Melhores Religião em Jundiaí - Onde Visitar em Jundiaí - SP
É um dos pontos turísticos e históricos mais importantes de Jundiaí, sua importância na cidade e toda sua história atrai diversos religiosos todos os anos.
Sua história:
Em 1651, foi iniciada a construção da igreja que substituiria a primeira capela construída por aqueles que são dados ainda, oficialmente, como os fundadores de Jundiaí, Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes. Em 1655, a nova igreja seria dedicada à Sagrada Família, tendo como padroeira Nossa Senhora do Desterro. Construída em taipa de pilão, possuía tendências arquitetônicas barroco-portuguesas. Muito mais tarde, em 1886, seguindo projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a então Igreja de Nossa Senhora do Desterro passa por grande reforma e tem totalmente alterado seu estilo para Neogótico – que tentava resgatar as características do estilo gótico, surgido na França entre os séculos 12 e 14, considerado como “a arte das Catedrais”. Carregado de simbolismo teológico, tal estilo busca expressar a grandiosidade: tudo se volta para o alto, em direção aos céus e a Deus.
Como complemento dessa reforma, em 1921, por sugestão do então vigário, cônego Hygino de Campos, o interior da igreja sofreu novas transformações. Passou a ter abóbadas ogivais, recebeu vitrais e as paredes ganharam belíssimos afrescos do artista plástico italiano Arnaldo Mecozzi. As obras incluíram a ampliação da Cripta da Catedral onde hoje estão sepultados três de seus quatro bispos – dom Gabriel Paulino Bueno Couto (1º bispo diocesano); dom Roberto Pinarello Almeida (2º) e dom Amaury Castanho (3º).
O Brasão da Catedral:
O Brasão da Catedral Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí possui os seguintes elementos: flor-de-lis, campo azul, doze estrelas, um monograma, a cruz e dois ramos de parreira, cada qual com seu respectivo significado. A flor-de-lis representa um símbolo de nobreza e virtude. No caso, o uso de três remete à Sagrada Família, em fuga para o Egito, que é a representação clássica de Nossa Senhora do Desterro. O campo azul, que corresponde às duas faixas inferiores do brasão, remete ao céu e ao manto da Virgem Maria, também lembrada pelas doze estrelas com que é representada e coroada. No meio, um monograma com as letras NSD: Nossa Senhora do Desterro. A cruz é o símbolo maior da cristandade. Além dela, fora do brasão, como pedestal, dois ramos de parreira remetem à Jundiaí, a Terra da Uva, e ao milagre do vinho e, de maneira especial, à ordem que a Santa Mãe de Deus deu aos discípulos nas Bodas de Caná: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
A Nossa Senhora do Desterro:
Nossa Senhora do Desterro é muito venerada na Itália como a “Madonna degli Emigrati”, sendo padroeira daqueles que foram obrigados a deixar sua pátria para se refugiarem ou a fim de procurar trabalho no estrangeiro. Ela tem sido a Mãe Amorosa para todos os que, saudosos de sua terra natal, imploram cheios de fé e de amor o auxílio da Virgem do Desterro a fim de encontrarem compreensão e simpatia na terra adotiva.
Outras informações:
Endereço: Praça Governador Pedro de Toledo, s/n – Centro, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4586-0248 / (11) 4521-2851
Horários:
Os horários para confissão / atendimento com os padres:
Terça a Sábado das 9h às 10h30
Terça a Sexta das 14h30 às 16h
Horários de Missas na Catedral:
Segunda a Sexta-feira: 7h, 12h e 18h15
Sábado: 7h, 18h30
Domingo: 7h, 8h30, 10h, 11h15 e 18h30
Horários da Secretaria:
Atendimento da Secretaria:
Segunda a Sexta-feira: das 8h às 17h
Sábado: das 8h às 11h
Fontes de imagens utilizadas: Wikipédia ; Turismo Jundiaí ; Baixaki
Sua estrutura e beleza, o local além de lindo tem uma grande importância religiosa!
Endereço: Praça Governador Pedro de Toledo, - Centro - Jundiaí
(11)4586-0248
(11)4521-2851
http://catedraljundiai.com.br/
https://www.facebook.com/catedraljundiai/
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Catedral Nossa Senhora do Desterro ; Turismo Jundiaí - Fonte(s) Fotos: Facebook
Data Última Alteração: 06/12/2020