Melhores Adegas - Vinícolas em Itupeva - Onde Visitar em Itupeva - SP

No charmoso Alambique e Adega JP é possível conhecer o processo de fabricação de cachaças, vinhos, licores e saborear todas as bebidas que eles oferecem. Além das bebidas, o empório conta com produtos regionais, como salames, doces e biscoitos, é um verdadeiro espetáculo gastronômico. O Alambique JP conta com um Showroom, com espaço para degustação das Bebidas.

A história do local! Em 1890, Luiz Petena, comprou a Fazenda Santana e construiu o primeiro engenho de cachaça da cidade de Itupeva (quando ainda fazia parte de Jundiaí). Em 1925 a Fazenda Santana foi vendida para o imigrante italiano Cyrineo Tonoli e a fazenda passou a se chamar “Fazenda Nova Era”. A princípio, o novo proprietário da fazenda, acompanhado de sua esposa Maria Poli Tonoli e seus onze filhos, continuaram com a produção de cachaça e começaram a formar os cafezais da propriedade. Devido ao lucro obtido com a venda do café, Cyrineo produziu cachaça por apenas dois anos e então dedicou-se exclusivamente ao café. No entanto, três anos após essa decisão ocorreu à crise de 1929 e a família perdeu todo seu patrimônio, devido às dívidas realizadas para o cultivo do café.

Uma vez que o café deixou de ser um produto rentável, os filhos do senhor Cyrineo começaram a buscar por outras atividades para o sustento da família. Em 1948, o filho caçula Danilo, junto de seus irmãos Ciro, Antenor, Teodomiro e Lélio Tonoli, retomaram a produção de cachaça na fazenda. No dia 17 de julho de 1962 foi oficialmente aberta a Indústria e Comércio de Bebidas Tonoli, a primeira indústria da cidade de Itupeva. A princípio, o alambique produzia apenas a tradicional Aguardente de Cana JAPI. No entanto, atendendo aos pedidos dos clientes, diversificaram a produção para cachaças especiais, vinhos e licores.

Sua fabricação!

1 - Matéria Prima: O Alambique JP utiliza apenas cana-de-açúcar produzida na propriedade. As variedades utilizadas são escolhidas de acordo com sua adaptação ao solo e as condições climáticas da região, priorizando aquelas com alto teor de sacarose e fácil despalha.

2 – Colheita: A colheita da cana-de-açúcar é feita 100% de forma manual, para garantir a maior remoção da palha e do ponteiro.

3 – Moagem: Após a colheita, a cana-de-açúcar é transportada para o engenho e será processada em até 24 horas, para evitar a formação de bactérias no caldo e o aumento da acidez na cachaça.

4 – Fermentação: O caldo de cana extraído na moagem é direcionado ao tanque de padronização para o ajuste da temperatura e concentração de açúcares do caldo. O caldo de cana padronizado recebe o nome de mosto, o qual é direcionado para a as dornas de fermentação. O processo de fermentação consiste na conversão dos açúcares da cana-de-açúcar em álcool, através de leveduras (microrganismos) selecionadas.

5 – Destilação: O mosto fermentado transforma-se em vinho (de cana), o qual é direcionado para os destiladores de cobre (alambiques). As cachaças produzidas no ALAMBIQUE JP utilizam apenas o coração da destilação. A cabeça e a cauda são descartadas para garantir um produto com baixos teores de contaminantes.

6 – Armazenamento: Todas as cachaças do ALAMBIQUE JP passam por armazenamento em madeiras. As cachaças Prata, são armazenadas em dornas de amendoim de 5 mil a 35 mil litros. As cachaças Ouro são envelhecidas em barris de CARVALHO, UMBURANA, BALSAMO e JAQUEIRA.

Endereço: Rod. D. Gabriel Paulino Bueno Couto, Km. 75,5 Nova Era - Jardim Primavera - Itupeva

(11)4290-0791

(11)94528-8228

https://alambiquejp.com.br/

https://www.instagram.com/alambiquejp/

https://www.facebook.com/cachacajp


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Adega Alambique JP - Fonte(s) Fotos: Cidade e Cultura ; Digital Mapas ; Elis Salles ;Gazeta de Itupeva
Data Última Alteração: 14/04/2021