Melhores Espaços Culturais em Jundiaí - Onde Visitar em Jundiaí - SP

O atual Centro das Artes (antigo Mercado Municipal de Jundiaí) recebeu a 1ª Festa da Uva, em 1934. O espaço serviu para a exposição vitivinícola, que foi inaugurada pelo Interventor do Estado, Armando Salles de Oliveira, junto com outras autoridades do Governo do Estado de São Paulo.

A 1ª Festa da Uva foi idealizada pelo Dr. Antenor Soares Gandra, prefeito de Jundiaí da época. Contudo, com o passar dos anos e o desenvolvimento da cidade, a Rua Barão de Jundiaí não mais comportava um mercado central e foi desativado, passando a ser um depósito da Prefeitura de Jundiaí. Em 28 de março de 1981 foi inaugurado o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha, um auditório para 334 pessoas.

Em 2013, a Sala Glória Rocha foi fechada por não atender os critérios de segurança do Corpo de Bombeiros. Com a intenção de devolver o Centro das Artes à população como um espaço dedicado às artes e cultura, teve início a elaboração de um projeto para sua revitalização, que inclui a criação de um espaço de vivência para artistas e público, com café, espaço para exposições, salas de ensaio para dança, música e teatro, galeria de artes visuais. A Sala Glória Rocha será adequada para receber pessoas com deficiência e atender as exigências do Corpo de Bombeiros, com a troca dos revestimentos e poltronas.

Concluída a reforma, o que encontraremos de diferente no Centro das Artes?

Ao final das obras, o Centro das Artes irá contar com área de convivência, bilheteria, espaço para o administrativo, nova sala de espetáculos com cem lugares, além da Sala Glória Rocha, e galeria de arte, todos com as instalações de som e de varas de luz próprias, todos os espaços com acessibilidade total. Outras novidades serão uma cafeteria e uma loja destinada à venda de produtos temáticos da cidade, como cartões postais, livros de autores jundiaienses ou sobre patrimônios da cidade.

E na Sala Gloria Rocha?

Na Sala Glória Rocha, além de lugares designados ao fundo, pessoas com deficiência poderão acessar o palco por meio de rampa. O palco será ampliado, para atender a antiga demanda da classe artística, e contará com elevador de cenário e varas de luz e cenográficas, instalações que nunca houve no local. A cabine de luz e som, que ocupava um dos lugares com melhor vista do palco, será reposicionada e dará espaço a novos lugares da plateia, e a Sala irá ganhar ainda uma cabine de audiodescrição para cegos e ar condicionado. Para os artistas, serão criados ainda acesso adaptado por entrada exclusiva à Sala e área para carga e descarga de cenário e figurino. As coxias, camarins e áreas de serviço também serão ampliadas e adaptadas.

Horário de funcionamento para breve visitação:

Segunda-feira: 09:00–18:00

Terça-feira: 09:00–18:00

Quarta-feira: 09:00–18:00

Quinta-feira: 09:00–18:00

Sexta-feira: 09:00–18:00

Sábado: 09:00–13:30

Domingo: Fechado

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 1093 - Centro - Jundiaí

(11)4521-0971

https://cultura.jundiai.sp.gov.br/espacos-culturais/centro-das-artes/


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Prefeitura de Jundiaí / Jundiaí Agora - Fonte(s) Fotos: Circuito das Frutas / Prefeitura de Jundiaí / Jornal de Jundiaí
Data Última Alteração: 14/02/2022