Melhores Zoológico em Guarulhos - Onde Visitar em Guarulhos - SP

Sobre

O Zoológico de Guarulhos, criado em 1981, mantém cerca de 500 animais, de 100 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional, com 91% de espécies nativas. O Zoo participa de programas de conservação de espécies ameaçadas, realiza pesquisas científicas e atividades de educação para conservação. Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores, incumbidos da manutenção de sua saúde e bem estar.

A estrutura do zoo conta com 59 recintos de exposição, setor extra e quarentenário, que abrigam os animais residentes e animais recém-chegados e em tratamento. Há no local clínica veterinária e área de manejo, com salas de atendimento, laboratório, sala de cirurgia, área de internação e sala de necropsia, e também um setor de alimentação e biotério para produção de alimentos vivos.

O Zoo possui uma área de mata e lagos que atraem muitas espécies de aves de vida livre, que podem ser observadas e fotografadas facilmente, tornando o passeio ainda mais agradável.

História

A área ocupada atualmente pelo zoológico foi propriedade da família Fuster, de origem franco-alemã. No final dos anos 1920, o casal Fuster se especializou no plantio de flores, em especial de rosas, o que posteriormente deu origem ao nome do bairro de Jardim Rosa da França. O local já era conhecido pelos moradores locais como uma região montanhosa cruzada por um córrego.

O zoológico de Guarulhos se origina com a fundação em 1981 do Parque Municipal Edgard Casal de Rey. No ano seguinte, o zoológico foi fundado oficialmente com o devido reconhecimento legal e passou a se chamar Zoológico Municipal de Guarulhos.

No final dos anos 1990, as árvores de eucalipto e pinheiro que cercavam o perímetro do zoológico foram substituídas por árvores frutíferas. Em 2005, o Museu de Ciências Naturais de Guarulhos foi transferido do Lago dos Patos para uma instalação maior no interior do zoológico.

Fauna e Flora

O Zoológico Municipal de Guarulhos reúne cerca de 400 animais de pelo menos 100 espécies típicas do Brasil e em risco de extinção. Lá, podem ser encontradas variedades de aves, mamíferos e répteis. São exibidos espécimes de arara-canindé, mico-leão-dourado, jacaré-de-papo-amarelo, ema, mutum-do-sudeste, onça pintada e urubu rei, entre outros.

Em 2019, o zoológico inaugurou um recinto para sagui-da-serra-escuro, espécie ameaçada de extinção. Ao trabalhar com a espécie desde 2009, o zoológico de Guarulhos foi o primeiro parque a reproduzir o sagui-da-serra-escuro em cativeiro, tornando-se referência na atividade e um dos órgãos de controle da reprodução da espécie.

Na flora, destaca-se o trabalho de reconstituição de vegetação típica da Mata Atlântica na região.

Além disso, por conta da área verde com espécimes de flora típicos da Mata Atlântica, animais de vida livre também podem ser encontrados nas dependências do zoológico, tais como irerês, sanhaços, periquitos e beija-flores.

Estrutura

O zoológico de Guarulhos contém cinco lagos distribuídos em uma área total de 70 mil m² e conta com área de exposição, área de tratamento de animais com clínica veterinária e recinto para quarentena de animais excedentes, setor administrativo, setor de manutenção e áreas de lazer nas quais os visitantes podem realizar piqueniques. Há atividades de educação ambiental, realização de pesquisa científica e participação em programas de conservação de espécies. A área do zoológico também abriga do Museu de Ciências Naturais de Guarulhos desde 2005, que por sua vez possui um acervo com mais de 450 itens.

Horários de Funcionamento

De Segunda a Sexta das 9h às 16h

Endereço: Av. Doná Glória Pagnonceli, 344 - Jardim Rosa de Franca - Guarulhos

(11)2455-6497

http://www.guarulhos.sp.gov.br/zoologico/index.html

https://www.facebook.com/zoologico.guarulhos


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): guarulhos.sp.gov.br/pt.wikipedia.org - Fonte(s) Fotos: IStock/Guarulhos.org/Prefeitura de Guarulhos/Guarulhos Hoje/Guarulhos Online/TripAdvisor
Data Última Alteração: 19/02/2021