Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Mairiporã - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Mairiporã
Não sabe o que fazer em Mairiporã? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Mairiporã
Onde Ficar em Mairiporã
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Mairiporã. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Mairiporã
Onde Comer em Mairiporã
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Mairiporã. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Mairiporã
Utilidades e Emergências em Mairiporã
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Mairiporã. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Mairiporã

Foto:Guia do Turismo Barsil



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

CONHEÇA MAIRIPORÃ

Mairiporã é uma cidade que se localiza na serra da Cantareira, ao norte da cidade de São Paulo, e isso lhe proporciona uma posição privilegiada, sendo roteiro de turistas que procuram lugares ligados diretamente com a natureza e tranqüilidade.

A cidade é palco de muitos esportes radicais, como Paraglider no Pico do Olho D’água, Dowhill na trilha do Saracura com acesso pela Estrada da Bucólica, e a Trilha dos Macacos com cachoeiras com acesso na Estrada da Roseira, no alto da serra da Cantareira.

A Barragem das Sete Quedas é a primeira barragem no Rio Juqueri, forma um espelho ‘água propício à pesca de barranco. O local é procurado por pescadores durante a semana e por banhistas nos sábados, domingos e feriados de sol e calor.

Municípios Próximos

Franco da Rocha: 4.8 km             

Caieiras: 16.5 km            

Francisco Morato: 16.5 km

Guarulhos: 18 km          

Atibaia: 22.7 km             

Campo Limpo Paulista: 23.7 km

História

Em sua evolução, a área de Mairiporã, inicialmente chamada de Juqueri (planta leguminosa conhecida como dormideira), se configurou à maneira de outros núcleos de povoamento ao redor da Vila de São Paulo, servindo como proteção desta e ponto de apoio às rotas de ligação com o sertão interior. O povoado surgiu em fins do século XVI ou meados do século XVII, em torno da Capela de Nossa Senhora do Desterro, erguida por Antonio de Souza Del Mundo.

Ao redor da Capela, e funcionando como apoio elementar de serviço às atividades rurais, originalmente exclusivas na área, surgiu um núcleo dotado de interessante traçado e capacidade de adaptação ao sítio pouco favorável de sua implantação.

Inseriu-se inicialmente na área de domínio administrativo de São Paulo e posteriormente a de Guarulhos. Em 1696, o povoado foi elevado à categoria de Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri, palavra tupi que designa uma planta leguminosa, conhecida também como dormideira.

No ano de 1783 passou a ser paróquia; a capela transformou-se em igreja e passou por diversas modificações (1841, década de 1940 e 1982). A última reforma descaracterizou o antigo templo, conservando apenas a torre.

A Vila de Juqueri adentrou o século XVIII como fonte de produtos agrícolas para São Paulo, chegando a produzir algodão e vinho para exportação. Não prosperou como outras localidades inseridas nas regiões das lavras de ouro e pedras preciosas, caracterizando-se como pouso de tropeiros que faziam o abastecimento das Geraes.

Em 1769, a Câmara paulistana determinou a abertura de uma estrada entre Juqueri e São Paulo. O "Caminho de Juqueri" transformou-se mais tarde na Estrada Velha de Bragança.

Antes Distrito da Capital (1874 a 1880) e de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos (1881 a 1888), Juqueri passou a ser município por meio da Lei Provincial 67, de 27 de março de 1889. Um ano antes da emancipação, a São Paulo Railway (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) construiu a Estação do Juqueri.

Em 1898, o Governo do Estado inaugurou o Hospital-colônia de Juqueri para doentes mentais, dirigido pelo médico Franco da Rocha. A associação do nome de Juqueri ao hospital, causando confusão na entrega de correspondências e desconforto entre os juquerienses, criou um movimento para mudar o nome do município.

Em 1948, o prefeito Bento de Oliveira solicitou, à Assembleia Legislativa, autorização para a mudança. Na ocasião, o deputado Ulisses Guimarães apoiou o pedido e pronunciou a célebre frase: "Juqueri, terra de loucos. Loucos por cidadania".

No dia 24 de dezembro daquele ano, foi aprovada a Lei 233, permitindo a mudança do nome do município. O nome Mairiporã, entre outros de origem tupi, foi sugerido pelo jornalista e poeta Araújo Jorge.

Turismo

PICO DO OLHO D'ÁGUA

Muito procurado para contemplação por suas extensas paisagens, voo livre, piqueniques e trilhas de downhill, tem esse nome pelos veios de água que brotam da serra, também é chamado de Morro do Juqueri e é tombado pelo condephaat. Atualmente existe um projeto que pretende ligar o pico à rotatória de entrada da cidade através de um teleférico que passaria sobre a rodovia Fernão Dias.

CRUZEIRO

Localizado na estrada para o pico é um símbolo da religiosidade do povo, possui bela vista panorâmica do centro da cidade.

REPRESA PAULO DE PAIVA CASTRO

tem seu início no centro de Mairiporã, estendendo-se por 10 km até ultrapassar o limite municipal com franco da rocha. Represa integrante do sistema Cantareira de abastecimento, é responsável por proporcionar água para mais da metade da população da grande São Paulo. Possui muitas paisagens cênicas e é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva e amadora.

PEDREIRA DIB

Parte de um complexo que inclui também um restaurante, a pedreira foi desativada pois durante a mineração houve o estouro de um veio de água que obrigou o abandono do local. Usada para diversão nos finais de semana e gravação de comerciais, a paisagem formada pelas rochas continua atraindo visitantes muitos interessados em praticar o rapel em seus paredões.

RIO JUQUERI E SETE QUEDAS

O caminho do Rio Juqueri entre Nazaré Paulista e a Represa Paiva Castro também tem interesse turístico, o rio corta a região conhecida como rio acima e possui corredeiras ideais para o bóia-cross, suas margens formam belos circuitos para se fazer a pé ou de bicicleta. durante o caminho do rio forma-se uma pequena represa que desagua na cachoeira artificial das sete quedas, local administrado pela sabesp voltado para a contemplação da queda d'água. Os acessos são de terra, o entorno mostra áreas gramadas e pouco arborizadas. Banhistas o frequentam nos fins de semana e feriados de sol e calor. Local inadequado para banho público, em face das águas revoltas e falta de segurança e infraestrutura receptiva.

Para conhecer mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” nos Refúgios em Mairiporã!

Fonte: atibaiaeregiao.com.br/mairipora.sp.leg.br/feriasbrasil.com.br
Créditos Imagem: Guia do Turismo Brasil


Sugestões Para Conhecer em Mairiporã

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Fazendinha Velho Jou Mairiporã

Fazendinha Velho Jou Mairiporã

O rancho oferece a oportunidade de contato real entre crianças e animais da fazenda, proporcionando uma experiência monitorada e segura.

Conhecer
Hotel Unique Garden - Mairiporã

Hotel Unique Garden - Mairiporã

Situado em meio a uma paisagem exuberante no município de Mairiporã, interior de SP, o Hotel Unique Garden é um convite à contemplação das belezas naturais e de tudo aquilo que elas são capazes de despertar.

Conhecer
Quinta da Canta - Mairiporã

Quinta da Canta - Mairiporã

Entre os bosques da Serra da Cantareira, o restaurante Quinta da Canta é uma casa de campo, com direito a jardim, deque e namoradeira. O menu, que muda a cada estação, é repleto de delícias singulares e muito saborosas.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·