Melhores Trilhas em Iporanga - Onde Visitar em Iporanga - SP

As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque dessa vez vai para a trilha da Caverna Santana em Iporanga! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico!

Situada no Núcleo Santana, no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, em Apiaí e Iporanga - SP. O Núcleo Santana é o principal núcleo de visitação do PETAR. É o núcleo mais popular. É no nele que estão algumas das cavernas mais importantes do Parque, como a própria Caverna do Santana, considerada como uma das cavernas mais bonitas do Brasil. Além das Cavernas, o Núcleo Santana também abriga algumas das cachoeiras mais belas do PETAR. É o caso da Cachoeira Andorinhas e da Cachoeira Beija-Flor, ambas acessadas através da exuberante Trilha do Betari! O Núcleo Santana é o núcleo com melhor infraestrutura turística e oferece aos visitantes Centro de Interpretação Ambiental, venda de artesanatos, banheiros, estacionamento, além de ser sede do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento. Assim como nos demais núcleos do parque, para ter acesso ao Núcleo do Santana é obrigatório ter o acompanhamento de um guia e também é preciso pagar uma pequena taxa por pessoa, para cada dia de visitação. Cada caverna tem um limite de visitantes diários.

Caverna de Santana é também a segunda maior caverna do estado de São Paulo. Possui 5.040 metros de profundidade e no estado só fica atrás da famosa Caverna do Diabo. Destes 5.040 metros, apenas 800 metros estão abertos para visitação normal, fica muito próxima à entrada do parque, a apenas 5 minutos de caminhada fácil. No seu interior pode-se levar em média 2h para visitar, mas já são mais que suficientes pra você sair impressionado! O nome da caverna é uma homenagem a Nossa Senhora Santana, padroeira da Educação e da cidade de Iporanga, onde está localizada a gruta. A visitação à caverna é uma oportunidade única de apreciar uma das mais belas formações rochosas. Com uma boa infraestrutura de acessibilidade, com pontes de madeiras e escadas. Seu interior é realmente impressionante e repleto de formações lindíssimas. Não é à toa que esta caverna é considerada como a mais bonita do parque, pois são milhares de formações como estalactites, estalagmites, cortinas, colunas etc. Na Caverna de Santana está o Salão Takeupa, que é considerado como um dos mais bonitos do mundo, infelizmente, devido a sua fragilidade este salão é restrito e não está aberto para visitação normal. Cortada pelo Rio Roncador, que dá um charme todo especial ao ambiente. Em certos pontos é preciso atravessar o rio sobre pequenas pontes feitas em madeiras. A trilha mais visitada do Petar, bem estruturada, com passarelas de pedras e pontes de madeira para facilitar a caminhada, possibilita crianças e idosos fazerem a exploração.

O que levar para a trilha?

Documento com foto;

Mochila de tamanho considerável para carregar os itens;

Capa de chuva;

Tênis ou botas para trilha (antiderrapante);

Óculos e boné;

Celular (tanto para emergência quanto para fotos!);

Lanterna de cabeça ou de mão (destaque para a de cabeça);

Protetor solar;

Repelente;

Saco de lixo (para que seu lixo pessoal não vá parar na natureza);

Toalha de banho (caso tenha cachoeira);

Garrafa de Água (de preferência grande);

Lanches de trilha;

O que vestir?

Camisas leves e respiráveis;

Calça ou bermuda confortável (tecido leve);

Blusa ou moletom (em caso de frio);

Levar biquíni (caso tenha cachoeira);

Boné;

Dados técnicos da trilha!

LOCAL: Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - Núcleo Santana

EXTENSÃO: Até 1 km

PERCURSO: De 1h30 a 2h

DIFICULDADE: Fácil

MONITORIA: Obrigatória

DESCRIÇÃO: Maior caverna do PETAR e uma das maiores do Estado de São Paulo, a Caverna do Santana possui mais de 9 km de extensão. No entanto, a visitação só é permitida em 495 metros, com entrada e saída pelo mesmo local. A caverna possui passarelas e pinguelas de madeiras, escada do tipo marinheiro, degraus construídos com cimento no piso rochoso e corrimões. A visitação ocorre no nível freático, ao longo de trecho do Rio Roncador, e numa galeria superior, riquíssima em espeleotemas do tipo estalactite, estalagmite, cortinas, represas de travestimos, escorrimentos, electites e outras formações que lembram a pata de um elefante, um coração, um extraterrestre, dentre outras curiosidades vistas pelos visitantes dessa caverna.

Endereço: Rodovia SP-165, s/n Km 156 - Zona Rural - Iporanga

(15)3552-1875


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Fuja ; Guia de Áreas Protegidas - Fonte(s) Fotos: Guia de Áreas Protegidas ; Núcleo Terra ; Pegue Sua Mochila ; cavernas do petar ; Viaje seu Mundo
Data Última Alteração: 30/04/2021