Conheça Jarinu - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:youtube.com
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA JARINU
Com um dos melhores climas do mundo e uma natureza exuberante, Jarinu tem os típicos ares de uma cidade do interior, sendo muito aconchegante e hospitaleira. Localizada a 75 km da cidade de São Paulo e ao lado de Atibaia, Jarinu é uma opção perfeita para quem quer passar um fim de semana ou um feriado tranquilo no interior paulista.
Jarinu é uma cidade pequena, hospitaleira, bucólica e aconchegante, com cerca de 20.000 habitantes, em meio a vales e montanhas, rios e lagos, sítios e chácaras, muito visitada principalmente por paulistanos à procura de sossego, sem abrir mão de conforto.
A economia da cidade é baseada no turismo e também na produção de frutas, como morango, uva e ameixa. Por isto, Jarinu faz parte do circuito das frutas juntamente com outras 9 cidades vizinhas.
Em Jarinu também se produz cachaça artesanal cuja qualidade é reconhecida nacionalmente e vinhos artesanais em várias e boas adegas de vinho.
Municípios próximos:
Campo Limpo Paulista: 12.9 km
Itatiba: 15.5 km
Várzea Paulista: 16.1 km
Atibaia: 18.3 km
Jundiaí: 18.6 km
Vinhedo: 26.6 km
História
Até que chegassem os colonizadores, encabeçados pela família do capitão Lourenço Franco da Rocha, em 1807 manteve a denominação de ‘Campo Largo de Atibaia’. Tornou-se freguesia do município de Atibaia em 5 de fevereiro de 1842. A partir de 29 de setembro 1911 o distrito passou a se chamar Jarinu que, em tupi, significa “palmeira preta”. Obteve autonomia político-administrativa em 24 de dezembro 1948. 17 de abril de 1949 é a data da emancipação político-administrativa de Jarinu, pelo então prefeito Guilherme Zanoni.
Sua história data de 1650, quando no local já havia muitas fazendas na região conhecidas por Caioçara. Em 1730, o atibaiano Lucas de Siqueira Franco é investido no cargo almotacé, tomando parte ativa na política de São Paulo. Este cidadão exerceu grande influência em Atibaia e em Campo Largo (Jarinu). Em 1786, Lorenço Franco da Rocha, o fundador de Campo Largo (Jarinu), é nomeado Capitão desse bairro. Já em 1807, o Capitão Lourenço Franco da Rocha e sua mulher Rita de Cássia de Morais, por escritura pública de 7 de Janeiro, desmembram sua fazenda e doam a gleba de terras onde foi erguida a Capela de Nossa Senhora do Carmo de Campo Largo (Jarinu), hoje Matriz da Paróquia sob a invocação da mesma Padroeira.
O que fazer em Jarinu
Jarinu pertence ao Circuito das Frutas
CENTRO
O pitoresco centro da cidade de Jarinu conta com algumas construções históricas da cidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, recém-restaurada e uma das mais bonitas da região, a Igreja Nossa Senhora Aparecida e o Centro Histórico e Cultural, um antigo casarão. A área central da cidade também é repleta de árvores e belas praças, como a Praça da Matriz.
ADEGA QUATRO MARIAS
Com vocação para o turismo rural, a Adega Quatro Marias produz e comercializa diferentes tipos de vinhos, licores (como o limoncello), sucos e cervejas artesanais. A cerveja Quatro Marias, por exemplo, é feita sem aditivos químicos e com água de fonte própria. Outros destaques são o salame caseiro de javali e as massas fresquinhas servidas no restaurante da adega.
ALAMBIQUE ZANONI
Próximo à Igreja Matriz, no Alambique Zanoni é possível comprar cachaças artesanais envelhecidas, licores de 16 sabores diferentes e frutas secas de qualidade. Todos esses produtos são de produção própria, uma tradição da família Zanoni desde a década de 1940.
PRODUÇÃO DE COGUMELOS
A produção de cogumelos em Jarinu é uma das maiores do Brasil. Vale a pena visitar na zona rural da cidade, a menos de 10 km do centro, um desses grandes produtores, a empresa Cogumelos Mazzei. No showroom, é possível saber mais sobre os cogumelos, conferir o cultivo desses fungos e comprar estes e outros produtos locais.
VINÍCOLA SANTA BRUNA
Em uma linda propriedade rural cercada de muita natureza, a vinícola oferece uma estrutura completa aos visitantes, com lagos para pesca esportiva, quiosques, adega, restaurante e muito mais. A vinícola também promove visitas monitoradas e degustação de vinhos.
FESTA DO MORANGO DE ATIBAIA E JARINU
Tanto Jarinu quanto sua vizinha Atibaia participam do Circuito das Frutas, roteiro turístico composto por dez cidades do interior paulista. Entre os principais produtos locais estão uvas, pêssegos, ameixas e morangos. Por isso, as duas cidades se juntaram para a Festa do Morango, que chega à sua 35ª edição em 2018. O evento, que acontece entre junho e julho, conta com exposição de morangos, barracas de comidas, doces e bebidas típicas da região, artesanato e shows musicais.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Jarinu”.
Fonte: qualviagem.com.br/atibaiaeregiao.com.br/portalaverdade.com.br
Créditos Imagem: youtube.com
Sugestões Para Conhecer em Jarinu
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Resort Paradies Jarinu
Sua estrutura conta com piscina interna aquecida, duas piscinas externas, mini campo de golfe, lago para pesca, quadra de tênis, quadra de vôlei, campo de futebol, trilhas ecológicas, salão de jogos, brinquedoteca e sauna.
ConhecerHotel Fazenda Pirâmides - Jarinu
Localizado na cidade de Jarinu, próximo a Atibaia, o Hotel Fazenda Pirâmides garante todas as acomodações com clima aconchegante. Com design inspirado em pirâmides também fica a 23 km do Zooparque Itatiba.
Conhecer