Melhores Museus em São Paulo - Onde Visitar em São Paulo - SP

No coração da capital cultural do Brasil, São Paulo, você encontrará o divertido e educativo Museu do Futebol, que é dedicado às muitas facetas do esporte do futebol, tanto em nível nacional quanto internacional.

ENTRAR NO GRUPOFaça novos amigos e viagens

No coração da capital cultural do Brasil, São Paulo, você encontrará o divertido e educativo Museu do Futebol, que é dedicado às muitas facetas do esporte do futebol, tanto em nível nacional quanto internacional.

O espaço é voltado para os mais diversos assuntos que envolvem a prática, toda a história e muitas curiosidades do futebol brasileiro e mundial. As entrevistas, fotografias, gravações de áudio, livros, trabalhos acadêmicos e artefatos nesta coleção demonstram porque o futebol é tão central para a cultura brasileira.

O Museu do Futebol abriga a primeira biblioteca pública e midiateca do Brasil dedicada exclusivamente ao esporte futebol.

Além de livros, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro também comercializa DVDs com artigos, revistas, catálogos, filmes e documentários, além de entrevistas da História Oral realizadas pelo Centro (CRFB). Ao todo, são mais de 14 mil itens, e o espaço conta com recantos de leitura, wi-fi gratuito e computadores compartilhados.

Destaques do acervo:

  • Livros sobre história, sociologia e literatura do futebol. Livros sobre Ligas, Campeonatos, Copas do Mundo e Olimpíadas. Ficção, literatura juvenil e biografias de atletas, treinadores e executivos.
  • Álbuns de figurinhas fac-símiles a partir da década de 1940 e originais a partir da década de 1970.
  • Mais de quinhentas edições diferentes de revistas como Placar, El Gráfico, Manchete Esportiva, Sport Ilustrado, Gazeta Esportiva, Revista do Esporte e muitas outras estão disponíveis no acervo de revistas.
  • Mais de 600 CDs e DVDs compõem esse acervo, que inclui documentários, filmes, curtas e gravações de História Oral.

Sobre o Museu:

O Museu do Futebol é dedicado a tudo relacionado ao futebol, tanto no Brasil quanto no mundo. O centro cultural foi instalado dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Praça Charles Miller, bairro Miller, no quadrante leste da cidade. O projeto foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, e foi apresentado ao público em 29 de setembro daquele ano (2008).

O Museu do Futebol busca preservar e divulgar um acervo de citações referentes ao futebol, que é discutido na exposição como mais do que um esporte no Brasil. O Museu do Futebol ocupa três andares do Pacaembu. A exposição principal é dividida em 15 salas temáticas, cada uma contando uma história interativa sobre a chegada do futebol ao Brasil e a ascensão do esporte no país.

Além das inúmeras exposições, o Museu abriga a primeira biblioteca pública e midiateca do Brasil dedicada exclusivamente ao futebol. Exposições temporárias também são realizadas pela instituição, isso incluiu exibições de troféus de torneios internacionais e memorial do Pelé.

Loja e Café:

BUBU Restaurante: Opções de cafés e refeições em ambiente agradável, moderno e convidativo, convenientemente localizado em um dos cartões postais da cidade. BUBU homenageia pratos que, apesar de copiados à mão em livros de receitas por gerações, sempre conseguem ter um sabor fresco e novo quando servidos.

  • Terça e quarta, das 12h às 19h.
  • Quinta e sexta, das 11h às 19h.
  • Sábado e domingo, das 10h às 19h.

Loja Futebol Superstore:

Aproveite o tempo no Museu do Futebol para saber mais sobre os produtos à venda na SuperStore do Futebol, ali perto. Na loja, você encontra uma grande variedade de produtos relacionados ao futebol, incluindo camisas de times brasileiros e internacionais, bolas e acessórios.

  • Terça a quinta, das 10h às 18h
  • Sexta e sábado, das 9h às 18h
  • Domingo, das 10h às 18h

Arquitetura:

Os 6.900 metros quadrados do Museu do Futebol preservam o patrimônio público de São Paulo e apresentam o impressionante Estádio do Pacaembu em toda a sua glória. O arquiteto Mauro Munhoz propôs reaproveitar a fachada do Pacaembu, projetada por Ramos de Azevedo na década de 1930, e revelar as estruturas subjacentes do estádio para o Museu do Futebol.

O concreto das arquibancadas do estádio está à mostra em todas as salas do museu. Os materiais de parede são matérias-primas como metal e madeira. Ainda assim, eles são elaborados de forma a fornecer contexto aos itens exibidos em cada exposição. A arquitetura do museu se destaca por seu projeto de acessibilidade, que visa acomodar hóspedes com deficiência visual, auditiva, física e intelectual.

O acesso para pessoas com deficiência não é apenas gratuito, mas também inclui a disponibilidade de informações em braile, guias de áudio e elevadores. Funcionários treinados também estão à disposição para fornecer assistência quando necessário. A execução do projeto em 2014 rendeu ao espaço o terceiro lugar no IV Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus.

A Sala 9 é dedicada aos "Heróis" que ajudaram a moldar o caráter nacional brasileiro. Inúmeros brasileiros notáveis, como os autores Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade, a filósofa Carmen Miranda e os jogadores de futebol Domingos da Guia, entre muitos outros, foram homenageados com estátuas e retratos dentro do salão.

Ainda mais significativo historicamente é a disponibilização pelo museu, na sala 10 dedicada aos ritos pascais, de um vídeo que retrata a conclusão da Copa de 1950, disputada no Brasil, em que a Seleção Canarinho perdeu a final, em pleno Estádio do Maracanã, para o Uruguai.

O evento, para sempre conhecido como Maracanaço, também registrou o maior público da história do futebol. Segundo a Fifa, 174 mil pessoas pagaram para assistir à partida em 16 de julho de 1950 , embora algumas estimativas sugiram que quase 174 mil torcedores estavam no estádio no momento do jogo.

Endereço: Praça Charles Miler, S/N - Pacaembu - São Paulo

(11)3664-3848

https://museudofutebol.org.br/

https://www.instagram.com/museudofutebol/

https://www.facebook.com/museudofutebol


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Refúgios no Interior / Museu do Futebol - Fonte(s) Fotos: Governo do Estado de São Paulo / Wikipédia / Secretaria de Cultura e Economia Criativa / Museu do Futebol / Hoteis.com / JBnaEstrada
Data Última Alteração: 22/03/2021