu tem por objetivo a conservação, documentação, estudo e exposição do acervo artístico e histórico amealhado desde 1925 pelo centro universitário, quando foi fundado sob a denominação de Academia de Belas Artes de São Paulo. Na condição de museu universitário, atua também no fomento e divulgação da produção científica e cultural da Belas Artes e como laboratório de experimentação didática e centro de difusão cultural, organizando exposições temporárias e atividades educacionais diversas.

Atividades!

No campo da atuação museológica, a instituição mantém uma agenda permanente de atividades voltadas à difusão cultural, tendo por foco a curadoria ou colaboração na organização e realização de exposições, de média e curta duração, com obras de sua coleção permanente ou cedidas por outras instituições e colecionadores particulares, versando sobre temas como artes visuais, artes gráficas, arquitetura, design, comunicação social, história institucional e temas correlatos, bem como o desenvolvimento de ações de arte-educação paralelas às mostras. Também mantém atividades de documentação museológica, como a catalogação, digitalização, identificação e estudo de peças do acervo, contando com a participação e atuação de estudantes do centro universitário como monitores.

No campo da difusão e produção científica, o museu mantém alunos desenvolvendo pesquisas relacionadas ao seu acervo e à história da instituição, bem como temas correlatos, abrangendo a área de artes, design, comunicação e arquitetura. A principal linha de pesquisa em curso no museu visa à produção de um inventário de obras públicas da cidade de São Paulo (monumentos, murais, esculturas, etc.) produzidas por artistas ligados à Escola e à Academia de Belas Artes, tais como Rafael Galvez, Clóvis Graciano, Amedeo Zani, Alfredo Oliani, Júlio Guerra e Vicente Larocca.

A pesquisa, que inclui o levantamento e documentação dos momumentos in loco, objetiva ainda proceder uma análise sobre estado de conservação, condições de implantação e entorno, o valor simbólico e a função referencial de tais obras do ponto-de-vista das comunidades locais, bem como a identificação de características estéticas e classificação estilística da produção de tais artistas. Os resultados preliminares da pesquisa foram apresentados durante a VII Semana de Museus da Universidade de São Paulo, em 2009.

Acervo!

O acervo do Museu Belas Artes de São Paulo é dividido em dois núcleos majoritários: a coleção artística, abrangendo obras de arte, objetos de design e projetos arquitetônicos, e a coleção histórica, composta principalmente por documentos e fotografias. São objetos adquiridos por meio de compras e doações ou produzidos em atividades didáticas, amealhados desde a fundação da Academia de Belas Artes em 1925 até os dias de hoje.

O acervo artístico reúne aproximadamente 700 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, datadas em sua maioria do século XX, abarcando o período que vai do academicismo à arte contemporânea, sobretudo de autores ativos em São Paulo. Deste total, há um conjunto particularmente relevante de 240 obras inventariadas, vinculadas à produção de professores, alunos e egressos, desde a fundação da escola até os dias de hoje, selecionados em função de sua importância dentro do contexto histórico da instituição, por sua relevância histórica, ou por suas qualidades estéticas e artísticas.

Estão representados pintores e escultores ligados à tradição acadêmica, como Oscar Pereira da Silva, Rafael Galvez, Paulo Vergueiro Lopes de Leão, Túlio Mugnaini, Alfredo Oliani, Vicente Larocca, José Wasth Rodrigues e Luís Morrone (destacando-se, deste último, um estudo em bronze para o Monumento a Pedro Álvares Cabral, no Parque Ibirapuera), artistas de estilo indefinido ou conhecidos por sintetizar, em maior ou menor medida, características acadêmicas com influências modernas, tais como Júlio Guerra, Colette Pujol, Lívia Guimarães Lopes e Ricardo Cipicchia, pintores modernos como Cícero Dias e outros ligados à Família Artística Paulista (nomeadamente Clóvis Graciano) e contemporâneos como Flávio Império, Renina Katz, Takashi Fukushima, Waldemar Cordeiro e Antônio Bandeira.

O núcleo relativo ao design abrange tópicos como produto, gráfica e moda, compreendendo objetos, cartazes e projetos de peças têxteis. Destaca-se um conjunto de desenhos do estilista Dener Pamplona de Abreu, ícone da moda brasileira dos anos 60 e 70, bem com a Coleção Vicente Di Grado, composta por mais de 300 livros ilustrados pelo ex-aluno, professor e diretor da Belas Artes. No acervo arquitetônico, destaca-se a Coleção Eduardo Kneese de Mello, composta por mais de 8.000 objetos, entre desenhos arquitetônicos, maquetes, fotografias, slides e documentos legados pelo arquiteto e antigo professor da instituição. O acervo histórico está reunido no Centro de Memória e Documentação Belas Artes (Cedoc), vinculado à Biblioteca Luciano Octávio Ferreira Gomes Cardim, que tem por objetivo conservar e difundir a documentação textual e iconográfica do Centro Universitário Belas Artes.

Horário de Funcionamento:

Segunda-feira a Sexta-Feira: 07h30 – 22h00

Sábado: 08h00 – 12h00

Domingo: Fechado

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 - Vila Mariana - São Paulo

(21)3299-0600

https://mnba.museus.gov.br/

https://www.instagram.com/mnbario/

https://www.facebook.com/MNBARio


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Museu Belas Artes / WIkipedia / Google - Fonte(s) Fotos: Fotos Públicas/Vakinha/Sou+Carioca/Arquitectura y Patrimonio/O mundo é pequeno para mim/Dicas do Chile/Agência Brasil - EBC
Data Última Alteração: 05/11/2021