Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Rio Claro - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Rio Claro
Não sabe o que fazer em Rio Claro? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Rio Claro
Onde Ficar em Rio Claro
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Rio Claro. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Rio Claro
Onde Comer em Rio Claro
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Rio Claro. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Rio Claro
Utilidades e Emergências em Rio Claro
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Rio Claro. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Rio Claro

Foto:https://www.saopaulo.sp.gov.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Rio Claro, localizada a 179 km da Capital, é o lugar ideal para quem gosta de história. Com construções do final do século XIX, a cidade abriga diversos museus e imóveis históricos.

A cidade de Rio Claro por sua beleza natural, conhecida como Cidade Azul, e pelo potencial turístico, a 90 km do Aeroporto Internacional de Viracopos

O clima da região de Rio Claro pode ser considerado tropical com duas estações definidas. Rio Claro, por sua beleza natural, conhecida como Cidade Azul, e pelo potencial turístico, a 90 km do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas e a 200 km da Capital São Paulo. Cidade sede do Campeonato Mundial de Balonismo. A igreja matriz de Rio Claro, em homenagem a João Batista com seus belos jardins. A cidade foi fundada com o nome de "São João Batista do Ribeirão Claro", nome que foi mais tarde alterado para São João do Rio Claro, e por força da Lei Estadual, teve sua denominação alterada para Rio Claro. Para o desenvolvimento de sua vida cultural, a cidade possui museus, cinemas, teatro, arquivo público, clubes, casas noturnas, boates, associações recreativas, áreas de lazer, bares e restaurantes. A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, na mesma área possui um museu que trata do assunto eucalipto. A vegetação natural é composta por cerrado e Floresta Estacional Semidecidual. A Floresta, antigamente chamado o "horto florestal", uma das maiores reservas de eucalipto do estado de São Paulo. 

8 LUGARES PARA CONHECER EM RIO CLARO

  1. Teatro SESI - Rio Claro
  2. Igreja Matriz São João Batista. 
  3. Mercado Municipal de Rio Claro
  4. Museu de Eucalyptus. 
  5. Shopping Rio Claro
  6. Museu da Paleontologia e Estratigrafia.
  7. Museu da Energia de Rio Claro
  8. Teatro Cultural de Rio Claro.

HISTÓRIA DE RIO CLARO

Rio Claro teve de início outras denominaçoes: São João Batista do Ribeirão Claro ou São João Batista do Morro Azul.

No século XVIII, em conseqüencia da descoberta do ouro em Cuiabá, Mato Grosso, desde 1719, os paulistas já cruzavam os campos ou sertoes de Araraquara,que compreendiam, além de Rio Claro, os atuais territórios dos municípios de Araraquara, São Carlos e Descalvado, para evitar as febres do roteiro do rio Anhembi (Tiete). Bandeirantes e aventureiros ali se fixaram, construindo as primeiras casas em suas propriedades, as margens do Ribeirão Claro. Tornou-se esse rincao o pouso dos viajantes dos sertoes.

Os informes exatos a respeito do Morro Azul começaram a aparecer, entretanto, no primeiro vintenio do século XIX, quando a Vila de Moji-Mirim para lá enviou os primeiros povoadores. Em 1817, Manoel De Barros Ferraz e a família Galvao, procedente de Itu, representada por Joaquim Galvao de França requerem a primeira sesmaria nos sertoes do Morro Azul, logo depois vendida; grande parte dessa gleba transformou-se mais tarde, na fazenda Ibicaba, e o senhor Nicolau Vergueiro, associado ao Brigadeiro Luiz Antonio, fundou aí o Engenho de Ibicaba, dedicada ao fabrico de açúcar e criaçao de animais, realizando um grande trabalho de colonizaçao.

No ano seguinte foi concedida a segunda sesmaria a família Goes Maciel e, tres anos depois, uma outra concesSão aos irmaos Pereira, no lugar denominado Ribeirão Claro, onde formaram uma grande fazenda de criaçao - o "Curral dos Pereiras", onde, em 1822, com a criaçao da Vila da Constituiçao, hoje Piracicaba, começou a formar-se um povoado, que se denominou São João Batista do Ribeirão Claro. Outra sesmaria importante foi concedida as margens do rio Corumbataí: a do capitao Francisco da Costa Alves, em cuja fazenda erigiu uma capela, sob a invocaçao de São João Batista.

