Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Tietê - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Tietê
Não sabe o que fazer em Tietê? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Tietê
Onde Ficar em Tietê
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Tietê. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Tietê
Onde Comer em Tietê
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Tietê. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Tietê
Utilidades e Emergências em Tietê
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Tietê. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Tietê

Foto:http://www.tiete.sp.gov.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Tietê, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:

  • Jumirim 6.5 km
  • Cerquilho 6.6 km
  • Laranjal Paulista 13.6 km
  • Boituva 19.9 km
  • Rafard 23 km
  • Porto Feliz 23.4 km
  • Capivari 25.5 km
  • Mombuca 25.9 km
  • Pereiras 26.3 km
  • Cesário Lange 26.7 km
  • Iperó 27.5 km
  • Saltinho 30 km

O que fazer em Tietê - Pontos Turísticos

A cidade está localizada a 153 km da capital.Tietê é charmosa, possui muitos centros históricos preservados, reservas ambientais e trilhas ecológicas.

Este lugar foi terra de Bandeirantes e atualmente é um insuperável roteiro de história, fé, beleza, arte e sabores. A história da cidade teve suas origens com os bandeirantes e portugueses que desbravavam o Sertão Paulista navegando pelo Rio Tietê. A cidade possui atrações para todas as idades e opções para os fins de semana.

Tietê é tradicionalmente um município católico, há dezenas de igrejas e capelas espalhadas pela cidade, muitas delas centenárias com arquiteturas clássicas, barrocas e contemporâneas. Dentro do circuito das igrejas tieteenses destacam a Igreja Matriz e a Capela de São Benedito, uma das únicas no país que possui uma relíquia selada pelo Vaticano (o fragmento de unha de São Benedito).

Outro passeio é o Centro Cultural e Ecológico Cornélio Pires, uma área rural com cerca de quatro alqueires distante apenas 3,5 km da cidade, onde nasceu o poeta e escritor Cornélio Pires. Mais um ponto turístico e marco da história tieteense é a Pedra do Curuçá, situada a 500 metros do ponto principal na margem esquerda do Rio Tietê.

Na pedra foi esculpida uma cruz artística de 1,50m de altura com os dizeres Sic Transit Glorie Mundi (assim passa a glória do mundo) que deu origem a uma lenda enraizada nos grandiosos dramas do bandeirantismo.

História de Tietê - SP

A História de Tietê teve suas origens com os Bandeirantes e Portugueses que desbravavam o Sertão Paulista navegando pelo Rio Tietê.

A fertilidade do solo atraiu grande número de aventureiros e pessoas afeitas à lavoura que vieram para cá. Quase na embocadura do Ribeirão do Pito Aceso (Ribeirão da Serra), estava localizado no ancoradouro das canoas que, formando as “monções” demandavam de Cuiabá carregados de ouro e pedras preciosas. Assim na margem do rio, moradores construíram as primeiras habitações formando assim o vilarejo Pirapora do Curuçá que recebeu esse nome devido a uma pedra localizada à margem esquerda do rio na qual os índios a chamavam Curuçú-Guaçu (que em Tupi Guarani significava Cruz) pois, nela havia uma cruz entalhada.

Em 1570 como relatam as crônicas do Padre José Anchieta ocorreu entre Porto Feliz e Tietê um naufrágio. Este relato indica a presença de colonizadores desde o início do descobrimento. Durante as monções, no final de século XVIII,  Pirapora do Curuçá foi o primeiro e mais importante proto de reabastecimento e descanso para o bandeirantes que saiam de Araritaguaba (Porto Feliz).

Em 1747, o Vigário Francisco Campos fazendo um breve levantamento que pode ser considerado o primeiro censo de Tietê, constatou que na região que descia o rio numa distância de quatro léguas da Matriz existiam cerca de cento e quarenta casas.

Em 3 de agosto de 1811 Pirapora do Curuçá foi elevada então à condição de Freguesia da Santíssima Trindade da Pirapora do Curuçá.

Em 8 de março de 1842, a Freguesia foi elevada a Município e o nome vila perdurou até 1867 quando foi elevada à categoria de cidade com o nome de Tietê.

O NOME TIETÊ

O Rio Tietê era conhecido como Rio Anhembi, que em tupi guarani significava Rio das Anhumas (ave típica da região do Tietê), só mais tarde os bandeirantes o denominaram Tietê, assim chamado pelos índios habitantes dessa região.

TI – RIO

ETE – GRANDE, FUNDO, VERDADEIRO QUE CORRE PRA BAIXO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Santíssima Trindade de Pirapora, por Alvará de 03-08-1811, subordinado ao município de Porto Feliz. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Santíssima Trindade de Pirapora, pela Lei Provincial n.º 24, de 08-03-1842, desmembrado do município de Porto Feliz. Sede no povoado de Pirapora do Curuçá. Instalado em 07-01-1845. 
Elevado à condição de cidade com a denominação de Tietê, pela Lei Provincial n.º 33, de 19-07-1867. 
Pela Lei Estadual n.º 460, de 30-11-1896, é criado o distrito de Laranjal e anexado ao município de Tietê. 
Pela Lei Estadual n.º 466, de 05-12-1896, é criado o distrito de Conchas e anexado ao município de Tietê. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído 3 distritos: Tietê (ex-Santíssima Trindade de Pirapora), Laranjal e Conchas. 
Pela Lei Estadual n.º 1.440, de 19-12-1914, é criado o distrito de Cerquilho e anexado ao município de Tietê. 
Pela Lei Estadual n.º 1.513, de 04-12-1916, desmembra do município de Tietê o distrito de Conchas. Elevado à categoria de município. 
Pela Lei Estadual n.º 1.555, de 08-10-1917, desmembra do município de Tietê o distrito de Laranjal. Elevado à categoria de município. 
Pela Lei Estadual n.º 1.671, de 02-12-1919, é criado o distrito de Laras e anexado ao município de Tietê. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Tietê figura igualmente com 3 distritos: Tietê, Cerquilho e Laras. 
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. 
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 9.775, de 30-11-1938, o distrito de Lavras (ex-Laras), foi transferido do município de Tietê para o município de Laranjal Paulista (ex-Laranjal). 
Pelo Decreto n.º 10.069, de 24-03-1939, é criado o distrito de Jurumirim e anexado ao município de Tietê. 
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943 o município de Tietê é constituído de 3 distritos: Tietê, Jurumirim e Cerquilho. 
Pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, desmembra do município de Tietê o distrito do Cerquilho. Elevado à categoria de município. 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Tietê e Jurumirim. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993. 
Pela Lei Estadual n.º 9.330, 27-12-1995, desmembra do município de Tietê o distrito Jurumim. Elevado à categoria de município. 
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: http://www.tiete.sp.gov.br/

https://www.guiadoturismobrasil.com/

 


Sugestões Para Conhecer em Tietê

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·