Melhores Bibliotecas em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP

Fundada em 1925, é a segunda maior biblioteca do país, formada por livros, periódicos, mapas e multimeios, além de uma grande coleção de obras raras. Edificada em estilo Art Déco, conta ainda com uma ampla programação cultural diária e gratuita.

ENTRAR NO GRUPOFaça novos amigos e viagens

Sobre: Fundada em 1925, é a segunda maior biblioteca do país, formada por livros, periódicos, mapas e multimeios, além de uma grande coleção de obras raras. Edificada em estilo Art Déco, conta ainda com uma ampla programação cultural diária e gratuita. A Biblioteca Mário de Andrade é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. 

A Seção de Obras Raras e especiais foi criada por Rubem Borba de Morais e aberta ao público em 1945. No entanto, a formação desse acervo data dos anos 20. Dentre as principais aquisições de obras raras e especiais, destaca-se a compra, em 1936, da biblioteca de Félix Pacheco, escritor, senador e Ministro das Relações Exteriores, que reuniu a maior coleção privada de obras raras e de Brasiliana do país, em seu tempo. Paralelamente, foram recebidas em doação as valiosas bibliotecas de Batista Pereira, advogado, genro de Rui Barbosa – em 1937; de Paulo Prado, escritor, organizador da Semana de Arte Moderna – em 1945; de Pirajá da Silva, médico, pesquisador da Esquistossomose – em 1977. Outras aquisições de peso incluem as bibliotecas particulares de Otto Maria Carpeaux, Francisco Carvalho Franco, José Pereira Matos, Antonio de Paula Souza, Alceu Maynard de Araújo, José Perez e Paulo Duarte, além de outras obras doadas por instituições ou particulares. 

Atualmente, a Biblioteca permanece aberta todos os dias e disponibiliza todo o seu acervo para consulta local (algumas coleções requerem agendamento prévio). Ademais, conta com programação cultural diariamente e totalmente gratuita, com música, teatro, cinema, artes visuais, atividades para o público infanto-juvenil, clube de leitura e muito mais. 

Endereço: R. da Consolação, 94 - República - São Paulo

(11)3775-0002

http://www.bma.sp.gov.br/

https://www.instagram.com/bibliotecamariodeandrade/

https://www.facebook.com/BibliotecaMarioDeAndrade/


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): facebook - Fonte(s) Fotos: istock
Data Última Alteração: 25/03/2021