A partir das concessoes de sesmaria, começaram a chegar fazendeiros abastados, trazendo escravos, agregados, força e dinheiro. Dentre os primeiros colonizadores destacaram-se os Costa Neves, Os Góes, Paes de Arruda, Senador Vergueiro, Paes de Barros, Cardoso de Negreiros e outros. Mais tarde, imigrantes suíços e alemaes foram introduzidos pelo Senador Vergueiro, através de sua colônia Agrícola de Ibicaba que, nao se ajustando fixaram-se na área urbana.

O Padre Delfino (Delfin da Silva Barbosa), quando celebrou missa na sesmaria do Corumbataí, de seu amigo Francisco da Costa Alves, trouxe consigo a imagem de São João, que passou a ser o padroeiro da regiao.

Os habitantes do local, pleiteando a vinda do Padre para perto de seus lares, construíram uma casa paroquial e uma igrejinha, improvisada nas terras de Manoel Paes Arruda, em torno da qual surgiram novas construçoes, casas residenciais e de comércio.

A vista dessas iniciativas, Paes Arruda e Manoel Afonso Taborda doaram como Patrimônio de São João Batista, a área para edificaçao da futura cidade e de igreja definitiva. Em 1926, quando se cogitou a transformaçao do lugarejo em capela curada, houve divergencia quanto a fixaçao da localidade, visto que tanto os que possuíam propriedades ao sul do Curral do Pereiras como os que a possuíam ao norte da Fazenda Costa Alves se avocavam esse direito. Antonio Paes de Barros, mais tarde Barao de Piracicaba, a quem foram delegados poderes para escolha do local, deliberou que fossem comprados os terrenos do chapadao, confinantes com o Curral dos Perreiras e pertencentes a Manoel Paes de Arruda e Manoel Afonso de Taborda. Nesse sentido, alguns moradores dirigiram petiçao ao vigário capitular, em São Paulo, em que se mostrava a conveniencia de ser criada a capela curada em São João Batista do Ribeirão Claro, sendo a pretençao atendida em 1827, quando ainda continuava o Padre Delfino na capelinha improvisada quando. Somente no ano seguinte ele se transferiu para a nova matriz ainda inacabada e, em 1830, foi elevada a Freguesia com o nome de Capela Curada de São João do Rio Claro.

Foi concedida a Companhia Paulista de Estrada de Ferro a ligaçao entre Campinas e Rio Claro, inaugurada em 1876. Uma nova Ferrovia, ligando Rio Claro a São Carlos e Araraquara, foi construída entre 1881 e 1885, pela Companhia de Estradas de Ferro do Rio Claro, mais tarde adquirida pela Companhia Paulista, atual FEPASA.

O município surgiu em 1845, quando ganhou a sua autonomia administrativa, com a denominaçao de São João do Rio Claro, tendo seu nome simplificado simplificado para Rio Claro em 1905.

O QUE FAZER EM RIO CLARO

As Praças XV de Novembro e Tenente Otoniel Marques Teixeira mostram o jardim do antigo Largo da Matriz. Suas características paisagísticas trazem um aspecto de bosque, tornando-o um local agradável que contribui para amenizar o clima da área central. Aos domingos acontece a apresentação do Grupo de Seresteiros.

A Igreja Matriz de São João Batista, edificada entre 1912 e 1926, em estilo neo-românico, guarda a primeira imagem do padroeiro de Rio Claro, São João Batista, da fundação da cidade. O relógio da igreja foi instalado em 1920, com quatro faces. O interior do prédio passou a ser ponto importante de visitação pelo bom gosto arquitetônico.

O Solar Dona Luiza Barreto Rinaldi é uma construção de dois pavimentos do final do século XIX. Em 1914 o imóvel foi transferido à Prefeitura Municipal de Rio Claro, que o repassou à Escola Profissional Masculina em 1918. Atualmente o local abriga a Escola Técnica Estadual “Armando Bayeux da Silva”.

Para quem gosta de natureza, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, criada em 1909, possui a maior variedade de espécies de eucalipto do Brasil, o que a torna referência no cultivo e pesquisa da planta e a faz conhecida como “berço do eucalipto”. Entre outras atrações, o local possui o Museu do Eucalipto, criado pelo agrônomo Edmundo Navarro de Andrade. O parque é aberto à visitação diariamente das 8h às 17h.

Fontes: https://www.guiadoturismobrasil.com/ - https://www.saopaulo.sp.gov.br/ - https://www.rioclaro.sp.gov.br/ - 

 


Sugestões Para Conhecer em Rio Claro

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·