Melhores Museus em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP

Sobre: Inaugurado no dia 28 de julho de 2014 no extinto Complexo do Carandiru, onde hoje se encontra o Parque da Juventude, o Museu Penitenciário Paulista busca expor a história do sistema penitenciário do Estado de São Paulo.

Em seu incrível acervo, que conta com peças recentes até algumas antigas da década de 1920, encontram-se móveis, esculturas e pinturas realizadas pelos detentos nas oficinas criativas das penitenciárias.

Além das obras, o museu visa preservar documentos e outros diferentes objetos de valor do do cotidiano dos presos, como aparelhos de tatuagem e armas improvisadas, que somam 21 mil peças em exposição.

O Sistema Penitenciário Paulista: Com a Proclamação da República em 1889, o Código Penal da República (1890), demonstra as novas tendências do Direito Penal e, conseqüentemente, as novas formas de punição no país.

Ao contrário da escuridão das masmorras ou da punição exemplar transformada em espetáculo, o poder de disciplinar quer projetar luz sobre cada condenado, baseando-se na visibilidade, na regulamentação minuciosa do tempo e na localização precisa dos corpos no espaço. Das torturas e punições corporais passa-se à vigilância e à privação de liberdade.

A punição tornou-se um método e uma disciplina. A prisão passará a não ter mais um caráter de humilhação moral e física do sujeito, e passará a ser um conjunto de técnicas. A lei penal cuida da prevenção do delito e da readaptação do criminoso. A temática penitenciária e a fundação de um novo espaço carcerário moderno passaram a ser um item político do Estado contemporâneo.

Endereço: Av. Zaki Narchi, 1207 - Carandiru - São Paulo

http://museupenitenciario.blogspot.com/


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): viajali.com.br/ museupenitenciario.blogspot.com - Fonte(s) Fotos: viajali.com.br/ museupenitenciario.blogspot.com
Data Última Alteração: 12/08/2021