Melhores Museus em Piracicaba - Onde Visitar em Piracicaba - SP
A água é um recurso fundamental para a vida na Terra, desempenhando um papel essencial em diversos aspectos, desde o sustento da biodiversidade até o apoio às atividades humanas.
O Museu da Água de Piracicaba ocupa uma área de 12 mil metros quadrados ao lado do salto do Rio Piracicaba, onde funcionou a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. A construção é de 1887 e o local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.
História:
Devido a necessidade de reservatórios de água em Piracicaba foi inaugurado, por D. Pedro II, em 2 de novembro de 1886 a Primeira Estação de Captação e Bombeamento de Água de Piracicaba. O atual Museu da Água “Francisco Salgot Castillon” ocupa todo o espaço, cerca de 12 mil m², às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto, que pertenceram ao reservatório, e preserva seus detalhes arquitetônicos. Tombado pelo CODEPAC em 2002, o Museu hoje oferece visitações com foco na educação ambiental, e é administrado pela SEDEMA (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
O museu:
Havia no local dois casarões, sendo um deles demolido na metade do século XX para dar lugar à Avenida Beira Rio. No que restou, encontram-se preservados dois conjuntos de turbina e bomba que no início do século passado, foram responsáveis pelo bombeamento de água do Rio Piracicaba até a região central da cidade.
Do Mirante do Museu, é possível visualizar o canal de água que produz a cascata. Deste local se tem uma visão ampla do Salto do Rio Piracicaba, do Parque do Mirante e parte do Engenho Central.
Aprender a consumir água corretamente também é uma das atrações do museu. Enquanto lava as mãos, o visitante pode observar quanto está gastando. Os lavatórios possuem caixas transparentes com um medidor do volume de água. O mesmo sistema também é utilizado nos vasos sanitários.
Num dos aquedutos encontram-se três aquários com várias espécies de peixes do Rio Piracicaba. Através de fotos junto dos aquários, o visitante pode identificar os peixes, além de saber os que ainda podem ser encontrados no Rio Piracicaba, assim como as espécies em extinção.
Horários de Funcionamento:
Segunda-feira: FECHADO
Terça à domingo: 9h às 17h
Endereço: Avenida Beira Rio, 448 - Centro - Piracicaba
(19)3432-8063
https://www.facebook.com/pages/Museu%20da%20%C3%81gua/147793031948890/
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): semactur.piracicaba.sp.gov.br/semaepiracicaba.sp.gov.br/http://museus.cultura.gov.br/ - Fonte(s) Fotos: vidadefotografo.com.br/piracicaba.sp.gov.br/ma`pio.net/Cordero Virtual/piracicabaqacanto
Data Última Alteração: 16/12/2020